O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
A ANÁLISE DOS RESIDENTES DO ESTADO DE MATO GROSSO
DOI:
https://doi.org/10.51283/rc.29.e19310Palavras-chave:
Educação Física, Programa Residência Pedagógica, ResidentesResumo
O presente artigo teve como objetivo analisar as contribuições do Programa Residência Pedagógica na formação de professores, a partir da percepção dos alunos residentes de cursos de licenciatura em Educação Física. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa que ocorreu em todas as Instituições de Ensino Superior (IES) de Mato Grosso que oferecem cursos de Licenciatura em Educação Física e foram contempladas pela Chamada Pública para Apresentação de Projetos Institucionais - Edital Capes 24/2022, referente ao PRP. Participaram deste estudo 20 estudantes de cursos de Licenciatura em Educação Física, de quatro IES, que participaram do PRP no período de 2022 a 2024. Como instrumento de coleta de dados adotou-se um questionário constituído por questões abertas e fechadas e a análise de dados ocorreu a partir da categorização das respostas, proposta por Gil (2008). Conclui-se que o PRP contribui sobremaneira para a formação profissional, especialmente no que fiz respeito à formação e preparação para o exercício da docência e a aproximação dos residentes ao cotidiano escolar, ainda que seja importante rever a sistematização sobre o acompanhamento dos professores orientador e preceptor, de forma que estejam mais próximos do dia a dia dos residentes na escola.
Referências
ALMEIDA, Paloma do; NASCIMENTO, Débora Maria do; MAIA, Maria da Conceição. Formação docente no curso de educação física: a construção de saberes na vivência do Programa Residência Pedagógica. Revista profissão docente, v. 25, n. 50, p. 1-18, 2025.
ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisas quantitativas e qualitativas. 4. reimp. São Paulo: Pioneira, 2004.
ASAMBUJA, Wellerson Machado de et al. Programa residência pedagógica: motivações, experiências e contribuições a partir da percepção de residentes e preceptores de educação física. Revista ensino & pesquisa, v. 20, n. 2, p. 128-142, 2022.
ASSIS, Ailane Suienne Lisboa e Silva; SILVA, Rosângela Lima da. As práticas pedagógicas vivenciadas no programa residência pedagógica e os benefícios para a formação do profissional de educação física: relato de experiência. Revista de educação, saúde e ciências do Xingu, v. 1, n. 4, p. 62-78, 2021.
BRASIL. Lei nº 11.502, de 11 de julho de 2007. Modifica as competências e a estrutura organizacional da fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, de que trata a Lei no 8.405, de 9 de janeiro de 1992; e altera as Leis nos 8.405, de 9 de janeiro de 1992, e 11.273, de 6 de fevereiro de 2006, que autoriza a concessão de bolsas de estudo e de pesquisa a participantes de programas de formação inicial e continuada de professores para a educação básica. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Lei/L11502.htm>. Acesso em: 10 fev. 2025.
BRASIL. Decreto Nº. 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e dá outras providências. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2010/decreto-7219-24-junho-2010-606872-publicacaooriginal-127693-pe.html>. Acesso em: 10 fev. 2025.
BRASIL. CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria Gab. Nº 38, de 28 de fevereiro de 2018. Institui o Programa de Residência Pedagógica. 2018. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: <https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/28022018-portaria-n-38-institui-rp-pdf>. Acesso em: 18 mar. 2024.
BRASIL. Decreto Nº 10.086, de 05 de novembro de 2019. Declara a revogação, para os fins do disposto no art. 16 da Lei Complementar nº 95, de 26 de fevereiro de 1998, de decretos normativos. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/d10086.htm>. Acesso em: 10 fev. 2025.
BRASIL. Portaria Nº 259, de 17 dezembro de 2019. Dispõe sobre o regulamento do Programa de Residência Pedagógica e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Disponível em: <https://cad.capes.gov.br/ato-administrativo-detalhar?idAtoAdmElastic=3023>. Acesso em: 10 fev. 2025.
BRASIL. Portaria Nº 82, de 26 de abril de 2022. Dispõe sobre o regulamento do Programa Residência Pedagógica - PRP. 2022a. Disponível em: <https://cad.capes.gov.br/ato-administrativo-detalhar?idAtoAdmElastic=8462>. Acesso em: 10 fev. 2025.
BRASIL. Chamada Pública para Apresentação de Projetos Institucionais - Edital 24/2022, de 28de abril de 2022. 2022b. Dispõe sobre o regulamento do Programa Residência Pedagógica - PRP. Disponível em: <https://cad.capes.gov.br/ato-administrativo-detalhar?idAtoAdmElastic=8462>. Acesso em: 10 fev. 2025.
BRASIL. Portaria CAPES Nº 90, de 25 de março de 2024. Dispõe sobre o regulamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Disponível em: <https://cad.capes.gov.br/ato-administrativo-detalhar?idAtoAdmElastic=14542>. Acesso em: 10 fev. 2025.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MARRA, Sumaia Barbosa Franco; RIBEIRO, Gabriela Machado; NUNES, Sérgio Inácio. Formação de professores em educação física durante a pandemia: experiência do programa residência pedagógica. Humanidades e inovação, v. 9, n. 5, p. 278-285, 2022.
MONTEIRO, Jorge Henrique de Lima et al. O programa residência pedagógica: dialética entre a teoria e a prática. Holos, v. 36, p. 1-12, 2020.
PACHECO, Lucas Carvalho; SAUERWEIN, Inés Prieto Schmidt. Contribuições e possibilidades da residência pedagógica para a formação inicial de professores de Física: um relato de experiência. Revista de iniciação à docência, v. 7, n. 2, P. 41-55, 2022.
RICHARDSON, Roberto Jarry et al. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.
SOUSA, Laina Caroline dos Santos et al. O programa residência pedagógica/UFMA - subprojeto educação física em uma escola da rede estadual de ensino em São Luís- MA. Arquivos em movimento, v. 18, n. 1, p. 50-63, 2022.
SOUZA NETO, Samuel de et al. A formação do profissional de educação física no brasil: uma história sob a perspectiva da legislação federal no século XX. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 25, n. 2, p. 113-128, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2025 Corpoconsciência

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).