REFLEXÕES FILOSÓFICAS SOBRE A INFÂNCIA DO MOVENTE

Autores

DOI:

10.29286/rep.v31ijan/dez.12730

Palavras-chave:

Bergson, Duração, Inteligência, Infância, Educação Infantil

Resumo

O texto apresenta a filosofia de Henri Bergson (1859-1941), com o intento de refletir sobre a infância do movente, realidade qualitativa, heterogênea da duração interior, perspectiva ontológica não alinhada aos trilhos epistêmicos tradicionais. Trata-se de conceber o mundo das crianças, a partir de um reposicionamento da inteligência, denunciando desta o logocentrismo, cientificismo, dentre outros estratagemas, que orientam rotinas escolares. A metodologia se inspira no intuicionismo bergsoniano, que busca apreender os movimentos do vivido entre matéria e memória, permitindo não somente investigar a infância, à luz desta filosofia, como resgatar passagens da docência na Educação Infantil, atuando-se com a linguagem musical.

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Biografia do Autor

Marlon Dantas TREVISAN, Universidade Federal de Jataí

Doutor em Educação pela UNESP-Marília. Professor Associado da Universidade Federal de Jataí, Goiás, Brasil. No Ensino Superior, tem centrado a produção acadêmica em eixos temáticos como a infância, artes e semiótica, alfabetização, leitura e escrita, dentre outros, inerentes à formação pedagógica, filosófica e artística.

Heliakim Marques TREVISAN, Universidade Federal de São Carlos

Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, SP. Brasil.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

DANTAS TREVISAN, M. .; MARQUES TREVISAN, H. . REFLEXÕES FILOSÓFICAS SOBRE A INFÂNCIA DO MOVENTE. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 31, n. jan/dez, p. 1–21, 2022. DOI: 10.29286/rep.v31ijan/dez.12730. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12730. Acesso em: 26 abr. 2024.