Patrimônio cultural e pertencimento
contribuição para pensar o currículo na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.12321Keywords:
Educação Infantil, Cidade, Infância, Patrimônio culturalAbstract
The article presents part of a research that sought to understand the theoretical and practical dimensions that make up the relationship between child, city and heritage in the context of early childhood education and covered two historic cities. The analysis stems from the collaborative research carried out in Penedo, AL, involving the monitoring of children from two municipal pre-schools on their way out onto the streets, mobilized for several reasons. Five episodes that measure the strength of local culture are considered the mainstay for the participation, meaning and / or resignification of cultural heritage by children, breaking the distance that separates knowledge and practices from local culture from school culture.
Downloads
References
ABRAMOWICZ, A. A pesquisa com crianças em infâncias e a sociologia da infância. In: FARIA, A. L. G. de; FINCO, D. (Org.) Sociologia da infância no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2011.
AMARAL, J. C. A criança, a cidade e o patrimônio no âmbito da educação infantil: identidade cultural, pertencimento e participação. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Gradução em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
ARAÚJO, L. G. de. A prática educativa da mandiocada nas comunidades quilombolas Tabuleiro dos Negros e Sapé – Alagoas. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Sergipe, São Cristovão, 2019.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição [da] República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 30 abr. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. CNE/CEB. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI). Brasília, 2009.
FOLQUE. A. Reconstruindo a cultura em cooperação mediado pela pedagogia para a infância do Movimento da Escola Moderna portuguesa. Perspectiva, Florianópolis: Centro de Ciências da Educação da UFSC, V. 32, N.3, pp. 951 – 975, 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n3p951. Acesso em 20/08/2020.
FOLQUE. A. O lugar da criança na educação infantil numa perspectiva histórico-cultural. In: Almeida da Costa, S.; Amaral Mello, S. (Org.). Teoria Histórico-Cultural na Educação Infantil: conversando com professoras e professores (pp. 51-63). Curitiba: CRV, 2017.
DUARTE, R. Design, cidades e patrimônio. In: NETTO, R. (Org.); HOLANDA, C. R. (Coord.). Curso de Formação de mediadores de educação para patrimônio. Ilustrado por Daniel Dias. Fortaleza: Fundação Demócrito Rocha, 2020, f. 2.
GONÇALVES, J. Da educação do público à participação cidadã: sobre ações educativas e patrimônio cultural. Mouseion, Canoas, N. 18, dezembro 2014. In: HADDAD, L. A criança, a cidade e o patrimônio: construindo um acervo dos saberes e fazeres da comunidade penedense. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) 2020-2021. Maceió, UFAL, 2021.
HADDAD, L.; BEZELGA, I.; FOLQUE, M.A.; AMARAL, J.C. Projeto A criança, a cidade e o patrimônio: diálogos com os saberes e fazeres das comunidades penedense e eborense. (No prelo, 2021).
HADDAD, L. Projeto A criança, a cidade e o patrimônio: diálogos com os saberes e fazeres das comunidades penedense e eborense. Proposta Técnica, Fundepes, 2018.
IPHAN. Gabinete da Presidência. Portaria nº 169 de 18 de dezembro de 1995. Dispõe sobre o tombamento do Centro Histórico do Município de Penedo. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 19 dez. 1995. Seção 1, p. 34.
IPHAN. Inventário nacional de referências culturais: manual de aplicação. Brasília, DF: IPHAN, 2015.
LAVE, J.; WENGER, E. Situated Learning: legitimate peripheral participation. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.
MORAES, A. S. de. A Feira no Centro Histórico do Penedo: um cotidiano urbano. 2019. 164 f. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.
NOGUEIRA, A. G. R.; RAMOS FILHO, V. S. Afinal, o que é patrimônio? Conceitos e Trajetórias. In: NETTO, R. (Org.); HOLANDA, C. R. (Coord.). Curso Formação de mediadores de educação para patrimônio. Ilustrado por Daniel Dias. Fortaleza: Fundação Demócrito Rocha, 2019, f.1.
PEREIRA, R. R. Infância e cultura. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Ser criança na educação infantil: infância e linguagem. Brasília: MEC-SEB, 2016, p. 48. Caderno 2.
ROGOFF, B. Cognition as a collaborative process. In: KUHN, D.; SIEGLER, R. S. (Org.). Handbook of child psychology: cognition, perception, and language. New York: John Wiley & Sons, 1998. p. 679-744. v. 2.
SANTOS, M. O dinheiro e o território. In: SANTOS, M.; BECKER, B. (Org.). Território, territórios: ensaios sobre o ordenamento territorial. 3. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.
SANTOS, M. O retorno do território. In: SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L.; SOUZA, M. A. (Org.). Território: globalização e fragmentação. 4. ed., São Paulo: Hucitec-Anpur, 1998.
Downloads
Published
Versions
- 2021-10-02 (2)
- 2021-09-01 (1)



















































