NÃO SOU “FAIXA-PRETA”, E AGORA?

UMA PROPOSTA DIDÁTICA SISTEMATIZADA PARA AS LUTAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Ana Carolina Correia da Silva Rabelo carolsilva23@hotmail.com
    Universidade Federal do Tocantins
  • Bruno Fernandes Antunez brunoantunez@uft.edu.br
    Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.51283/rc.29.e20550


Palavras-chave:

Educação Física, Luta, Jogos de Luta, Formação de Professores, Proposta Pedagógica

Resumo

O ensino das lutas na Educação Física escolar ainda enfrenta desafios expressivos, sobretudo em razão das fragilidades na formação docente e da escassez de materiais de apoio com aplicabilidade prática. Diante desse cenário, o presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta didática sistematizada para o trato com as lutas no ensino fundamental, evidenciando como os jogos de luta, enquanto instrumento metodológico, podem contribuir para superar as inseguranças e dificuldades decorrentes das lacunas formativas dos professores. A construção do modelo resulta da articulação entre a análise da literatura especializada, o diagnóstico das necessidades de docentes em Palmas-TO e fundamentos teóricos como o modelo pendular adaptado às lutas, a classificação das lutas por distâncias, ações e intenções, e as dimensões do conteúdo. Ao propor uma estrutura progressiva e coerente, este trabalho configura-se como um recurso didático de apoio que auxilia o professor a compreender o que ensinar, quando ensinar e por que ensinar as lutas, promovendo maior autonomia, segurança e intencionalidade pedagógica, e contribuindo para a formação integral dos estudantes.

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Publicado

11-12-2025

Edição

Seção

Seção Temática - EDUCAÇÃO FÍSICA E FORMAÇÃO

Como Citar

NÃO SOU “FAIXA-PRETA”, E AGORA? UMA PROPOSTA DIDÁTICA SISTEMATIZADA PARA AS LUTAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. (2025). Corpoconsciência, 29, e20550. https://doi.org/10.51283/rc.29.e20550