O ser professor... de educação física: a compreesão de formandos
Palavras-chave:
Formação de Professores, Educação Física, Alunos Formandos.Resumo
O presente estudo descritivo com abordagem qualitativa tem como objetivo identificar a compreensão que formandos de cursos de licenciatura em Educação Física têm sobre o que é ser professor e seu papel no espaço escolar. O universo da pesquisa constitui-se por duas Instituições de Ensino Superiores (IES), sendo uma privada e uma pública, localizadas na cidade de Várzea Grande e Cuiabá, Mato Grosso, contando com a participação de 69 alunos formandos de cursos de licenciatura em Educação Física das respectivas IES. Como instrumento de pesquisa, elaboramos e aplicamos um questionário com duas perguntas fechadas e cinco abertas. Na análise dos dados, realizada a partir da técnica de codificação de Bogdan e Biklen (1994) verificamos que para 60% dos pesquisados Ser Professor é ensinar, transmitir e/ ou passar o conhecimento. Quando perguntamos sobre o Bom Professor 28% dos alunos responderam que é necessário ser inovador e criativo, 26% afirmam que o papel do professor é educar, 31% que os conhecimentos específicos da área são indispensáveis a esse profissional e 87% dos acadêmicos entendem que o professor de Educação Física não é valorizado na escola. Assim concluímos que os acadêmicos pesquisados apresentaram saberes sobre o que é ser professor, seu papel, quais os conhecimentos necessários e a realidade que os esperam depois de formados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Como Citar
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).