A PRODUÇÃO DE CADERNOS DE DOCÊNCIA E DE NARRATIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA
A POTÊNCIA DOS REGISTROS NO “FAZER ESTÁGIO”
DOI:
https://doi.org/10.51283/rc.29.e20560Palavras-chave:
Educação Física Escolar, Formação Inicial, Estágio Curricular Supervisionado, Narrativas de FormaçãoResumo
Este texto busca apresentar nossas intenções formativas e compreender se/como os registros utilizados nos Estágios Curriculares Supervisionados do curso de Educação Física da Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Ibirité (caderno de docência e narrativas) confirmam essas pretensões. Reconhecemos o espaço escolar como lugar de produção de conhecimento e cultura, assim orientamos nossas práticas pedagógicas considerando as dimensões coletivas e dialógicas da docência. Convidamos os/as estagiários/as a ocupar, provisoriamente, um espaço escolar e apreender, com generosidade, suas especificidades. As escritas revelam cores, espaços, ações, interações e práticas docentes. Nessa direção, a leitura desses registros permite conhecer cotidianos escolares; além de potencializar a compreensão dos elementos constituintes do ofício docente. Destarte, o exercício de escrita dos/as estagiários/as, junto a aproximação com o campo de atuação profissional, possibilita o desenvolvimento de compreensões mais sensíveis e ancoradas na função social da escola e de seu papel imprescindível na formação de futuros/as professores/as.
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