ENTRE SOCOS E CHUTES

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DO ENSINO DAS LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Ana Carolina Correia da Silva Rabelo carolsilva23@hotmail.com
    Universidade Federal do Tocantins
  • Bruno Fernandes Antunez brunoantunez@uft.edu.br
    Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.51283/rc.29.e19181


Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Lutas, Educação Básica, Revisão Sistemática

Resumo

As lutas, como conteúdo da Educação Física escolar, são pouco exploradas devido às insuficiências na formação docente, à escassez de recursos e aos estigmas que as associam à violência. No entanto, observa-se um interesse crescente por essa prática, impulsionado pela mídia e pela popularização dos esportes de combate. Assim, este estudo objetivou reunir e analisar artigos publicados no Portal de Periódicos da CAPES entre 2019 e 2024 sobre o ensino de lutas na educação básica utilizando uma revisão sistemática, conduzida pela estratégia PRISMA e selecionando 11 estudos científicos. Os resultados evidenciam os benefícios das lutas e que sua eficácia na implementação no currículo escolar pode ser potencializada pelo uso de abordagens metodológicas como os jogos de oposição e pelo fortalecimento da formação continuada dos docentes. Conclui-se que as lutas se configuram como uma ferramenta educativa poderosa, promovendo valores éticos, sociais e culturais, contribuindo para a formação integral dos estudantes.

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Publicado

29-05-2025

Edição

Seção

Seção Temática - EDUCAÇÃO FÍSICA E LUTAS

Como Citar

ENTRE SOCOS E CHUTES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DO ENSINO DAS LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. (2025). Corpoconsciência, 29, e19181. https://doi.org/10.51283/rc.29.e19181

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