“UMA LUTA CONTRA MOINHOS DE VENTO”: CONCEPÇÕES DE JOGO EM 8 PROPOSTAS CURRICULARES BRASILEIRAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PÓS LDB/1996

Autores

  • Rogério de Melo Grillo rogerio.grillo@hotmail.com
    Unicamp
  • Eloisa Rosotti Navarro eloisa-rn@hotmail.com
    UFSCAR
  • Gilson Santos Rodrigues gio.sts.rodrigues@hotmail.com
    Unicamp

Palavras-chave:

Educação Física, Jogo, Lúdico, Didática, Revisão Narrativa, BNCC

Resumo

Ainda que visto como um “conteúdo clássico”, o Jogo como tema ou conteúdo não é levado “a sério” na Educação Física escolar. O objetivo da pesquisa foi analisar as concepções de Jogo em oito propostas curriculares de Educação Física brasileira, pós LDB. Trata-se de pesquisa qualitativa do tipo revisão narrativa. As fontes foram 8 propostas curriculares de Educação Física (Federais e estaduais). A análise interpretativa embasou as leituras e os insights que consubstanciaram as interpretações. Os documentos trazem contribuições ao conceber o Jogo como atividade fundamental ao desenvolvimento e aprendizagem, elemento de cultura lúdica ou estratégia didática e tratá-lo como conteúdo, metodologia e avaliação. Porém, há insuficiências quanto à indistinção entre Jogo e Lúdico e a ausência de uma didática para o Jogo. Por fim, o estudo contribui apontando indícios de uma didática para o Jogo e reafirmando que é necessário levar o Jogo “a sério” na Educação Física escolar.

Biografia do Autor

Rogério de Melo Grillo, Unicamp

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2014). Possui Mestrado em Educação pela Universidade São Francisco (2012), campus Itatiba/SP. Licenciatura Plena em Educação Física (2005) e Especialização em Educação Física Escolar (2007) pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais/SP. Graduação em Pedagogia pela FAFIBE (MG). É Assessor Pedagógico de Educação Física na Editora Positivo (Curitiba, PR). É também pesquisador na UNICAMP, sendo membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar (EscolaR - UNICAMP) e membro do Centro de Estudo sobre Ludicidade e Lazer (CELULA - UFC). Foi membro da "The Association for the Study of Play (TASP)" por três anos (2015-2017). Fez estágio doutoral (Edital Cooperação Mundial) na Argentina, sob a orientação da profa. Dra. Carolina Duek (UBA/Conicet). É membro do Conselho Editorial da Editora Científica. Realiza pesquisas na área de Educação, com ênfase em Jogo, Brinquedo, Didática, Lúdico e Psicologia Histórico-Cultural. Atualmente, realiza estágio pós-doutoral em Educação Científica e Tecnológica na UFSC, sob orientação da Dra. Regina Célia Grando. 

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Publicado

2020-07-23

Como Citar

Grillo, R. de M., Navarro, E. R., & Santos Rodrigues, G. (2020). “UMA LUTA CONTRA MOINHOS DE VENTO”: CONCEPÇÕES DE JOGO EM 8 PROPOSTAS CURRICULARES BRASILEIRAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PÓS LDB/1996. Corpoconsciência, 24(2), 118–132. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/10775

Edição

Seção

Seção Temática - IMPLICAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS DO JOGO NAS PRÁTICAS CORPORAIS

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