Infâncias e a escola rural: traçados e bordados

Autores

  • Josemir Almeida BARROS josemirbh@gmail.com
    Universidade Federal de Rondônia
  • Juracy Machado PACIFICO juracypacifico@unir.com
    Universidade Federal de Rondônia

DOI:

10.29286/rep.v27i65/1.6587

Palavras-chave:

Ensino Rural. Instrução Primária. Crianças. História da Educação

Resumo

Na presente pesquisa objetivamos analisar processos de instrução pública rural para crianças no início do século XX em Minas Gerais e suas representações. As fontes são documentos históricos, tais como relatórios de inspeção, legislação, Mensagens de Presidentes, dados estatísticos demográficos e escolares. Compreende-se a partir da Sociologia da Infância uma institucionalização de processos de instrução rural em que a proposta de educação estava vinculada à ideia de disciplinar os sujeitos, seja pelo trabalho, seja para o trabalho. Segundo Sarmento (2008) a sociologia da infância contribui para a reflexividade contemporânea nas realidades sociais em que as crianças estão imersas.

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Biografia do Autor

Josemir Almeida BARROS, Universidade Federal de Rondônia

Doutor e Mestre em Educação. Pedagogo e Historiador. Professor, pesquisador e extensionista da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) - Departamento de Ciências da Educação - (DECED) - Campus Porto Velho. End.: BR 364, Km 9,5 - Setor Rural - Campus José Ribeiro Filho - Porto Velho/RO. CEP: 76803-682. Tel. (69) 2181-2142. Email: .

Juracy Machado PACIFICO, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Educação, Mestra em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. Pedagoga. Professora, pesquisadora e extensionista da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) - Departamento de Ciências da Educação - (DECED) - Campus Porto Velho. End.: BR 364, Km 9,5 - Setor Rural - Campus José Ribeiro Filho - Porto Velho/RO. CEP: 76803-682 Tel. (69) 2181-2142.

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Publicado

2018-04-30

Como Citar

BARROS, J. A.; PACIFICO, J. M. Infâncias e a escola rural: traçados e bordados. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 27, n. 65/1, p. 385–404, 2018. DOI: 10.29286/rep.v27i65/1.6587. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6587. Acesso em: 26 abr. 2024.