PESQUISA EM DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA

O EXPERIMENTO DIDÁTICO FORMATIVO EM FOCO

Autores

  • Victor José Machado de Oliveira oliveiravjm@gmail.com
    Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.51283/rc.29.e20424


Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Ensino, Pesquisa, Desenvolvimento Humano

Resumo

Trata-se de um ensaio teórico que tem como objetivo compartilhar alguns apontamentos sobre o ensino desenvolvimental e o experimento didático formativo para o desenvolvimento de pesquisas em didática na Educação Física escolar. Apresenta princípios gerais do ensino desenvolvimental que está vinculado à teoria histórico cultural vigotskiana. Compartilha uma possibilidade de organizar e conduzir a pesquisa com o uso do experimento didático formativo na Educação Física escolar. As atividades do professor (ensino) e do aluno (estudo) são tomadas em sua relação dialética na produção de dados que tem como centro a aula. Avança na compreensão de uma pesquisa cujo experimento didático apresenta o foco translacional. Conclui que essa concepção teórico-metodológica pode contribuir significativamente para a área, inclusive, para a organização do ensino e o trabalho docente, assim como, o desenvolvimento humano dos alunos.

Referências

ALMEIDA, Meycyhane Nogueira. Tematização e ensino dos jogos e brincadeiras indígenas como estratégia didático-pedagógica de uma educação física para o bem viver: uma experiência em São Gabriel da Cachoeira/AM. 2025. 171f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM, 2025.

ALMEIDA, Meycyhane Nogueira; OLIVEIRA, Victor José Machado. Musarai: uma sequência pedagógica sobre os jogos e brincadeiras indígenas no ensino médio – uma experiência em São Gabriel da Cachoeira/AM. Manaus, AM: PROEF/FEFF/UFAM, 2025. Disponível em: <https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10983>. Acesso em: 15 set. 2025.

CAPARROZ; Francisco Eduardo; BRACHT, Valter. O tempo e o lugar de uma didática da Educação Física. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 28, n. 2, p. 21-37, 2007.

DAVÍDOV, Vasili. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico. Moscou, Russia: Editorial Progreso, 1988.

FONTANA, Evelline Cristhine; CRUZ, Gilmar de Carvalho. Educação física e ensino desenvolvimental: aproximações possíveis e necessárias. Praxia, v. 4, p. 1-18, 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022.

FREITAS, Raquel A. Marra da Madeira; LIBÂNEO, José Carlos. O experimento didático formativo na perspectiva da teoria do ensino desenvolvimental. Educação e pesquisa, v. 48, p. 1-19, 2022.

HEDEGAARD, Mariane. The educational experiment. In: HEDEGAARD, Mariane; FLEER, Marilyn. Studying children: a cultural-historical approach. London, England: Open University Press, 2008.

LIBÂNEO, José Carlos. Da didática crítico-social à didática para o desenvolvimento humano. In: LONGAREZI, Andréa Maturano; PIMENTA, Selma Garrido; PUENTES, Roberto Valdés (Orgs.). Didática crítica no Brasil. São Paulo: Cortez, 2023.

MARTINS, Lígia Márcia; ABRANTES, Angelo Antonio; FACCI, Marilda Gonçalves Dias (Orgs.). Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas, SP: Autores Associados, 2016.

MARTINS, Rodrigo Lema Del Rio; BARCELOS, Marciel (Orgs.). Pesquisa com as escolas: métodos qualitativos para a Educação Física. São Carlos: Pedro & João Editores, 2025.

MENDONÇA, Andréa Pereira et al. O que contém e o que está contido em um processo/produto educacional? Reflexões sobre um conjunto de ações demandadas para programas de pós-graduação na área de ensino. Revista de estudos e pesquisas sobre ensino tecnológico, Manaus, v. 8, p. 1-22, 2022.

NASCIMENTO, Carolina Picchetti. A atividade pedagógica da educação física: a proposição dos objetos de ensino e o desenvolvimento das atividades da cultura corporal. 2014. 293f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

NASCIMENTO, Carolina Picchetti. Os significados das atividades da cultura corporal e os objetos de ensino da educação física. Movimento, v. 24, n. 2, p. 677-690, 2018.

OLIVEIRA, Victor José Machado; ANDRADE Bruna Drielly de Menezes; BARROS, João Luiz da Costa. Esportes de campo e taco: uma proposta pedagógica para o 5º ano do ensino fundamental. Manaus, AM: EDUA, 2025.

PRESTES, Zoia. Quando não é quase a mesma coisa: traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

REAL, Márcio Penna Corte; SANTOS, Adnelson Araújo. Ensino desenvolvimental: uma análise da produção do conhecimento da educação física escolar no Brasil à luz do sistema de Elkonin-Davídov. Obutchénie - Revista de didática e psicologia pedagógica, v. 5, n. 2, p. 354-377, 2021.

SANTOS, Rafael Cesar Ferrari; SFORNI, Marta Sueli de Faria. Organização do ensino da Educação Física e o desenvolvimento do pensamento teórico dos estudantes. Obutchénie - Revista de didática e psicologia pedagógica, v. 6, n. 2, p. 504-529, 2022.

SFORNI, Marta Sueli de Faria. Interação entre didática e teoria histórico-cultural. Educação & realidade, v. 40, n. 2, p. 375-397, 2015.

SOARES, Carmen Lúcia et al. Metodologia do ensino de educação física. 2. ed. São Paulo: Autores Associados, 2016.

TULESKI, Silvana Calvo; EIDT, Nadia Nara. A periodização do desenvolvimento psíquico: atividade dominante e a formação das funções psíquicas superiores. In: MARTINS, Lígia Márcia; ABRANTES, Angelo Antonio; FACCI, Marilda Gonçalves Dias (Orgs.). Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas, SP: Autores Associados, 2016, p. 35-61.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Psicologia, educação e desenvolvimento: escritos de L. S. Vigotski. São Paulo: Expressão Popular, 2021.

Downloads

Publicado

11-12-2025

Edição

Seção

Seção Temática - EDUCAÇÃO FÍSICA E FORMAÇÃO

Como Citar

PESQUISA EM DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA: O EXPERIMENTO DIDÁTICO FORMATIVO EM FOCO. (2025). Corpoconsciência, 29, e20424. https://doi.org/10.51283/rc.29.e20424

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)