LA COMPOSICIÓN COREOGRÁFICA EN LAS PRODUCCIONES ACADÉMICO-CIENTÍFICAS DE GIMNASIA PARA TODOS
DOI:
https://doi.org/10.51283/rc.v25i3.10957Palabras clave:
Educación Física, Gimnasia, CoreografíaResumen
Este estudio buscó mapear la producción de conocimiento sobre composición coreográfica en el área de Gimnasia para Todos (GPT), identificando una incidencia y sesgo con el que este tema es abordado por la literatura especializada. Para ello, realizamos una revisión de literatura del tipo “estado del arte”, utilizando como fuente los Anales de las nueve ediciones (2001-2018) del Fórum Internacional de Gimnasia para Todos/as (FIGPT), además de los periódicos Capes, SportDiscus, ERIC, Scielo, Scopus, Sistema de Bibliotecas Unicamp y Google Académico. En los Anales del FIGPT identificamos 50 publicaciones sobre el tema, mientras que en las bases de datos fueron identificadas apenas cuatro publicaciones que abordaban específicamente la CC. Siendo las instituciones a las que los autores se afilian, en su mayoría, de la región Sureste, el material analizado indica que, aunque la CC sea la principal forma de manifestación de la práctica de la GTP, las producciones académico-científicas sobre el tema aún se muestran incipientes, principalmente en la búsqueda en periódicos científicos.
Referencias
ALMEIDA, Tabata Larissa. Composição coreográfica coletiva e tematização como estratégias pedagógicas para o ensino/aprendizagem da acrobacia coletiva. 2016. 157f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2016.
ANDRADE, Welison Alan Gonçalves; MACIAS, Céres Cemírames de Carvalho. Ginástica para todos: estado da arte dos artigos publicados em periódicos brasileiros no período de 1980 a 2018. Caderno de educação física e esporte, v. 18, n. 1, p. 35-40, jan./ abr., 2020.
AYOUB, Eliana. Ginástica geral e educação física escolar. 3. ed. Unicamp: Campinas, SP, 2013.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 7. ed. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2011.
BENTO-SOARES, Daniela e colaboradores. Festival nacional de ginástica do Japão: panorama geral e tipologia das composições coreográficas. Conexões, v. 13, p. 127-143, mai., 2015.
BENTO-SOARES, Daniela; ALMEIDA, Tabata Larissa; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Autonomia, Criatividade e o processo de construção coletiva na ginástica para todos. Temas emergentes em ginástica para todos. Várzea Paulista, SP: Fontoura, 2016.
BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; GRANER, Larissa. Representação gráfica (notação) de coreografias de ginástica geral: o caso do “Movimentos Urbanos” do Grupo Ginástico Unicamp. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE GINÁSTICA GERAL, IV, 2007. Anais... Campinas, SP: Unicamp, 2007.
BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Uma reflexão sobre o conceito de técnica na ginástica geral. In: PAOLIELLO, Elizabeth (Org.). Ginástica geral: experiências e reflexões. São Paulo: Phorte, 2008.
CAPES. Relatório sobre a pesquisa científica brasileira feita pela Clarivate Analytics, encomendado pela CAPES. 2017 Disponível em: <http://portal.andes.org.br/imprensa/noticias/imp-ult-992337666.pdf>. Acesso em: 08 de out., 2018.
CARBINATTO, Michele Viviene e colaboradores. Campos de atuação em ginástica: estado da arte nos periódicos brasileiros. Movimento, v. 22, n. 3, p. 917-928, jul., 2016.
CARBINATTO, Michele Viviene; REIS-FURTADO, Lorena Nabanete. Choreographic process in gymnastics for all. Science of gymnastics journal, v. 11, n. 3, p. 343-353, 2019.
CARVALHO, Kássia Mitally da Costa. Avanços e descontinuidades das ginásticas no Ceará (1996-2017) Campinas 2018. 2018. 175f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2018.
CORRÊA, Marluce Raquel Decian; CORRÊA, Leandro Quadro; RIGO, Luiz Carlos. A pós-graduação na educação física brasileira: condições e possibilidades das subáreas sociocultural e pedagógica. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 41, n. 4, p. 359-366, 2018.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & sociedade, v. 23, n. 79, p. 257-272, ago., 2002.
FIG. Manual of gymnastics for all, 2016. Disponível em: <http://www.fig-gymnastics. com/publicdir/rules/files/en_Gymnastics%20for%20All%20Manual%20Edition%202016.pdf>. Acesso em 28 de fev., 2018.
GERLING, Ilona. Criando apresentações em grupo de ginástica para todos – os elementos da coreografia. In: BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; PAOLIELLO, Elizabeth (Orgs.). Ginástica para todos: um encontro com a coletividade. Campinas, SP: Unicamp, 2017.
LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Belo Horizonte, MG: UFMG, 2008.
LIMA, Letícia Bartholomeu de Queiroz e colaboradores. A produção acadêmica em ginástica na pós-graduação em educação física das universidades estaduais de São Paulo. Revista brasileira de ciência e movimento, v. 4, n. 1, p. 52-68, nov., 2015.
LOPES, Priscila Regina. "A gente abre a mente de uma forma extraordinária": potencialidades da pedagogia freiriana no desenvolvimento da ginástica para todos. Tese (Doutorado em Educação Física). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2008.
MATEU, Mercè; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. La lógica interna y los dominios de acción motriz de las situaciones motrices de expresión (SME). Emancipação, v. 11, n. 1, p. 129-142, 2011.
MENEGALDO, Fernanda Raffi, BORTOLETO, Marco Antonio Coelho Bortoleto. Ginástica para todos e coletividade: nos meandros da literatura científica. Motrivivência, v. 32, n. 61, p. 01-17, jan./ mar., 2020.
MENEGALDO, Fernanda Raffi; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Ginástica para todos: primeiras reflexões sobre uma prática coletiva. Revista ALESDE, v. 9, n. 4, p. 313-325, dez., 2018.
OLIVEIRA, Michelle Ferreira de; IWAMOTO, Thiago Camargo; SOUZA, Lidia Acyole; TOLEDO, Eliana de. Desmitificando a cultura cerratense por meio da ginástica para todos: um estudo de caso do Grupo de Ginástica Cignus. Conexões, v. 16, n. 4, p. 433-449, out./ dez., 2018.
PALOMARES, Bárbara Raquel Agostini; FELIX, Maria Tatiana de Lima Rocha. A experiência da composição coreográfica em festivais de ginástica para todos (GPT) com alunos de ensino superior: a percepção dos coreógrafos. Coleção pesquisa em educação física, v. 14, n. 2, p. 7-14, mai., 2015.
PAOLIELLO, Elizabeth e colaboradores. Grupo Ginástico Unicamp: 25 anos. Campinas, SP: Unicamp, 2014.
PATRÍCIO, Tamiris. Lima; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; CARBINATTO, Michele Viviene. Festivais de ginástica no mundo e no Brasil: reflexões gerais. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 30, n. 1, p. 199-216, jan./ mar., 2016.
PÉREZ GALLARDO, Jorge Sergio. A proposta de Ginástica Geral do Grupo Ginástico Unicamp. In: AYOUB, Eliana; SOUZA, Elizabeth Paoliello Machado de; PÉREZ GALLARDO, Jorge Sergio. Coletânea: Textos e sínteses do I e do II Encontros de Ginastica Geral. Campinas, SP: Gráfica Central-Unicamp, 1997.
PUBLIO, Nestor Soares. Evolução histórica da ginástica olímpica. Guarulhos, SP: Phorte, 2002.
ROCHA, Braulio. Diagramação e registro de coreografias do Grupo Ginástico Unicamp. Corpoconsciência, n. 13, p. 77-92, jan./ ago., 2004.
SCARABELIM, Maria Letícia Abud; TOLEDO, Eliana de. Proposta de criação de uma ficha analítica de composições coreográficas na ginástica para todos: primeiros ensaios. Conexões, v. 13, p. 181-196, mai., 2015.
SCARABELIM, Maria Letícia Abud; TOLEDO, Eliana. Proposal of analytical records for choreographic compositions in gymnastics for all. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 30, n. 1, p. 159-170, mar., 2016.
SCARABELIM, Maria Letícia Abud. Um diagnóstico da formação de treinadores brasileiros que atuam na ginástica para todos. 2019. 157f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2019.
SILVA, Helen Maria Rodrigues e colaboradores. O processo de esportivização das práticas ginásticas: particularidades da Ginástica para todos. Acción Motriz, v. 26, p. 52-63, 2021.
SOUZA, Elizabeth Paoliello Machado de. Ginástica geral: uma área do conhecimento da educação Física. 163f. 1997. Tese (Doutorado em Educação Física). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 1997.
TOLEDO, Eliana de; TSUKAMOTO, Mariana Harumi Cruz; CARBINATTO, Michele Viviene. Fundamentos da ginástica para todos. In: NUNOMURA, Myrian (Org.) Fundamentos das ginásticas. 2. ed. Várzea Paulista, SP: Fontoura, 2016.
TOLEDO, Eliana de. A nomeação das formações coreográficas: praticidade e significados. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE GINÁSTICA GERAL, III, 2005. Anais... Campinas, SP: SESC Campinas; FEF/Unicamp, 2005a.
TOLEDO, Eliana de. O papel da universidade no desenvolvimento da Ginástica Geral no Brasil. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE GINÁSTICA GERAL, III, 2005. Anais... Campinas, SP: SESC Campinas; FEF/Unicamp, 2005b.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Cómo citar
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).