O PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

REFLETINDO SOBRE AÇÕES DESENVOLVIDAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19

Autores

  • Juliano Silveira juliano_silveira@yahoo.com.br
    Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis
  • Fabiane Castilho Teixeira Breschiliare fabiane.teixeira@ufsc.br
    Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rogério Santos Pereira rogerio.pereira@ufsc.br
    Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

10.51283/rc.28.e17498

Palavras-chave:

Educação Física, Formação de Professores, PIBID

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre as percepções dos bolsistas participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina acerca das suas experiências formativas durante a participação no Programa, no contexto da pandemia da Covid-19. No que tange à metodologia, trata-se de um estudo descritivo de caráter qualitativo, cuja produção de dados se deu por meio da aplicação de um questionário com questões abertas com seis acadêmicos bolsistas que participaram de todas as ações do projeto, entre 2020 e 2022. Os resultados do estudo evidenciam os impactos da pandemia sobre dinâmicas de trabalho, avaliação das atividades propostas pelo programa, as contribuições do programa para a formação profissional e a sua importância para a formação de professores de educação física.

 

Referências

CALLAI, Ana Nathalia Almeida; JESUS, Rhenan Ferraz de; SAWITZKI, Rosalvo Luis. Formação inicial e iniciação à docência: uma análise a partir do subprojeto PIBID Educação Física. Educación física y ciencia, v. 19, n. 2, p. 1-10, 2017.

BRASIL. Coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior. Portaria nº 96, de 18 de julho de 2013. Brasília, DF, 2013. Disponível em: . Acesso em: 24 jul. 2024.

CARNEIRO, Rosalvo Nobre. Construção da identidade docente no PIBID geoetnográfico pela via do agir comunicativo. Revista de educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, v. 10, n. 23, p. 337-373, 2020.

CLATES, Daniela de Moura; GÜNTHER, Maria Cecília Camargo. O PIBID e o percurso formativo de professores de educação física. Motrivivência, v. 27, n. 46, p. 53-68, 2015.

DIEDER, Janaina Andretta; KERBER, Luís Eurico; TERNUS, Katia. A percepção dos docentes do curso de educação física em relação às contribuições do PIBID na formação dos acadêmicos bolsistas do subprojeto educação física. Pensar a prática, v. 19, n. 3, p. 545-556, 2016.

FARIAS, Isabel Maria Sabino de; ROCHA, Cláudio César Torquato. PIBID: uma política de formação docente inovadora? Cocar, v. 6, n. 11, p. 41-49, 2012.

FLORIANÓPOLIS. Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Educação Infantil. Orientações para o teletrabalho. Florianópolis, SC, 2020. Disponível em: <https://www.pmf.sc.gov.br/entidades/educa/index.php?cms=legislacao++leis+e+orientacoes+++dei>. Acesso em: 24/07/2024.

MATTER, Paloma Cibele Rivera et al. PIBID educação física: experiências na formação de professores. Motrivivência, v. 31, n. 60, p. 1-18, 2019.

MARCONI, Eva Maria; LAKATOS, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia cientifica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

PEREIRA, Rogério Santos; BRESCHILIARE, Fabiana Castilho Teixeira. Programa institucional de bolsa de iniciação à docência - PIBID – UFSC. Área do subprojeto: Educação Física. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2020.

RAUSCH, Rita Buzzi; FRANTZ, Matheus Jurgen Contribuições do PIBID à formação inicial de professores na compreensão de licenciandos bolsistas. Atos de pesquisa em educação, v. 8, n. 2, p. 620-641, 2013.

SILVA, Mauro Sérgio da; BRACHT, Valter. Intervenção profissional durante a formação inicial: contradições e possibilidade das experiências docentes precoces em Educação Física. Motrivivência, ano XVII, n. 25, p. 57-76, 2005.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Resolução Normativa Nº 140/2020/CUn, de 21 de julho de 2020. Dispõe sobre o redimensionamento de atividades acadêmicas da UFSC, suspensas excepcionalmente em função do isolamento social vinculado à pandemia de COVID-19, e sobre o Calendário Suplementar Excepcional referente ao primeiro semestre de 2020. Florianópolis, 2020. Disponível em: <https://cad.paginas.ufsc.br/files/2020/07/Resolu%C3%A7%C3%A3o_Normativa_n%C2%BA_140.2020.CUn_assinada-1.pdf>. Acesso em: 24 jul. 2024.

Downloads

Publicado

2024-10-01

Como Citar

Silveira, J., Breschiliare, F. C. T., & Pereira, R. S. (2024). O PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA: REFLETINDO SOBRE AÇÕES DESENVOLVIDAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19. Corpoconsciência, 28, e17498. https://doi.org/10.51283/rc.28.e17498