Utilização das atividades recreativas no ensino fundamental II

Autores

  • Fábio Vasconcelos Araújo sabioaraujo@yahoo.com.br
  • Alexandre Klein Tahara alexipatinga@gmail.com

Palavras-chave:

Atividades recreativas, Lúdico, Lazer, Ensino, Aprendizagem

Resumo

Este estudo busca trazer à luz algumas considerações acerca do uso das atividades recreativas como ferramenta pedagógica nas séries do ensino fundamental II. Visto que seu uso é bem mais presente na educação infantil ou nas séries iniciais da educação básica. A partir do referencial teórico, buscou-se apresentar informações que contribuíssem para afirmar o lúdico e o lazer como elemento importante na vida do indivíduo em todas as idades e não somente na infância, bem como sua utilização no ambiente escolar. Utilizando como método de pesquisa o estudo de caso, com entrevistas semi-estruturada realizada com 23 professores do Colégio Estadual “Osmário Batista” localizado na cidade de Canavieiras-BA, buscou-se analisar as atividades recreativas presentes no ensino do 6° ao 9°ano do ensino fundamental e os motivos que levam às suas aplicações. A partir dos dados coletados, percebeu-se que embora os professores afirmem acreditar na importância do lúdico como ferramenta de ensino, seu uso em sala de aula é bastante raro. Ficou evidente também que o objetivo maior das atividades lúdicas e de lazer presentes no colégio é apenas como entretenimento ou diversão, sem nenhuma relação de cunho educativo ou com planejamento pedagógico por parte da escola.

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Publicado

2014-05-23

Como Citar

Araújo, F. V., & Tahara, A. K. (2014). Utilização das atividades recreativas no ensino fundamental II. Corpoconsciência, 17(1), 30–40. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3557