A GINÁSTICA PARA TODOS E SUAS TERRITORIALIDADES
Palavras-chave:
Território, Ginástica Para Todos, Pertencimento, Cultura CorporalResumo
A Ginástica para Todos (GPT) vem gradativamente se disseminando em diversos contextos sociais de ensino formal e não formal, desde os cenários mais locais até aqueles considerados internacionais e transnacionais. A partir de um aporte bibliográfico, esse ensaio tem como objetivo trazer dados e reflexões sobre a Ginástica para Todos e suas territorialidades. Identificou-se que a GPT está presente em diferentes territórios, movida por motivos de natureza empírica, federativa e/ou acadêmica. E que há alguns territórios que se constituem como espaços de pertencimento e projeção do futuro, os quais foram criados justamente com a finalidade de agregar pessoas e instituições que possuem este sentimento de pertença a esta prática, como por exemplo, no Brasil: o FIGPT, o CONGPT e o Festival Gym Brasil. Concluímos que a GPT vive em constante dinamicidade, sofrendo influências locais e das particularidades de cada território, assim como transforma e constitui territórios.Referências
ALMEIDA, Roseane Soares. A ginástica na escola e na formação de professores. 2005. 213f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, 2005.
BENTO-SOARES, Daniela. Formação de treinadores (as) de ginástica para todos no mundo: uma análise de programas de federações nacionais. 2019. 303f. Tese (Doutorado em Educação Física). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2019.
CARBINATTO, Michele Viviene; SOARES, Daniela Bento; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. GYM BRASIL – Festival Nacional de Ginástica para Todos. Motrivivência, v. 28, n. 49, p. 128-145, 2016.
CARVALHO, Kássia Mitally da Costa e colaboradores. Ginástica para todos no Ceará: história da modalidade no estado. Conexões, v. 14, n. 4, p. 3-24, 2016.
CIGNUS. Grupo de Ginástica para Todos Cignus, site oficial. Disponível em: https://www.grupocignus.com. Acesso em 07 de fevereiro de 2020.
CONCEIÇÃO, Krycia Renata da Rocha, GENTIL, Raphael do Nascimento; BRITO JUNIOR, Antonio Hugo Moreira de. A ginástica para todos como prática pedagógica em uma escola municipal de Conceição do Araguaia – PA. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE GINÁSTICA PARA TODOS, 8, 2016. Anais... Campinas, SP: Unicamp/Sesc Campinas, 2016.
FÉDERATION INTERNATIONALE DE GYMNASTIQUE (FIG). Disponível em: <https://www.gymnastics.sport/site/> Acesso em 09 de março de 2020.
FERREIRA, Patrícia Reyes de Campos e colaboradores. Projeto de extensão de ginástica: um relato de experiência. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE GINÁSTICA PARA TODOS, 9, 2018. Anais... Campinas, SP: Unicamp/Sesc Campinas, SP, 2018a.
FERREIRA, Patrícia Reyes de Campos e colaboradores. Festival de Ginástica para Todos (FGPT) no interior da Amazônia: um relato de universitários. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE GINÁSTICA PARA TODOS, 9, 2018. Anais... Campinas, SP: Unicamp/Sesc Campinas, SP, 2018b.
FÓRUM INTERNACIONAL DE GINÁSTICA PARA TODOS. Disponível em: <https://www.forumgpt.com/2020/#> Acesso em 15 de março de 2020.
JESUS, Diego dos Santos de e colaboradores. A ginástica no Recôncavo da Bahia: uma experiência com a universidade e a escola pública. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE GINÁSTICA PARA TODOS, 9, 2018. Anais... Campinas, SP: Unicamp/Sesc Campinas, 2018.
JESUS, Diego dos Santos de; PARAISO, Cristina Souza. Ginástica para Todos: problematizando o seu ensino nas aulas de educação física na Educação Básica da cidade de Amargosa/BA. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE GINÁSTICA PARA TODOS, 9, 2018. Anais... Campinas, SP: Unicamp/Sesc Campinas, SP, 2018.
LIMA, Graciano Joan Xavier; LEMOS, Natália Batista Albuquerque Goulart. Ginástica para todos na terceira idade: um relato de experiência na cidade de Petrolina/PE. Extramuros, v. 4, n. 1, p. 38-47, 2016.
LOPES, Priscila; CARBINATTO Michele Viviene. Ginástica para todos e culturas populares: originalidade do Grupo de Ginástica de Diamantina. In: VIII CONGRESSO DE GINÁSTICA PARA TODOS, 8, 2019. Anais ... Caldas Novas, GO: UFG, 2019.
MACIAS, Céres Cemírames de Carvalho e colaboradores. Possibilidades de ensino da ginástica: relato de experiência na escola de aplicação da UFPA. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE GINÁSTICA PARA TODOS, 9, 2018. Anais... Campinas, SP: Unicamp/Sesc Campinas, SP, 2018a.
MACIAS, Céres Cemírames de Carvalho; MONTEIRO, Fernanda Yully dos Santos; RIBEIRO, Aline Maria da Silva. Itinerâncias ginásticas na escola de aplicação da Universidade Federal do Pará: a formação de professores a partir da ótica da Ginástica para Todos. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE GINÁSTICA PARA TODOS, 9, 2018. Anais... Campinas, SP: Unicamp/Sesc Campinas, SP, 2018b.
MUNIZ, Tamirez Santana, CONCEIÇÃO, Krycia Renata da Rocha. A importância da ginástica geral no desenvolvimento físico e social de alunos de uma escola particular do município de Conceição do Araguaia – PA. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE GINÁSTICA PARA TODOS, 8, 2016. Anais... Campinas, SP: Unicamp/Sesc Campinas, SP, 2016.
OLIVEIRA, Michelle Ferreira de e colaboradores. Desmitificando a cultura cerratense por meio da ginástica para todos: um estudo de caso do Grupo de Ginástica Cignus. Conexões, v. 16, n. 4, p. 433-449, out./dez., 2018a.
OLIVEIRA, Michelle Ferreira de; TOLEDO, Eliana de. Construindo pontes: o caso do Congresso de Ginástica para todos do Centro-Oeste. Corpoconsciência, v. 23, n. 3, p. 106-121, set./ dez., 2019.
OLIVEIRA, Raquel Cordeiro de e colaboradores. A ginástica para todos na Universidade Federal dos Vales do Jequinhonha e Mucuri: uma análise documental. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE GINÁSTICA PARA TODOS, 9, 2018. Anais... Campinas, SP: Unicamp/Sesc Campinas, SP, 2018b.
PAOLIELLO, Elizabeth e colaboradores. Grupo Ginástico Unicamp: 25 anos. Campinas: Editora da Unicamp, 2014.
PAOLIELLO, Elizabeth e colaboradores. Participation of the Pan American Gymnastics Union in the 2011 World Gymanestrada. Science of gymnastics journal, v. 8, n. 1, p. 71-83, 2016.
PATRICIO, Tamiris Lima. Panorama da Ginástica Para Todos no Brasil: um estudo sobre a invisibilidade. 117f. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2016.
PESSOA, Kaline Lígia Estevam de Carvalho; COSTA, Juliana Moreira da. Práticas pedagógicas para o ensino de ginástica: uma experiência na formação docente. In: FECHINE, Basílio Rommel Almeida (Org.). Formação e práticas pedagógicas em educação física, esporte e lazer. Fortaleza, CE: IFCE, 2020. p. 61-76.
PIZANI, Juliana; VOLPONI, Aline Rozada; BARBOSA-RINALDI, Ieda Parra. Ginástica para todos e formação continuada: uma possibilidade para a educação física escolar. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE GINÁSTICA PARA TODOS, 8, 2016. Anais... Campinas, SP: Unicamp/Sesc Campinas, SP, 2016.
SANTOS, Leticia Rodrigues Vieira dos e colaboradores. A realização e participação do Ceará em festivais ginásticos estaduais, e nacionais e internacionais. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE GINÁSTICA PARA TODOS, 9, 2018. Anais... Campinas, SP: Unicamp/Sesc Campinas, SP, 2018.
SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 5. ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.
SARGI, Andrey Amorim e colaboradores. A ginástica para todos na formação profissional em educação física: contribuições a partir da extensão universitária. Corpoconsciência, v. 19, n. 3, p. 11-21, set./ dez., 2015.
SILVA, Ivana de Oliveira Gomes; SILVA, Paulo Lucas da. Usos do conceito geográfico “território” e sua relevância na análise de conflitos territoriais e socioambientais na Amazônia. Revista Pegada, v. 17, n.1, p. 47-66, 2016.
SILVA, Paula Cristina da Costa. O ensino-aprendizado da ginástica no ambiente semi-presencial: a experiência do PROLICEN – CEFD/UFES. In: TOLEDO, Eliana; SILVA, Paula Cristina da Costa (Orgs.). Democratizando a ginástica: estudos e exemplos de sua implantação em diferentes contextos sociais. Várzea Paulista, SP: Fontoura, 2013.
SOUSA, Carla Thais de; REIS, Lorena Nabanete dos; CARVALHO, Kássia Mitally da Costa. Por que ginástica? Motivação para a adesão da prática de Ginástica para Todos no Grupo Gymnarteiros da Universidade de Federal do Ceará – UFC. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE GINÁSTICA PARA TODOS, 8, 2016. Anais... Campinas, SP: Unicamp/Sesc Campinas, SP, 2016.
SOUZA, Elizabeth Paoliello Machado de; GALLARDO, Jorge Sergio Pérez. Ginástica geral: duas visões de um fenômeno. In: AYOUB, Eliana; SOUZA, Elizabeth Paoliello Machado de; GALLARDO, Jorge Sergio Pérez (Orgs.). Coletânea: textos e sínteses do I e II do Encontros de Ginástica Geral. Campinas, SP: Gráfica Central Unicamp, 1997.
TOLEDO, Eliana de. Sobre uma história da ginástica para todos no Brasil (1950-1990): notas de um trabalho em rede. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE GINÁSTICA PARA TODOS, 9, 2018. Anais... Campinas, SP: Unicamp/Sesc Campinas, SP, 2018.
TOLEDO, Eliana; DESIDERIO, Andreia; SCHIAVON, Laurita. Ginástica e terceiro setor: possibilidades e alcance da cidadania. In: TOLEDO, Eliana; SILVA, Paula Cristina da Costa (Orgs.). Democratizando a ginástica: estudos e exemplos de sua implantação em diferentes contextos sociais. Várzea Paulista, SP: Fontoura, 2013.
TOLEDO, Eliana; SCHIAVON, Laurita Marconi. Ginástica geral: diversidade e identidade. In: PAOLIELLO, Elizabeth (Org.). Ginástica geral: experiências e reflexões. São Paulo: Phorte, 2008.
TOLEDO, Eliana; SILVA, Paula Cristina da Costa (Orgs.). Democratizando a ginástica: estudos e exemplos de sua implantação em diferentes contextos sociais. Várzea Paulista, SP: Fontoura, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).