Corporeidade, idoso e meio ambiente como fatores constituintes dos paradigmas da contemporaneidade

Autores

  • Raquel Guimarães Lins raquelglins@hotmail.com
    ISEMI
  • Paulo Ricardo da Rocha Araújo pdarocha@pos.ucb.br
    Universidade Católica de Brasília

Palavras-chave:

corporeidade, idoso, meio ambiente, contemporaneidade

Resumo

RESUMO

O presente artigo trata da temática corporeidade, idoso e meio ambiente como fatores constituintes dos paradigmas da contemporaneidade dada a complexidade das suas relações e interações. O corpo, inicialmente dissociado do meio ambiente, bem como o idoso – um sujeito cujo corpo envelhecido já não figurava como fator relevante – são revisitados pelos paradigmas de um tempo no qual uma outra epistemologia e outras práticas passam a orientar as atividades desse novo contingente da sociedade, a saber, sujeitos cujas idades alcançam patamares em torno de 73 anos de vida, no caso do Brasil. O artigo é elaborado partir de uma análise semiótica dos processos sociais que têm sido construídos como resposta à mudança deste fator estrutural, a saber, o aumento da expectativa de vida e o incremento desse segmento populacional, os idosos, a temática ambiental e o lugar do corpo nessas outras interações propostas pela condição contemporânea da humanidade. A prática de atividades físicas é avaliada, ao final, como uma das formas de interação do idoso e a (re)conciliação entre o meio ambiente e o corpo.

Palavras-chave: corporeidade, idoso, meio ambiente, contemporaneidade

Biografia do Autor

Raquel Guimarães Lins, ISEMI

Mestre em Educação Física; Docente do curso de Licenciatura em Educação Física pelo Instituto Superior de Educação do Município de Itaperuna (ISEMI/FUNITA)

Paulo Ricardo da Rocha Araújo, Universidade Católica de Brasília

PhD e MSc em Geologia pela Université d’Aix-Marseille III, Faculté de Science  et Technique de Saint-Jérome, Marselha, França ; MSc em Política Internacional pela Bristol University, Inglaterra. Docente pesquisador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Planejamento e Gestão Ambiental da Universidade Católica de Brasília. 

Downloads

Publicado

2012-09-26

Como Citar

Lins, R. G., & Araújo, P. R. da R. (2012). Corporeidade, idoso e meio ambiente como fatores constituintes dos paradigmas da contemporaneidade. Corpoconsciência, 15(2), 24–34. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3535