O ser professor... de educação física: a compreesão de formandos

Autores/as

  • Hellen Daiane Palaoro Vidal hellen.vidal@hotmail.com
    UNIVAG - Centro Universitário de Várzea Grande
  • Raquel Stoilov Pereira stoquel@uol.com.br
    UNIVAG - Centro Universitário de Várzea Grande

Palabras clave:

Formação de Professores, Educação Física, Alunos Formandos.

Resumen

O presente estudo descritivo com abordagem qualitativa tem como objetivo identificar a compreensão que formandos de cursos de licenciatura em Educação Física têm sobre o que é ser professor e seu papel no espaço escolar. O universo da pesquisa constitui-se por duas Instituições de Ensino Superiores (IES), sendo uma privada e uma pública, localizadas na cidade de Várzea Grande e Cuiabá, Mato Grosso, contando com a participação de 69 alunos formandos de cursos de licenciatura em Educação Física das respectivas IES. Como instrumento de pesquisa, elaboramos e aplicamos um questionário com duas perguntas fechadas e cinco abertas. Na análise dos dados, realizada a partir da técnica de codificação de Bogdan e Biklen (1994) verificamos que para 60% dos pesquisados Ser Professor é ensinar, transmitir e/ ou passar o conhecimento. Quando perguntamos sobre o Bom Professor 28% dos alunos responderam que é necessário ser inovador e criativo, 26% afirmam que o papel do professor é educar, 31% que os conhecimentos específicos da área são indispensáveis a esse profissional e 87% dos acadêmicos entendem que o professor de Educação Física não é valorizado na escola. Assim concluímos que os acadêmicos pesquisados apresentaram saberes sobre o que é ser professor, seu papel, quais os conhecimentos necessários e a realidade que os esperam depois de formados.

Biografía del autor/a

  • Hellen Daiane Palaoro Vidal, UNIVAG - Centro Universitário de Várzea Grande
    Licenciada em Educação Física pelo Univag.
  • Raquel Stoilov Pereira, UNIVAG - Centro Universitário de Várzea Grande
    Mestre em Educação Física pela USJT. Docente do UNIVAG.

Publicado

2012-09-26

Cómo citar

O ser professor... de educação física: a compreesão de formandos. (2012). Corpoconsciência, 15(2), 35-50. https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3536