Submissões

A revista não está aceitando submissões neste momento.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, isto é, não publicada em livros, revistas ou periódicos.
  • A contribuição não está sendo avaliada para publicação por outro periódico.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Se a submissão contiver nomes originais ou fotos, os (as) autor(es)(as) asseguram que obtiveram autorização ou consentimento livre e esclarecido dos envolvidos.
  • Todos os gráficos, quadros, tabelas e elementos gráficos incluem a fonte original.

Diretrizes para Autores

 REVISTA PANORÂMICA ONLINE 

 

 

CONDIÇÕES GERAIS DE SUBMISSÃO

Os artigos deverão seguir as normas da revista, que estão no item “Diretrizes para autores”, e serem redigidos no template(modelo) fornecido pela própria revista que segue em anexo. Recomendamos que, ao “copiar e colar” o texto no templateda revista observem as normas de formatação bem como as demais diretrizes exigidas.

 

template em formato docx

 

DIRETRIZES PARA AUTORES

Os manuscritos que não estiverem de acordo com essas instruções aos autores não serão encaminhados para o processo avaliativo.

 

1.  Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

2.  A contribuição deve ser inédita e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista. 

3.  Não serão aceitos artigos de graduandos, mesmo que acompanhado dos orientadores. Os graduados podem publicar desde que em co-autoria com um Mestre ou Doutor.

4. Cada artigo pode ter no máximo 3 autores. Não poderão haver autorias repetidas (isso quer dizer, não se aceitam mais de um artigo por autor em dossiês ou em fluxo contínuo). Também será resguardado a não repetição de autores dentro do mesmo ano. 

5.     Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos escritos em Diretrizes para autores(Clique aqui).

6.     O encaminhamento do manuscrito, anexos e o preenchimento de todos os dados, são de inteira responsabilidade do autor que está submetendo o manuscrito.

7.     Também são de exclusiva responsabilidade dos autores, as opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos, bem como a exatidão e procedência das citações, não refletindo necessariamente a posição/opinião do Conselho Editorial da Revista.

8.     A Revista não assume a responsabilidade por equívocos gramaticais, e se dá, portanto, ao direito de solicitar a revisão de português aos autores.

 

OS ARTIGOS DEVEM POSSUIR:

Mínimo 12 (doze) laudas 

Máximo  25 (vinte e cinco) laudas e devem, obrigatoriamente, conter:

   

Identificação do (s) Autor (es): 

 a) Título do trabalho

b) apontar (caso necessário) a origem do trabalho, a vinculação a outros projetos, a obtenção de auxílio para a realização do projeto e quaisquer outros dados relativos à produção do material.

d) Autores: nome e sobrenome de cada autor por extenso.

c) Breve currículo como nota de rodapé (numeração) contendo: titulação, atuação profissional e e-mail.

Ex: Maria Gomes¹

¹ Maior título de graduação. Local de trabalho. E-mail (segue exemplo). Doutorado em Ciências Pedagógicas. Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas. E-mail: fazendapordosol@uol.com.br.

 

 

Preparação de artigo 

Os manuscritos devem ser digitados no editor de texto MS Word versão 6.0 ou superior, fonte Times New Roman 12, em folha de papel branco, formato A4 (210x297mm), mantendo margens laterais -  Margens: superior e esquerda = 3 cm / inferior e direita = 2 cm e espaço 1,5cm  em todo o texto, exceto nas citações longas recuadas (Times New Roman, tamanho 11, espaço simples). Parágrafo 1,5cm ou 1,25cm.

O manuscrito deve ser organizado de acordo com a seguinte ordem: Título, resumo, palavras-chave, introdução, material e métodos, resultados, discussão, referências.

 

Página Inicial:

Título do artigo: deve ser conciso e coerente, evitando palavras repetitivas. Os autores devem apresentar versão para o espanhol e inglês obrigatoriamente. 

 

Resumo:

Os artigos deverão vir acompanhados obrigatoriamente do resumo em português, espanhol e inglês. Devem apresentar os objetivos do estudo, abordagens metodológicas, resultados e as conclusões. Deve conter no máximo 250 palavras, com espaçamento simples.

 

Palavras-chave:

Deve ser apresentada uma lista de 3 a 5 termos indexadores em português, espanhol e inglês, separados por ponto.

 

Introdução (não numerar o título):

A introdução do artigo deve conter elementos essenciais a uma plena compreensão do texto. Sugere-se que os autores iniciem o texto com uma breve contextualização do assunto e, após, apresentem o PROBLEMA investigado. Também sugere-se que sejam apontados de forma clara os OBJETIVOS do artigo, bem como, a METODOLOGIA empregada. Ao final da introdução, recomenda-se que seja realizada uma apresentação sucinta da estrutura geral do artigo de modo a permitir que o leitor compreenda como o assunto será abordado a partir de então.

 

Material e Métodos:

Devem oferecer, de forma breve e clara, informações suficientes para permitir que o estudo possa ser repetido por outros pesquisadores. Técnicas padronizadas podem ser apenas referenciadas.

 

Resultados:

Devem oferecer uma descrição clara e concisa dos resultados encontrados. Não repetir no texto todos os dados contidos nas figuras e tabelas.

 

Discussão:

Explorar o máximo possível os resultados obtidos, relacionados com os dados já registrados na literatura. 

 

Agradecimentos (opcional):

Devem se restringir ao necessário. O suporte financeiro deve ser incluído nesse item (quando houver necessidade – não é obrigatório).

 

Referências: 

Deve obedecer a NBR 6023/2018 ABNT. O espaçamento é simples, as referências são alinhadas a esquerda e entre uma referência e outra inserir um espaço simples em branco. O título da obra deve estar, apenas, em negrito, conforme exemplos a seguir:

  

LIVRO
GOMES, L. G. F. F.  Novela e sociedade no Brasil. Niterói: EdUFF, 1998. 

 

ARTIGO EM PERIÓDICO

GUIRRA, M. C. S. Da teoria à prática: o lugar da constituição do professor de Língua Portuguesa. Revista Panorâmica.Cuiabá, v. 06,  p. 25-37, jan./jul. 2006.


CAPÍTULO DE LIVRO

SANTAELLA, L.  A crítica das mídias na entrada do século 21. In: PRADO, J. L. A (org.) Crítica das práticas midiáticas: da sociedade de massa às ciberculturas. São Paulo: Hacker, 2002. p. 44- 56.

 

 

Citações

Citações curtas (até 3 linhas) apontadas no corpo do texto devem obedecer a NBR 10520 (ABNT - sistema autor-data). Elas serão indicadas no corpo do texto, entre aspas, com a mesma fonte do texto e mesmo tamanho. Ex: CHAUI (2002, p. 57).

As citações longas (mais de três linhas) devem ser transcritas em bloco separado do texto, com recuo esquerdo de 4 cm a partir da margem, justificado, com a mesma fonte do texto, em tamanho 11 em espaço simples. Em caso de citações longas, as referências devem ser apresentadas ao final da citação, conforme exemplo a seguir:

 

[...] para compreender o desencadeamento da abundante retórica que fez com que a AIDS se construísse como 'fenômeno social', tem-se frequentemente atribuído o principal papel à própria natureza dos grupos mais atingidos e aos mecanismos de transmissão. Foi construído então o discurso doravante estereotipado, sobre o sexo, o sangue e a morte [...]. (HERZLICH e PIERRET, 1992, p.30).

 

Notas de rodapé: devem ser colocadas na mesma página, fonte Times New Roman, corpo 10, alinhamento justificado, sem espaçamento entre notas, espaço simples dentro da nota. 

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Ilustrações/Figuras/tabelas e quadros: Deve-se indicar em cada figura o seu número. A elaboração dos gráficos, mapas e ilustrações poderá ser feita em cores e estarem inseridos dentro do texto, no local onde devem ser publicados. Devem complementar e não duplicar o texto e ser numerados em algarismos arábicos conforme cada categoria. Um título breve e descritivo deve constar no final cada tabela/quadro, além da fonte (itens obrigatórios). Se necessário, utilizar notas de rodapé identificadas para complementos. 

 

 

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CONTATO PRINCIPAL PARA DÚVIDAS

Dr Anibal Monteiro Neto
E-mail: 
panoramica.online.ufmt@gmail.com

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