PERCEPÇÕES DE UMA EQUIPE DE FARMÁCIA ATUANTE EM HIV/AIDS SOBRE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE

Autores

  • Giselle de Fatima Gonçalves
  • Thais Menezes dos Santos
  • Luis Carlos Oliveira Gonçalves
  • Katerine Moraes dos Santos
  • Benedito Carlos Cordeiro

Resumo

A Educação Permanente em Saúde (EPS) é a interseção entre ensino, serviço e a comunidade, uma vez que envolve solucionar os problemas vividos na realidade dos serviços por meio de reflexões e aprendizagem em equipe. Este artigo teve como objetivo analisar a concepção de EPS da equipe de farmácia que atende a pessoas vivendo com HIV/AIDS em um serviço ambulatorial universitário do estado do Rio de Janeiro e conhecer as atividades de educação permanente sobre HIV/AIDS vivenciadas pela equipe. Trata-se de um estudo de natureza descritiva, exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa com desenho transversal. Para coleta de dados foi utilizado a entrevista semi-estruturada e análise de conteúdo segundo Bardin. Como resultados obteve-se três categorias: Percepção de Educação Permanente em Saúde associada a Educação Continuada, porém incluindo características presente na EPS; Ausência de momentos formais de Educação Permanente para equipe de farmácia dentro da unidade; Ausência de padronização de reuniões ou encontro entre a equipe por não haver tempo e meio de reunir todos. Além disso observou-se que a forma mais comum de educação sobre HIV ocorre através de eventos externos a instituição. Conclui-se com esta pesquisa que a realização de um plano de educação permanente que utilize estratégias educativas adequadas a realidade da equipe pode ser positiva, e que contribuirá para efetiva realização da EPS no setor, levando a vivência prática dos benefícios que esta pode trazer a equipe, serviço e usuários.

Downloads

Publicado

2023-03-14

Como Citar

de Fatima Gonçalves, G. ., Menezes dos Santos, T. ., Oliveira Gonçalves, L. C. ., Moraes dos Santos, K. ., & Carlos Cordeiro, B. . (2023). PERCEPÇÕES DE UMA EQUIPE DE FARMÁCIA ATUANTE EM HIV/AIDS SOBRE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE . Revista Panorâmica Online, 37. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1574

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)