Escolas rurais na região amazônica

traços da política e administração pública em Rondônia

Autores

DOI:

10.29286/rep.v30ijan/dez.11754

Palavras-chave:

Educação rural, Professores rurais, Política educacional, História da Educação

Resumo

O objetivo da pesquisa foi analisar parte do processo histórico de constituição da escola rural amazônica no contexto brasileiro. Uma das indagações foi: qual o modelo de escola rural pensado e instituído no estado de Rondônia? O processo metodológico ancorou-se em materiais bibliográficos e contou com atividades empíricas para a coleta de fontes históricas produzidas pelas administrações públicas sobre a Educação, a exemplo de relatórios estatísticos e boletins. Utilizou-se de narrativas sobre a prática docente. Constatou-se que a situação na qual as escolas rurais rondonienses foram criadas compõem quadro de precariedades e ausências de políticas públicas.

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Biografia do Autor

Josemir Almeida BARROS, Univesidade Federal de Rondônia, UNIR, Porto Velho

Pós-Doutor, Doutor e Mestre em Educação, Pedagogo e Historiador. Professor, Pesquisador e Extensionista da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Atua nos Programas de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEEProf) e Mestrado Acadêmico em Educação (PPGE), Porto Velho, Rondônia, Brasil. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação e Infância (EDUCA). Vice Presidente da Rede de Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação das Regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil e América Latina (RECONAL-Edu)

Juliana Cândido MATIAS, Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Porto Velho

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional da Universidade Federal de Rondônia (PPGEEProf/UNIR). Mestra em Educação e Pedagoga. Professora da Secretaria Estadual de Educação/SEDUC. Rolim de Moura, Brasil.

Marcia Jovani de Oliveira NUNES, Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Porto Velho

Doutoranda e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional da Universidade Federal de Rondônia (PPGEEProf/UNIR). Pedagoga do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) - Campus Colorado do Oeste – RO, Brasil.

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Publicado

2021-10-02

Como Citar

BARROS, J. A.; MATIAS, J. C.; JOVANI DE OLIVEIRA NUNES, M. Escolas rurais na região amazônica: traços da política e administração pública em Rondônia. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 30, n. jan/dez, p. 1–24, 2021. DOI: 10.29286/rep.v30ijan/dez.11754. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11754. Acesso em: 19 abr. 2024.