Correlação da circunferência da cintura com a pressão arterial de servidoras públicas
Palavras-chave:
Correlação, Circunferência da Cintura, Pressão Arterial, Servidoras Públicas, Exercícios Físicos, Praticantes, Não Praticantes.Resumo
O estudo teve como objetivo verificar se a circunferência da cintura (CC) está relacionada com pressão arterial (PA) em servidoras públicas da rede estadual de ensino, em um município de Minas Gerais, praticantes ou não de atividades física. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de campo e de levantamento de dados. A população estudada foi composta por 76 mulheres com idade média de 48 anos. Os dados coletados foram à circunferência da cintura (CC), pressão arterial sistólica (PAS), pressão arterial diastólica (PAD) e idade. Esses dados foram organizados, tabulados e analisados quantitativamente, considerando um nível de significância de 95%. Os resultados mostraram que a CC não apresentou associação com a PA no grupo estudado apesar da média dos valores da CC estarem acima dos adequados (≤ 80).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).