"HERE ON THE MAT I HIT, TAKE HITS, PLAY... AND LEARN"
INTERWEAVING REFLECTIONS ON FIGHTS AND CHILDHOOD
DOI:
https://doi.org/10.51283/rc.29.e19251Keywords:
Childhood, Martial Arts, Combat Sports, Children's CulturesAbstract
The objective of this theoretical essay is to problematize the points of rupture that cross the understandings of struggle and childhood, as well as those of continuity, in order to think about a pedagogy of struggles for/with children. To this end, dialogues between the field of childhood social studies and the field of pedagogical studies of Physical Education were used as a theoretical-conceptual contribution. The essay was developed based on three analytical categories: I) the tradition and discipline that constitutes fighting and/or martial arts; II) playfulness as a pedagogical strategy for teaching fights; III) The manifestation of struggles in children's daily lives. The reflections woven throughout the text indicate that the articulations between struggles and children's perspectives must consider children's intentions and subjectivities, in this context, transgression can emerge as a path to experiencing struggles in an authorial and inventive way.
References
ANTUNES, Marcelo Moreira; RODRIGUES, Alba Iara Cae; KIRK, David. Teaching martial arts in schools: a proposal for contents organization. Revista Valore, v. 5, p. 1-20, 2020.
AVELAR-ROSA, Bruno et al. " Fighting knowledge" characterization and development: contents of an integrated model for teaching martial arts and combat sports. Revista de artes marciales asiaticas, v. 10, n. 1, p. 16-33, 2015.
BARBOSA, Raquel Firmino Magalhães; MARTINS, Rodrigo Lema Del Rio; MELLO, André da Silva. Brincadeiras lúdico-agressivas: tensões e possibilidades no cotidiano na educação infantil. Movimento, v. 23, n. 1, p. 159-170, 2017.
BARBOSA, Raquel Firmino Magalhães.; ZANDOMINEGUE, Bethânia Alves Costa.; MELLO, André da Silva. Práticas brincantes e narrativas infantis nos espaçostempos da educação física com a educação infantil: análises a partir da sociologia da infância. Revista Pedagógica, v. 22, p. 1-29, 2020.
BARREIRA, Cristiano Roque Antunes. Fenomenologia do combate: da ética da luta à luta pela vida ética. In: MAHFOUD, Miguel; MASSIMI, Marina (Orgs.). Edith Stein e a psicologia: teoria e pesquisa. Belo Horizonte, MG: Artesã, 2013.
BARREIRA, Cristiano Roque Antunes. Fenomenologia da luta corporal e da arte marcial. SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA E ESTUDOS QUALITATIVOS (SIPEQ), 4. Anais... Rio Claro, SP: Unesp, 2010.
BREDA, Mauro et al. Pedagogia do esporte aplicada às lutas. São Paulo: Phorte, 2010.
BROUGÈRE, Gilles. A criança e a cultura lúdica. In: KISHIMOTO, Tizuko Morchida (Org.). O brincar e suas teorias. São Paulo: Cengage Learning, 2004.
BUSS-SIMÃO, Márcia. Relações sociais em um contexto de educação infantil: um olhar sobre a dimensão corporal na perspectiva de crianças pequenas. 2012. 312f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2012.
CORREIA, Walter Roberto. Educação física escolar e artes marciais: entre o combate e o debate. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 29, n. 2, p. 337-344, 2015.
CORREIA, Walter Roberto; FRANCHINI, Emerson. Produção acadêmica em lutas, artes marciais e esportes de combate. Motriz, v. 16, n. 1, p. 1-09, 2010.
CORSARO, William Arnold. Sociologia da infância. Porto Alegre, RS: Artmed, 2011.
CORSARO, William Arnold. Reprodução interpretativa e cultura de pares. In: MÜLLER, Fernanda; CARVALHO, Ana Maria Almeida (Orgs.). Teoria e prática na pesquisa com crianças: diálogos com Willian Corsaro. São Paulo: Cortez, 2009.
CRUZ, Tânia Mara; CARVALHO, Marília Pinto de. Jogos de gênero: o recreio numa escola de ensino fundamental. Cadernos Pagu, v. 26, p.113-143, 2006.
DEL VECCHIO, Fabrício Boscolo; FRANCHINI, Emerson. Princípios pedagógicos e metodológicos no ensino das lutas. In: FRANCHINI, Emerson; Del VECCHIO, Fabrício Boscolo. Ensino de lutas: reflexões, propostas e programas (Orgs.). São Paulo: Scirtecci, 2012.
DONOHUE, John J. Modern educational theories and traditional japanese martial arts training methods. Journal of asian martial arts, v. 14, n. 2, p. 8-29, 2005.
DOS SANTOS, Sérgio Luiz Carlos. Jogos de oposição: ensino de lutas na escola. São Paulo: Phorte, 2012.
DRIGO, Alexandre Janotta et al. Artes marciais, formação profissional e escolas de ofício: análise documental do judô brasileiro. Motricidade, v. 7, n. 4, p. 49-62, 2011.
FARIAS, Mayrhon José Abrantes; FERREIRA, Flávia Martinelli; ALMEIDA, Maycon Ornelas. “A gente aprende luta é na rua mesmo”: problematizando as lutas comunitárias sob a perspectiva infantil. Conexões, v. 22, p. 1-18, 2024.
FARIAS, Mayrhon José Abrantes; FERREIRA, Flávia Martinelli. Reis e rainhas do ringue: experiência pedagógica com as lutas no projeto educação com movimento em Brasília-DF. Revista com censo, v. 8, n. 3, p. 190-197, 2021.
FARIAS, Mayrhon José Abrantes; WIGGERS, Ingrid Dittrich. Análise ortogonal do brincar e do brigar: cotidiano e práticas corporais infantis. Cadernos de pesquisa, v. 31, n. 1, p. 1-25, 2024.
FARIAS, Mayrhon José Abrantes; WIGGERS, Ingrid Dittrich. “É como se fosse um ringue de mentirinha”: brincadeiras de luta, cotidiano e culturas infantis na escola. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 43, p. 1-8, 2021.
FARIAS, Mayrhon José Abrantes; WIGGERS, Ingrid Dittrich. “Tio, eu gosto é de treta!” Brincando e brigando na escola. Movimento, v. 25, p. 1-14, 2019.
FARIAS, Mayrhon José Abrantes; WIGGERS, Ingrid Dittrich. Cotidiano e práticas corporais infantis: o lúdico e a violência em cena. Motrivivência, v. 27, n. 45, p. 58-73, 2015.
FARIAS, Mayrhon José Abrantes; WIGGERS, Ingrid Dittrich; DE ALMEIDA, Dulce Maria Filgueira. “Não é briga, não... é só brincadeira de lutinha”: cotidiano e práticas corporais infantis. Pensar a prática, v. 22, p. 1-13, 2019.
FARIAS, Mayrhon José Abrantes; WIGGERS, Ingrid Dittrich; DE ALMEIDA, Dulce Maria Filgueira. Brincadeiras de luta e cultura infantil: análise de publicações em periódicos da educação física (2004-2013). Revista brasileira de ciência e movimento, v. 23, n. 3, p. 181-195, 2015.
FARIAS, Mayrhon José Abrantes. “Tio, eu gosto é de treta...”: o cotidiano infantil nas mediações entre o brincar e o brigar na escola. 2019. 247f. Tese (Doutorado em Educação Física). Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2019.
FARIAS, Mayrhon José Abrantes. “Não é briga não... é só brincadeira de lutinha”: cotidiano e práticas corporais infantis. 2015. 130f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2015.
FERREIRA, Maria Manuela Martinho. A gente gosta é de brincar com os outros meninos! Relações sociais entre crianças num jardim de infância. Porto, Portugal: Afrontamento, 2004.
FONSECA, Ana Catarina Lira; ROSA, Manuela. A construção da disciplina na educação: pré-escolar e escolar. Desafios e estratégias. ENCONTRO DE MESTRADOS EM EDUCAÇÃO E ENSINO DA ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE LISBOA, 2. Atas... Lisboa, Portugal: Escola Superior de Educação Física de Lisboa, 2015.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 42. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
GOMES, Mariana Simões Pimentel et al. Ensino das lutas: dos princípios condicionais aos grupos situacionais. Movimento, v. 16, n. 2, p. 207-227, 2010.
HIRAMA, Leopoldo Katsuki et al. Esporte e valores: contribuições para a formação da personalidade moral. SciELO Preprints, 2024. DOI: 10.1590/SciELOPreprints.9528. Disponível em: <https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/9528>. Acesso em: 31 jan. 2025.
HIRAMA, Leopoldo Katsuki; MONTAGNER, Paulo Cesar. Pedagogia do esporte e valores: intervenções para formação da personalidade moral. Curitiba, PR: Appris, 2020.
JENKS, Chris. Childhood and transgression. In: QVORTRUP, Jens (Org.). Studies in modern childhood. London, England: Palgrave MacMillan, 2005.
JONES, Gerard. Brincando de matar monstros, por que as crianças precisam de fantasia, videogames e violência de faz-de-conta. São Paulo: Conrad Livros, 2004.
LIMA, George Almeida; MAIA, Francisco Eraldo da Silva. Os impactos da arte marcial no comportamento dos seus praticantes. Revista Interfaces, v. 9, n. 2, p. 1098-1104, 2021.
LOPES, Yúri Márcio e Silva; TAVARES, Otávio. A ação-reflexão-ação dos saberes docentes dos mestres de karatê: construindo indicadores para a transformação da prática pedagógica. Revista da educação física, v. 25, p. 67-79, 2014.
MARTINS FILHO, Altino José. Práticas de socialização entre adultos e crianças, e estas entre si, no interior da creche. Pro-posições, v. 19, p. 97-114, 2008.
MARTINS, Rodrigo Lema Del Rio. O Pibid e a formação docente em educação física para a educação infantil. 2015. 169f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, 2015.
MARTINS, Lucina Cristina Pupo; DE LA IGLESIA, Yara Rodrigues. A infância, o brincar e a educação infantil: um olhar da sociologia da infância. Cadernos acadêmicos Unina, v. 2, n. 2, p. 1-12, 2022.
MELO, Fernando de; BARREIRA, Cristiano Roque Antunes. As fronteiras psicológicas entre violência, luta e brincadeira: as transições fenomenológicas na prática da capoeira. Movimento, v. 21, n. 1, p. 125-138, 2015.
PAULA, Elaine de. Deu, já brincamos demais! As vozes das crianças diante da lógica dos adultos na creche: transgressão ou disciplina? 2007. 168f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2007.
PEDROSA, Maria Isabel; SANTOS, Maria de Fátima. Aprofundando reprodução interpretativa e cultura de pares em diálogo com Corsaro. In: MÜLLER, Fernanda; CARVALHO, Ana Maria Almeida (Orgs.). Teoria e prática na pesquisa com crianças: diálogos com William Corsaro. São Paulo: Cortez, 2009.
PETTERSEN, Ibsen Lucas; ZANDOMÍNEGUE, Bethânia Alves Costa; MELLO, André da Silva. Discursos de professores de judô do Espírito Santo sobre as práticas pedagógicas para as crianças. Journal of physical education, v. 33, p. 1-11, 2022.
PRADO, Patrícia Dias. Relações de idade e geração na educação infantil: ou porque é bem mais melhor a gente ser grande. Pro-Posições, v. 24, p. 139-157, 2013.
PRADO, Patrícia Dias. " A gente gosta é de brincar com os outros meninos!" Relações sociais entre crianças num Jardim de Infância. Educação & sociedade, v. 26, p. 683-688, 2005.
RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; DARIDO, Suraya Cristina. Prática pedagógica das lutas no Brasil: análise de contextos não formais de ensino. Revista brasileira de ciência e movimento, v. 23, n. 1, p. 12-23, 2015a.
RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; DARIDO, Suraya Cristina. O ensino das lutas na escola: possibilidades para a educação física. Porto Alegre, RS: Penso, 2015b.
RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; GOMES, Mariana Simões Pimentel. Breve panorama histórico sobre o ensino das lutas, artes marciais e esportes de combate no Brasil: caminhos, processos e proposições. Conexões, v. 22, p. 1-20, 2024.
RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli; RINALDI, Ieda Parra Barbosa (Orgs.). Fundamentos pedagógicos do esporte educacional – Lutas: aspectos pedagógicos das lutas e as vivências múltiplas em jogos de luta e atividades de oposição dirigida. Volume 1. Curitiba, PR: CRV, 2022.
RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto. Metodologia do ensino de lutas na escola. Londrina, PR: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018.
RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto. As lutas no contexto escolar e outros ambientes educacionais. Revista brasileira de prescrição e fisiologia do exercício, v. 10, n. 63, p. 914-916, 2016.
RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto. A pedagogia das lutas: caminhos e possibilidades. Jundiaí, SP: Paco, 2012.
SANTOS, Sérgio Oliveira. A integração oriente-ocidente e os fundamentos do judô educativo. 2013. 221f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Metodista de São Paulo. São Bernardo do Campo, SP, 2013.
SANTOS, Sérgio Oliveira. Judô e as lutas historiadas: outra dimensão de campo valorativo e de significação da motricidade na infância. Notandum, n. 30, p. 31-38, 2012.
TERLUK, Maria Gorete; ROCHA, Ricelli Endrigo Ruppel da. Metodologias e estratégias pedagógicas para o ensino das lutas, artes marciais e esportes de combate: uma revisão integrativa. Caderno de educação física e esporte, v. 19, n. 1, p. 49-54, 2021.
THEEBOOM, Marc; DE KNOP, Paul; VERTONGHEN, Jikkemien. Experiences of children in martial arts. European journal for sport and society, v. 6, n. 1, p. 19-35, 2009.
SAEKI, Toshio. The conflict between tradition and modernization in a sport organization: a sociological study of issues surrounding the organizational reformation of the all Japan Judo Federation. International review for the sociology of sport, v. 29, n. 3, p. 301-315, 1994.
SILVA, Alberto Nídio. Ludicidade/Playfulness. In: TOMÁS, Catarina et al. (Eds.). Conceitos-chave em sociologia da infância: perspectivas globais. Braga, Portugal: UMinho, 2021.
SO, Marcos Roberto et al. Jogo e lúdico no conteúdo lutas em aulas de educação física escolar. Educación física y ciencia, v. 22, n. 2, p. 125-125, 2020.
WIGGERS, Ingrid Dittrich. Cultura corporal infantil: mediações da escola, da mídia e da arte. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 26, n. 3, p. 58-78, 2005.
WILLIS, Paul. Aprendendo a ser trabalhador: escola, resistência e reprodução social. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1991.
Downloads
Published
Issue
Section
How to Cite
License
Copyright (c) 2025 Corpoconsciência

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).