CAMINHOS PARA A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA

PROPOSTAS PARA ROMPER A FRAGMENTAÇÃO DO CONHECIMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Mauricio Cordeiro Barbosa barbosa.mauricio5417@gmail.com
    Universidade Federal do Amazonas
  • Victor José Machado de Oliveira oliveiravjm@gmail.com
    Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.51283/rc.28.e17985


Palavras-chave:

Educação Física, Experiências Formativas, Interdisciplinaridade

Resumo

Neste artigo, abordamos a problemática sobre a necessidade de o professor pensar reflexivamente sobre diferentes possibilidades de ensino para a Educação Física a partir de uma perspectiva interdisciplinar. Construir um caderno pedagógico que possibilitasse um processo reflexivo sobre o ensino interdisciplinar na escola envolvendo a Educação Física foi um dos objetivos de uma pesquisa vinculada ao Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional. Esse objetivo foi parte do atendimento ao objetivo geral de compreender como um processo reflexivo pode levar os professores a pensarem possibilidades do ensino interdisciplinar na escola envolvendo a Educação Física. Metodologicamente, apresentamos os caminhos de construção de um produto educacional, compreendendo-o como parte da solução do problema e contendo quatro camadas: conceitual; didático-pedagógica; comunicacional; e estético/funcional. Assim, elencamos cada camada na construção do caderno pedagógico, que foi organizado em duas seções. A primeira seção, contém os fundamentos teóricos e conceituais acerca da interdisciplinaridade. A segunda seção, apresenta uma relação do ensino interdisciplinar a partir de temas geradores com exemplos de aulas interdisciplinares desenvolvidas no cotidiano escolar. O caderno pedagógico nos permite pensar em legados para a prática pedagógica interdisciplinar na Educação Física em diálogo com os outros componentes curriculares. Isso evidenciou a construção de novos caminhos para superar a fragmentação do conhecimento e a valorização da Educação Física na escola. Nas considerações finais, concluímos que a materialização do caderno pedagógico, a partir das camadas elencadas, contribuiu para o atingimento do objetivo e resposta do problema da pesquisa. Colocamos a necessidade de mais estudos abordando a temática da interdisciplinaridade e advogamos por políticas e investimentos para a valorização do Magistério para que os professores consigam organizar ações interdisciplinares para a formação integral dos estudantes.

Referências

ALMEIDA, Felipe Quintão. Educação física escolar e práticas pedagógicas inovadoras: uma revisão. Corpoconsciência, v. 21, n. 3, p. 7-16, 2017.

BARBOSA, Mauricio Cordeiro. Experiências formativas interdisciplinares com a Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental: propostas para romper a fragmentação do conhecimento. 2024. 125f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física). Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM, 2024.

BARBOSA, Mauricio Cordeiro; OLIVEIRA, Victor José Machado. Caminhos para a Interdisciplinaridade na educação física: propostas para romper a fragmentação do conhecimento nos anos iniciais do ensino fundamental. Manaus, AM: ProEF/UFAM, 2024.

BATALHA, Eliana Ratto de Castro. Recomendações técnicas para construção dos produtos educacionais. 2019. 44f. Guia (Produto Educacional de Mestrado em Ciências e Tecnologias da Educação). Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, Pelotas, RS, 2019.

BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. 2. ed. Brasília, DF: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2018. 58 p. E-book. Disponível em: <https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/544283/lei_de_diretrizes_e_bases_2ed.pdf>. Acesso em: 06 jun. 2024.

DESCARTES, René. Discurso do método. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

FARIA, Bruno de Almeida; MACHADO, Thiago da Silva; BRACHT, Valter. A inovação e o desinvestimento pedagógico na educação física escolar: uma leitura a partir da teoria do reconhecimento social. Motriz, v. 18, n. 1, p.120-129, 2012.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. 6. ed. São Paulo: Loyola, 2011.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. O que é interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2013a.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Práticas interdisciplinares na escola. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2013b.

LENOIR, Yves; HASNI, Abdelkrim; LEBRUN, Johanne. Resultados de vinte anos de pesquisa sobre a importância atribuída às disciplinas escolares que objetivam a construção da realidade humana, social e natural no ensino primário da província de Québec/Canadá. In: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (Org.). O que é interdisciplinaridade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

LENOIR, Yves. Didática e interdisciplinaridade: uma complementaridade necessária e incontornável. In: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (Org.). Didática e interdisciplinaridade. 13. ed. Campinas, SP: Papirus, 1998.

LÜCK, Heloísa. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

MENDONÇA, Andréa Pereira et al. O que contém e o que está contido em um processo/produto educacional? Reflexões sobre um conjunto de ações demandadas para programas de pós-graduação na área de ensino. Revista de estudos e pesquisas sobre ensino tecnológico, v. 8, p. 1-22, 2022.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez; UNESCO, 2000.

MORIN, Edgar; ALMEIDA, Maria da Conceição; CARVALHO, Edgard de Assis (Orgs.) Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

OLIVEIRA, Victor José Machado; BARROS, João Luiz da Costa; ROCHA, Jamillys Rocha. Imaginários sobre a educação física escolar no interior do Amazonas: registros de percepções e possibilidades de transformação. Revista brasileira de educação, v. 29, p. 1-22, 2024.

PAVIANI, Jayme. Interdisciplinaridade: conceitos e distinções. Caxias do Sul, RS: EdUCS, 2014.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. In: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (Org.). Didática e interdisciplinaridade. Campinas, SP: Papirus, 1998.

ROCHA, Jamillys Rocha; NUNES, Liara Lira; OLIVEIRA, Victor José Machado. (Des)valorização da educação física escolar no interior do Amazonas: notas dos imaginários de professores. Teias, v. 25, n. 76, p. 181-193, 2024.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 1999.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1985.

Downloads

Publicado

2024-10-01

Edição

Seção

II Congresso Internacional de Educação Física Escolar

Como Citar

CAMINHOS PARA A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA: PROPOSTAS PARA ROMPER A FRAGMENTAÇÃO DO CONHECIMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. (2024). Corpoconsciência, 28, e17985. https://doi.org/10.51283/rc.28.e17985