“PARA COMPLETAR A CARGA HORÁRIA”

PERCEPÇÕES E SENTIDOS DO ENSINO DAS LUTAS NAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL DE PALMAS-TO

Autores

  • Ana Carolina Correia da Silva Rabelo carolsilva23@hotmail.com
    Universidade Federal do Tocantins
  • Bruno Fernandes Antunez brunoantunez@uft.edu.br
    Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.51283/rc.29.e20521


Palavras-chave:

Esportes de Combate, Formação Inicial, Educação Física, Ensino Fundamental, Professores

Resumo

Este estudo objetivou analisar as percepções de professores de Educação Física das Escolas Municipais de Tempo Integral (ETIs) de Palmas-TO sobre o componente curricular Lutas, a fim de compreender os reflexos da formação inicial em sua prática pedagógica. A literatura aponta que as lutas têm sido historicamente pouco exploradas nas escolas devido a diversos fatores, sobretudo à deficitária formação inicial dos docentes. A metodologia da pesquisa é qualitativa, de natureza exploratória, e envolve a aplicação de questionários aos profissionais das ETIs. O tratamento dos dados teve como base a Análise Textual Discursiva e revelou que a motivação dos professores para atuar no componente curricular se divide entre a afinidade pessoal e a obrigatoriedade. Observou-se, ainda, que a lacuna formativa e o despreparo didático do docente geram insegurança. Por fim, defende-se que a formação docente é o principal entrave para a inserção qualificada das lutas na Educação Física escolar.

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Publicado

11-12-2025

Edição

Seção

Seção Temática - EDUCAÇÃO FÍSICA E FORMAÇÃO

Como Citar

“PARA COMPLETAR A CARGA HORÁRIA”: PERCEPÇÕES E SENTIDOS DO ENSINO DAS LUTAS NAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL DE PALMAS-TO. (2025). Corpoconsciência, 29, e20521. https://doi.org/10.51283/rc.29.e20521