NÍVEL DE COORDENAÇÃO MOTORA DE CRIANÇAS COM E SEM SÍNDROME DE DOWN INCLUÍDAS NO SISTEMA REGULAR DE ENSINO PRIVADO E PÚBLICO DA CIDADE DE MARINGÁ-PR

Autores

  • Bruna Solera Universidade Estadual de Maringá- UEM
  • Vânia Fátima Matias de Souza Universidade Estadual de Maringá - UEM

Palavras-chave:

Inclusão, Síndrome de Down, Educação Física Escolar

Resumo

O estudo objetivo verificar o nível de coordenação motora de crianças com e sem síndrome de Down pertencentes ao 1º ano do Ensino Fundamental de escolas pública e privada da cidade de Maringá-PR. Contou-se com a participação de 24 sujeitos de ambos os sexos, (14 da escola pública e 10 da escola privada) com média de 6 anos de idade, e apoio de um professor de Educação Física e dois representantes das instituições envolvidas. Como instrumento foi utilizado o Teste KTK e questionário semiestruturado. Foi verificado que a maioria das crianças com e sem síndrome de Down, apresentam-se com perturbação na coordenação, não havendo diferença entre escola pública e privada, entretanto meninos estão motoramente mais competentes que as meninas. Na relação de ação do professor de Educação Física e representantes da direção das escolas, notou-se que estes possuem conhecimento da essência da inclusão.

Biografia do Autor

Bruna Solera, Universidade Estadual de Maringá- UEM

Mestranda em Educação Física na Universidade Estadual de Maringá. Especialização em andamento sobre Educação Especial no Instituto Paranaense de Educação, Maringá-PR. Possui especialização em Psicomotricidade no Contexto Escolar. Graduada em Educação Física Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Estadual de Maringá. Integrante do Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade (GPCCL) coordenado pela professora Larissa Michelle Lara.

Vânia Fátima Matias de Souza, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM

Professora do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá - UEM

Downloads

Publicado

2016-08-23

Como Citar

Solera, B., & Souza, V. F. M. de. (2016). NÍVEL DE COORDENAÇÃO MOTORA DE CRIANÇAS COM E SEM SÍNDROME DE DOWN INCLUÍDAS NO SISTEMA REGULAR DE ENSINO PRIVADO E PÚBLICO DA CIDADE DE MARINGÁ-PR. Corpoconsciência, 19(2), 1-8. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3786

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.