A PRODUÇÃO DE CADERNOS DE DOCÊNCIA E DE NARRATIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA

A POTÊNCIA DOS REGISTROS NO “FAZER ESTÁGIO”

Autores

  • Cássia Danielle Monteiro Dias Lima cassia.lima@uemg.br
    Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Marina Guedes Costa e Silva marina.guedes@uemg.br
    Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Mellina Souza Batista mellina.batista@uemg.br
    Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.51283/rc.29.e20560


Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Formação Inicial, Estágio Curricular Supervisionado, Narrativas de Formação

Resumo

Este texto busca apresentar nossas intenções formativas e compreender se/como os registros utilizados nos Estágios Curriculares Supervisionados do curso de Educação Física da Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Ibirité (caderno de docência e narrativas) confirmam essas pretensões. Reconhecemos o espaço escolar como lugar de produção de conhecimento e cultura, assim orientamos nossas práticas pedagógicas considerando as dimensões coletivas e dialógicas da docência. Convidamos os/as estagiários/as a ocupar, provisoriamente, um espaço escolar e apreender, com generosidade, suas especificidades. As escritas revelam cores, espaços, ações, interações e práticas docentes. Nessa direção, a leitura desses registros permite conhecer cotidianos escolares; além de potencializar a compreensão dos elementos constituintes do ofício docente. Destarte, o exercício de escrita dos/as estagiários/as, junto a aproximação com o campo de atuação profissional, possibilita o desenvolvimento de compreensões mais sensíveis e ancoradas na função social da escola e de seu papel imprescindível na formação de futuros/as professores/as.

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Publicado

11-12-2025

Edição

Seção

Seção Temática - EDUCAÇÃO FÍSICA E FORMAÇÃO

Como Citar

A PRODUÇÃO DE CADERNOS DE DOCÊNCIA E DE NARRATIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA: A POTÊNCIA DOS REGISTROS NO “FAZER ESTÁGIO”. (2025). Corpoconsciência, 29, e20560. https://doi.org/10.51283/rc.29.e20560

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