Comunidade de acolhimento: um estudo sobre a política curricular para migrantes em Mato Grosso

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DOI:

https://doi.org/10.29286/9wtx8n82


Palavras-chave:

Política curricular, Acolhimento, Migrantes, Mato Grosso

Resumo

Este texto apresenta reflexões sobre o Projeto Educação para Migrantes, enquanto política de organização curricular do Estado de Mato Grosso. Tencionamos destacar o lugar da Língua Portuguesa como língua de acolhimento, projetando uma comunidade de acolhimento educacional possível em nosso contexto. A interpretação dessa política foi ancorada na perspectiva discursiva de currículo (Lopes e Macedo, 2011) e na textualidade política de Ball e Mainardes (2007). Indicamos como resultados, o pioneirismo do projeto de Mato Grosso, enquanto política de acolhimento no âmbito da educação básica, bem como a necessária continuidade enquanto política pública, ampliada a outros públicos migrantes.

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Biografia do Autor

  • Ceane Dias MAGALHÃES, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

    Possui graduação em Langues, Littératures et Civilisation Étrangères et Regionales, spécialité Portugais (2015) pela Université Paris 4 Sorbonne, graduação em Letras Português/Francês (2017) pela Universidade Federal de Mato Grosso, licenciatura em Pedagogia (2019) pela Faculdades Integradas de Ariquemes- FIAR, Pós graduação em Metodologias do ensino da Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica (2022) pela Universidade Pitágoras Unopar, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso e é doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Cuiabá, com pesquisa na área de Organização Escolar, Formação Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas. É membro do grupo de Pesquisas Curriculares e Discurso (GPCeD). Atua como professora efetiva de Língua Portuguesa de educação básica da rede pública do Estado de Mato Grosso desde 2018 e ainda como professora efetiva de ensino fundamental: pedagoga da educação básica da rede pública do município de Cuiabá desde 2021.

  • Taysa Paganotto LEMES, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

    Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso na linha de pesquisa: Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas. Bolsista CAPES. Membro do Grupo de Pesquisas Curriculares e Discurso - GPCeD (UFMT). Membro da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), 2018 e Pós Graduada em Administração Escolar e Orientação Escolar pela Faculdade Futura. Atualmente é professora efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá. 

  • Geniana dos SANTOS, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

    Docente na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Coordenadora do Curso de Pedagogia (EAD); Secretária Regional Centro Oeste - da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE). Membro da Associação Brasileira de Currículo (ABdC); Editora da Seção Cultura Escolar e Formação de Professores da Revista de Educação pública da UFMT (REP). Atualmente compõe a equipe de formação do LEEI - Centro Oeste/ MT. Desenvolve pesquisas a partir das temáticas: políticas e reformas curriculares, políticas de avaliação, perspectiva discursiva de currículo e teoria do discurso, formação de leitores, práticas de linguagem, práticas de leitura, modos de ler e políticas de leitura. Lidera o Grupo de Pesquisas Curriculares e Discurso - GPCeD. 

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Publicado

2025-05-19

Como Citar

Comunidade de acolhimento: um estudo sobre a política curricular para migrantes em Mato Grosso. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 34, n. jan/dez, p. 403–419, 2025. DOI: 10.29286/9wtx8n82. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/19256. Acesso em: 5 dez. 2025.