QUALIDADE DE VIDA EM PROFISSIONAIS DA SAÚDE
WHOQOL-bref
DOI:
10.51283/rc.27.e15178Palavras-chave:
Qualidade de Vida, Profissionais de Saúde, Unidade Básica de Saúde, Atenção Primária à SaúdeResumo
O objetivo do estudo foi comparar as características das variáveis sociodemográfica, comportamentais e da Covid-19 com os domínios e associar os domínios com as variáveis sociodemográfica, comportamentais e da Covid-19 à qualidade de vida (QV) em profissionais da saúde de cinco unidades básicas de saúde (UBS) de Porto Velho/RO, 2021. Estudo de delineamento transversal com 85 profissionais de saúde. Utilizou-se um questionário contendo o instrumento WHOQOL-bref e perguntas sobre características sociodemográficas. Após análise descritiva, realizou-se regressão linear simples e múltipla para avaliar a associação entre as variáveis de exposição e os domínios da QV. As piores percepções de QV foram associadas aos domínios físicos e psicológicos à moradia de aluguel; a percepção de saúde com domínios físicos, psicológicos, relações social e meio ambiente; a atividade física menos duas vezes semanal o físico, psicológico e meio ambiente; não sair USF o físico e psicológico; sexo feminino as relações sociais (p<0,05). São necessários esforços para a melhoria da QV nos profissionais que atuam nas UBS, por meio de ações promovidas pelos gestores públicos. Essas ações podem trazer benefícios e refletir positivamente na qualidade de vida desses profissionais pelos atores envolvidos no cenário da Atenção Primária à Saúde.
Referências
BICHARA, Marcelo. Sars-cov-2 infodemia, pós-verdade e guerra híbrida. Revista estudos libertários, v. 2, n. 3, p. 90–101, jan./ jun., 2020.
CANAVÊZ, Fernanda; FARIAS, Camila Peixoto; LUCZINSKI, Giovana Fagundes. A pandemia de Covid-19 narrada por mulheres: o que dizem as profissionais de saúde? Saúde em debate, v. 45, n. 1, p. 112-123, out., 2021.
CARDOSO, Érika Leite da Silva e colaboradores. Fatores associados à qualidade de vida de cuidadores de crianças e adolescentes com condições crônicas. Revista gaúcha de enfermagem, v. 42, p. 1-10, mai., 2021.
DE LIMA Chaves, Hildon e colaboradores. Plano municipal de saúde 2018 a 2021. Porto Velho, RO, 2017. Disponível em: <https://semusa.portovelho.ro.gov.br/uploads/arquivos/2018/03/23266/1520607525pms-versao-preliminar-em-correcao.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2022.
DU, Jiang e colaboradores. Psychological symptoms among frontline healthcare workers during COVID-19 outbreak in Wuhan. General hospital psychiatry, v. 67, p. 144-145, nov./ dez., 2020.
FLECK, Marcelo e colaboradores. Aplicação da versão em português do instrumento abreviado de avaliação da qualidade de vida. Revista de saúde pública, v. 34, n. 2, p. 178-183, abr., 2000.
GORDIA, Alex Pinheiro; QUADROS, Teresa Maria Bianchini de; CAMPOS, Wagner de. Variáveis sociodemográficas como determinantes do domínio meio ambiente da qualidade de vida de adolescentes. Ciência & saúde coletiva, v. 14, n. 6, p. 2261-2268, dez., 2009.
GROUP, The Whoqol. The World Health Organization quality of life assessment (WHOQOL): development and general psychometric properties. Social science & medicine, v. 46, n. 12, p. 1569-1585, jun., 1998.
HUANG, Lishan e colaboradores. Special attention to nurses protection during the COVID-19 epidemic. Critical care, v. 24, n. 1, mar., 2020.
IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades, Porto Velho, 2022. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ro/porto-velho/panorama>. Acesso em: 21 mar. 2023.
MATTOS, Samuel e colaboradores. Elaboração e validação de um instrumento para mensurar autopercepção de saúde em adultos. Saúde em debate, v. 45, n. 129, p. 366-377, jun., 2021.
MELLER, Fernanda de Oliveira e colaboradores. Qualidade de vida e fatores associados em trabalhadores de uma Universidade do Sul de Santa Catarina. Cadernos saúde coletiva, v. 28, n. 1, p. 87-97, mar., 2020.
NASCIUTTI NETO, Rubens; MOURÃO, Ýleris de Cássia de Arruda; ARAÚJO, Fernanda Cardoso de Oliveira. Qualidade de vida do fonoaudiólogo brasileiro frente à pandemia da COVID-19. Codas, v. 34, n. 3, p. 1-8, jan., 2022.
SANTOS, Ediálida Costa; ESPINOSA, Mariano Martínez; MARCON, Samira Reschetti. Qualidade de vida, saúde e trabalho de professores do ensino fundamental. Acta paulista de enfermagem, v. 33, p. 1-8, 2020.
SILVA, Paulo Sergio Cardoso da; BOING, Antônio Fernando. Fatores associados à prática de atividade física no lazer: análise dos brasileiros com doenças crônicas. Ciência & saúde coletiva, v. 26, n. 11, p. 5727-5738, nov., 2021.
TEIXEIRA, Carmen Fontes de Souza e colaboradores. A saúde dos profissionais de saúde no enfrentamento da pandemia de Covid-19. Ciência & saúde coletiva, v. 25, n. 9, p. 3465-3474, set., 2020.
WHO - WORLD HEALTH ORGANIZATION. WHOQOL: measuring quality of life. Genebra, 1995. Disponível em: <https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/63529/WHOQOL-BREF.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Corpoconsciência
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).