A PEDAGOGIA DA RESILIÊNCIA INDÍGENA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

DOI:

10.29286/rep.v30ijan/dez.12919

Palavras-chave:

Pedagogias indígenas, Ancestralidade, Pandemia

Resumo

Este ensaio é resultado de um exercício reflexivo, pedagógico e filosófico da dura experiência existencial em tempos de pandemia que exigiu uma revisitação subjetiva ao mundo ancestral Baniwa, apresentado no SemiEdu 2020 – Educação Intercultural e Direitos Humanos em Tempo de Pandemia. Trata-se deuma busca explicativa para a tragédia sanitária da pandemia da COVID-19 à luz das sabedorias e experiências Baniwa. Um achado aceitável é que se trata de uma reação da natureza diante do antropoceno fora de rota e potencializada pelo homemque de manejador e mediador primordial passou a vilão da natureza e, com ela, a humanidade.

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Biografia do Autor

Gersem BANIWA, Universidade Federal do Amazonas

Gersem Baniwa é doutor em Antropologia Social, Universidade  Federal do Amazonas. Lattes: https://lattes.cnpq.br/1021166118431706; Orcid: 0000-0002-5222-9339

 

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Publicado

2021-09-01

Como Citar

BANIWA, G. . A PEDAGOGIA DA RESILIÊNCIA INDÍGENA EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 30, n. jan/dez, p. 1–17, 2021. DOI: 10.29286/rep.v30ijan/dez.12919. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12919. Acesso em: 16 abr. 2024.