Revista Panorâmica online https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica <div class="gmail_default" style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 18px; background-color: #ffffff; color: #111111;"> <div class="gmail_default"><span style="font-family: garamond, serif;"><strong>ISSN: </strong><strong>2238-9210 </strong></span></div> <div class="gmail_default"><span style="font-family: garamond, serif;"><strong>Revista online: </strong>a partir do volume 19 - 2015. </span></div> <div class="gmail_default"><span style="font-family: garamond, serif;"><strong>Revista impressa: </strong>até o volume 18 - 2015.</span></div> <div class="gmail_default"><span style="font-family: garamond, serif; text-transform: uppercase;"> </span></div> <div class="gmail_default"><strong>AVALIAÇÃO QUALIS</strong></div> <div class="gmail_default"> </div> <div class="gmail_default">Com base na Classificação de Periódicos do quadriênio 2017-2020, a Revista Panorâmica é B1 para as seguintes áreas:</div> <div class="gmail_default"> </div> <div class="gmail_default">ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS;</div> <div class="gmail_default">CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO;</div> <div class="gmail_default">ASTRONOMIA / FÍSICA;</div> <div class="gmail_default">CIÊNCIA DE ALIMENTOS;</div> <div class="gmail_default">CIÊNCIA POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS;</div> <div class="gmail_default">CIÊNCIAS AGRÁRIAS I;</div> <div class="gmail_default">CIÊNCIAS AMBIENTAIS;</div> <div class="gmail_default">CIÊNCIAS BIOLÓGICAS I;</div> <div class="gmail_default">CIÊNCIAS BIOLÓGICAS III;</div> <div class="gmail_default">COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO;</div> <div class="gmail_default">EDUCAÇÃO;</div> <div class="gmail_default">EDUCAÇÃO FÍSICA;</div> <div class="gmail_default">ENGENHARIAS I;</div> <div class="gmail_default">ENGENHARIAS II;</div> <div class="gmail_default">ENSINO;</div> <div class="gmail_default">GEOGRAFIA;</div> <div class="gmail_default">INTERDISCIPLINAR;</div> <div class="gmail_default">LINGUÍSTICA E LITERATURA;</div> <div class="gmail_default">MATERIAIS;</div> <div class="gmail_default">MEDICINA I;</div> <div class="gmail_default">PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL / DEMOGRAFIA;</div> <div class="gmail_default">QUÍMICA;</div> <div class="gmail_default">SOCIOLOGIA.</div> <div class="gmail_default"> </div> <div class="gmail_default">FONTE: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf</div> <div class="gmail_default"> </div> </div> pt-BR <br /><!--[if gte mso 10]> <mce:style><! /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi;} > <! [endif] > <p class="MsoNormal">&nbsp;</p><p style="margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt; text-indent: 1.0cm;" mce_style="margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt; text-indent: 1.0cm;"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: &quot;Arial&quot;,&quot;sans-serif&quot;;" mce_style="font-size: 10.0pt; font-family: &quot;Arial&quot;,&quot;sans-serif&quot;;">Os manuscritos aceitos e publicados s&atilde;o de propriedade da Revista Panor&acirc;mica.</span></p> <p style="margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt; text-indent: 1.0cm;" mce_style="margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt; text-indent: 1.0cm;"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: &quot;Arial&quot;,&quot;sans-serif&quot;;" mce_style="font-size: 10.0pt; font-family: &quot;Arial&quot;,&quot;sans-serif&quot;;">Os originais dever&atilde;o ser acompanhados de documentos de transfer&ecirc;ncia de direitos autorais contendo assinatura dos autores. </span></p> <p style="margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt; text-indent: 1.0cm;" mce_style="margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt; text-indent: 1.0cm;"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: &quot;Arial&quot;,&quot;sans-serif&quot;;" mce_style="font-size: 10.0pt; font-family: &quot;Arial&quot;,&quot;sans-serif&quot;;">&Eacute; vedada a submiss&atilde;o integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro peri&oacute;dico. A responsabilidade do conte&uacute;do dos artigos &eacute; exclusiva dos autores. </span></p> <p style="margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt; text-indent: 1.0cm;" mce_style="margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt; text-indent: 1.0cm;"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: &quot;Arial&quot;,&quot;sans-serif&quot;;" mce_style="font-size: 10.0pt; font-family: &quot;Arial&quot;,&quot;sans-serif&quot;;">&Eacute; vedada a tradu&ccedil;&atilde;o para outro idioma sem a autoriza&ccedil;&atilde;o escrito do Editor ouvida a Comiss&atilde;o Editorial.</span></p> <p style="margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt; text-indent: 1.0cm;" mce_style="margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt; text-indent: 1.0cm;"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: &quot;Arial&quot;,&quot;sans-serif&quot;;" mce_style="font-size: 10.0pt; font-family: &quot;Arial&quot;,&quot;sans-serif&quot;;">Dever&aacute; ser enviado em documento suplementares , durante a submiss&atilde;o do artigo, uma imagem escaneada de um documento de transfer&ecirc;ncia de direitos autores assinado por todos os autores.</span></p><p>&nbsp;< ></bo--> panoramica.online.ufmt@gmail.com (Equipe Editorial da Revista Panorâmica on-line) robson.lopes@ufmt.br (Robson da Silva Lopes) Mon, 09 Sep 2024 19:43:11 +0000 OJS 3.3.0.8 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 A CONSTRUÇÃO COLETIVA DO GRÊMIO ESTUDANTIL: EXPERIENCIANDO A GESTÃO DEMOCRÁTICA EM ESCOLA PÚBLICA https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1685 <p>Paper produzido na disciplina de Estágio de Docência I: Gestão Educacional na Faculdade de Educação (FACED), na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), orientado pelas docentes Egeslaine de Nez e Patrícia Souza Marchand.</p> Daniel Moraes de Moraes Copyright (c) 2024 https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1685 Mon, 09 Sep 2024 00:00:00 +0000 REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO NO CECAMPE-SUL: ASPECTOS DA GESTÃO E MONITORAMENTO DE PROGRAMAS EDUCACIONAIS https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1686 <p>Paper produzido na disciplina de Estágio de Docência I: Gestão Educacional na Faculdade de Educação (FACED), na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), orientado pelas docentes Egeslaine de Nez e Patrícia Souza Marchand</p> Júlia Azambuja Barbosa Copyright (c) 2024 https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1686 Mon, 09 Sep 2024 00:00:00 +0000 ESTÁGIO EM GESTÃO ESCOLAR https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1687 <p>Paper produzido na disciplina de Estágio de Docência I: Gestão Educacional na Faculdade de Educação (FACED), na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), orientado pelas docentes Egeslaine de Nez e Patrícia Souza Marchand</p> Rayanne Pelc Guerra Copyright (c) 2024 https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1687 Mon, 09 Sep 2024 00:00:00 +0000 De avós para netos: as percepções acerca da cidadania https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1695 <p>Este trabalho foi produzido para a disciplina Política e Organização da Educação Básica,<br>obrigatória para o curso de Licenciatura em Matemática na Universidade Federal do Rio<br>Grande do Sul (UFRGS), ministrada pela professora Egeslaine de Nez. O objetivo do trabalho<br>é explorar as compreensões de entrevistados sobre “o que é ser cidadão” e discorrer sobre o<br>conceito de Cidadania na contemporaneidade. O desenvolvimento do artigo deu-se por meio<br>de entrevistas com 3 pares de avós e netos, estes que ainda estão cursando o ensino<br>fundamental ou médio, com o propósito de direcionar a pesquisa para a análise da percepção<br>do ser cidadão para diferentes gerações e núcleos familiares. Por fim, a elaboração deste<br>trabalho contou com estudo de bibliografia introduzida na disciplina na universidade e de<br>outros textos pertinentes para a contextualização do conceito de Cidadania, além do<br>estabelecimento da relação entre a temática e a música “Milagre dos Peixes” de Milton<br>Nascimento.</p> Gabriela Straccia Finco Copyright (c) 2024 https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1695 Sat, 07 Dec 2024 00:00:00 +0000 UM ESTUDO SOBRE MULHERES E CIDADANIA https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1696 <p>O presente trabalho faz parte da disciplina de Política e Organização da Educação Básica,<br>integrante do currículo de Ciências Sociais Licenciatura, da Universidade Federal do Rio<br>Grande do Sul, ministrada pela professora doutora Egeslaine de Nez. A produção oferece uma<br>breve pesquisa e reflexão entre 6 perspectivas femininas em relação ao conceito de cidadania<br>em diferentes contextos e relações de poder. O objetivo é compreender a influência das<br>diferentes perspectivas na formação pessoal de uma compreensão sobre o tema. A análise é<br>desenvolvida através de uma perspectiva feminista onde se questiona a relação entre as<br>mulheres e a prática cidadã.</p> Juliana Guimarães Fernandes Copyright (c) 2024 https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1696 Sat, 07 Dec 2024 00:00:00 +0000 A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE CIDADANIA: UM DIÁLOGO ENTRE TEORIA, PERCEPÇÕES COTIDIANAS E CULTURA POPULAR https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1697 <p>Este artigo, desenvolvido no âmbito da disciplina de Política e Organização da Educação<br>Básica, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio<br>Grande do Sul (UFRGS), busca investigar o conceito de cidadania a partir das percepções de<br>três brasileiros com diferentes formações e contextos sociais. Para tanto, os entrevistados<br>responderam à pergunta central: "o que é ser cidadão?". Suas respostas foram registradas e<br>analisadas com o objetivo de aprofundar a reflexão sobre as múltiplas dimensões da<br>cidadania, abrangendo direitos, deveres e a participação social. O estudo combina essas<br>perspectivas práticas com abordagens teóricas, como a concepção de cidadania de T.H.<br>Marshall, que destaca sua evolução histórica a partir da conquista de direitos civis, políticos e<br>sociais, além de dialogar com críticas contemporâneas que evidenciam exclusões e<br>desigualdades estruturais. A análise é enriquecida pelo uso da música Cidadão, de Zé<br>Ramalho, que ilustra a invisibilidade social enfrentada por trabalhadores que, embora<br>contribuam para a construção da sociedade, continuam marginalizados. O artigo destaca a<br>relevância de compreender a cidadania como um conceito dinâmico e histórico, moldado<br>pelas interações entre teoria, prática cotidiana e cultura popular. Assim, conclui-se que a<br>cidadania é uma construção social que exige uma abordagem crítica para promover uma<br>sociedade mais inclusiva e justa, especialmente em contextos como o brasileiro, onde<br>persistem profundas desigualdades e desafios à cidadania plena.</p> Maycon Trindades Boneberg Copyright (c) 2024 https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1697 Sat, 07 Dec 2024 00:00:00 +0000 CIDADANIA: DIREITO AO EXERCÍCIO PLENO DA “ILUSÃO” https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1698 <p>O trabalho aqui realizado para a disciplina Política e Organização da Educação Básica da<br>Universidade Federal do Rio Grande do Sul tem como objetivo discutir o conceito de<br>cidadania a partir de entrevistas, em paralelo com uma mídia e trazendo referenciais teóricos.<br>Abordando historicamente a evolução deste conceito até os dias atuais, analisando entrevistas<br>com um recorte social do ponto de vista de pessoas de baixa renda e escolaridade básica,<br>buscando o imaginário a partir de Arcane, uma séria atual, que entre muitas coisas retrata<br>como é viver sem direitos assegurados e condições de vida mínimas, este trabalho discute<br>como a promessa do que é ser cidadão pode estar distante da prática para muitas pessoas.</p> Dayandre da Silva Araújo Copyright (c) 2024 https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1698 Sat, 07 Dec 2024 00:00:00 +0000 CIDADANIA E MISSIONARIEDADE: O QUE É PARA UM JOVEM MISSIONÁRIO SER CIDADÃO? https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1699 <p>Este trabalho faz parte do processo avaliativo da disciplina de Políticas e Organização da<br>Educação Básica, a qual compõe o currículo do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas<br>da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a disciplina é ministrada pela Prof. Dr.<br>Egeslaine de Nez. Este trabalho faz uma análise das respostas de jovens participantes da<br>Missão Jovem, projeto social anualmente organizado pelo grupo de ex-alunos lassalistas<br>Panela Velha. Esse projeto acontece esse ano na comunidade Santa Marta, no Arroio da<br>Manteiga, em São Leopoldo e procura proporcionar uma realidade mais gentil para os<br>moradores dessa comunidade. A análise feita neste trabalho revela um pouco das percepções<br>de uma juventude missionária que se coloca a serviço do outro e a essa juventude é feita a<br>pergunta: o que é ser cidadão? Além do presente trabalho, a autora produziu um vídeo<br>compilando as respostas de todos os entrevistados a fim de dar visibilidade a essa juventude<br>que se faz presente em todos os espaços, inclusive os esquecidos pelo poder público.</p> Luiza da Rosa Benelli de Souza Copyright (c) 2024 https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1699 Sat, 07 Dec 2024 00:00:00 +0000 PERCEPÇÕES DE DOCENTES E DISCENTES SOBRE A DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1700 <p>Este artigo busca analisar a relevância da didática no processo de ensino e aprendizagem no contexto da educação superior. Trata-se de uma pesquisa exploratória e interpretativa, baseada em uma abordagem qualitativa, com o objetivo de compreender a produção científica recente sobre a didática no ensino superior. Para tanto, foi adotada a metodologia do Estado do Conhecimento (EC), permitindo identificar os estudos mais recentes e relevantes sobre o tema. Além disso, foi aplicado um questionário a discentes e docentes de instituições de ensino superior, com o intuito de compreender suas percepções sobre a importância da didática no ambiente acadêmico. O referencial teórico utilizado inclui autores como Libâneo (2002, 2012, 2015), Masetto (1998), Pachane (2003), Pimenta e Anastasiou (2010), entre outros, que discutem a integração entre teoria e prática no contexto educacional. Os resultados indicam que tanto os alunos quanto os professores reconhecem a importância dos saberes pedagógicos para o desenvolvimento de uma prática docente eficaz, que consiga alinhar o conteúdo teórico às necessidades práticas do ensino. A pesquisa conclui que a didática deve ser um elemento central na formação e na prática dos professores, promovendo a articulação adequada entre os conhecimentos específicos de cada disciplina e os princípios pedagógicos que orientam o ensino.</p> Adriana Maria Krindges Copyright (c) 2024 https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1700 Sat, 07 Dec 2024 00:00:00 +0000 O SER PROFESSOR NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: COMO SE FORMAM ESSES PROFISSIONAIS? https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1701 <p>Neste trabalho, objetivamos investigar a formação inicial e continuada dos docentes que<br>atuam na educação superior. Realizamos uma pesquisa qualitativa baseada no método de<br>Estado do Conhecimento (MOROSINI, 2014), utilizando a Biblioteca Digital Brasileira de<br>Teses e Dissertações (BDTD) e questionários online, aplicados por meio do Google Forms a<br>docentes de diferentes cursos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus<br>Francisco Beltrão. O objetivo foi compreender como essa formação se desenvolve em<br>diferentes dimensões e esferas da educação superior. Os resultados revelam que a formação<br>inicial apresenta lacunas importantes, especialmente no que diz respeito à preparação<br>pedagógica, o que torna a formação continuada essencial e indispensável para a prática<br>docente. Os docentes relatam que frequentemente desenvolvem suas habilidades pedagógicas<br>por meio de experiências práticas e refletem sobre suas atuações, buscando melhorias<br>constantes. Além disso, observa-se a relevância de uma formação contínua como uma<br>ferramenta essencial para enfrentar os desafios da docência no ensino superior, onde as<br>demandas e realidades variam significativamente. A pesquisa destaca ainda a importância dos<br>saberes pedagógicos para o sucesso na educação superior e a necessidade de uma constante<br>atualização profissional por parte dos professores, que buscam se adequar continuamente às<br>novas exigências do ensino.</p> Camila Wessler Faedo, Kétellyn Nayê Raitz Copyright (c) 2024 https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1701 Sat, 07 Dec 2024 00:00:00 +0000 PRÁTICAS EDUCACIONAIS COM O USO DOS RECURSOS DIGITAIS: CAMINHOS PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1702 <p>Acerca do viés das transformações e adaptações da sociedade contemporânea, nomeada<br>globalização, os organismos internacionais buscam maneiras de enfrentar e resolver as<br>questões globais nos âmbitos sociais, econômicos e culturais. Diante disso, o presente artigo<br>possui como tema central a internacionalização na educação básica e as práticas de<br>aprendizagem por meio do ambiente virtual, e ainda, apresenta os quatro pilares da educação<br>criado por Jacques Delors: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e<br>aprender a ser. O objetivo do estudo é identificar trabalhos que apresentem recursos digitais<br>capazes de viabilizar práticas pedagógicas de internacionalização na Educação Básica, bem<br>como, verificar se existem aplicativos que possam favorecer isso e perceber se os efeitos<br>poderiam melhorar as práticas dos professores. A metodologia consiste em uma revisão<br>bibliográfica de caráter exploratório com abordagem de análise qualitativa, o levantamento<br>bibliográfico foi realizado no site da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do<br>Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (BDTD/IBICT). Após a análise e<br>verificação das informações presentes nos trabalhos, constatou-se que os recursos digitais são<br>acessórios imprescindíveis para práticas pedagógicas com vistas à internacionalização, visto<br>que contribuem no processo de aprendizagem colaborativa entre os estudantes e professores<br>dos mais diversos países, oportunizando o desenvolvimento de habilidades interculturais e<br>respeito mútuo.</p> Celiane de Cesaro, Keli Luana Oliveira, Egeslaine de Nez Copyright (c) 2024 https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1702 Sat, 07 Dec 2024 00:00:00 +0000 ESTADO DO CONHECIMENTO: AS PRODUÇÕES SOBRE A ASSESSORIA PEDAGÓGICA UNIVERSITÁRIA NO BRASIL https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1703 <p>A Educação Superior é o nível de ensino que vem após a educação básica, considerando a<br>educação escolar. Atualmente, um dos desafios enfrentados pela Educação Superior é o alto<br>índice de evasão e retenção nos cursos de graduação. Esse desafio é oriundo de diversos<br>fatores internos e externos à Universidade. Diante dessa realidade, uma das recentes<br>estratégias é o apoio pedagógico no Ensino Superior juntamente com outros serviços como<br>atendimento psicológico educacional, bolsas de auxílio estudantil, entre outras ações. Nesse<br>espaço, a Assessoria Pedagógica Universitária (APU) encontra seu espaço de atuação seja<br>junto aos discentes e/ou aos docentes universitários. Este trabalho objetivou construir o estado<br>do conhecimento acerca das produções de teses e dissertações no Brasil sobre a Assessoria<br>Pedagógica Universitária (APU). Essa área do conhecimento é relativamente recente seja na<br>sua própria atuação no Ensino Superior bem como sendo objeto de pesquisa científica. Essa<br>pesquisa foi descritiva e bibliográfica com análise quali-quantitativa, e identificou poucos<br>trabalhos sobre o tema, indicando a necessidade de mais estudos para compreensão desse<br>campo científico. Conclui-se que ainda o campo da Assessoria Pedagógica Universitária ainda<br>é desconhecido seja pelo pouco número de teses e dissertações na área, seja também pelos<br>próprios docentes e discentes da Educação Superior. Como já apontado por Antonello (2021),<br>a assessoria pedagógica universitária na Educação Superior ainda tem uma longa jornada em<br>seu processo de conquistar seu espaço, fortalecer e consolidar as suas ações e sua própria<br>identidade.</p> Adriane Franco Duarte , Ireni Marilene Zago Figueiredo, Marcia Cossetin Copyright (c) 2024 https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1703 Sat, 07 Dec 2024 00:00:00 +0000 FORMAÇÃO DOCENTE POR COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1706 <p>Este artigo tem como objetivo discutir as contradições e os impactos do neoliberalismo na<br>formação docente, com ênfase nas competências e habilidades promovidas pelas recentes<br>reformas educacionais no Brasil. Justifica-se a partir da crítica à instrumentalização da<br>educação, que visa adaptar os docentes às demandas mercadológicas em detrimento da<br>formação crítica. A metodologia adotada foi dialética, ancorada nos estudos de Marx e<br>Engels, analisando contradições entre as teorias neoliberais e a realidade educacional<br>contemporânea. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica em artigos acadêmicos e um<br>levantamento de campo por meio de questionários aplicados a docentes e discentes do curso<br>de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná,<br>Campus Dois Vizinhos. A pesquisa conclui que a formação por competências, apesar de<br>apresentada como inovadora, reforça a adaptação ao mercado, sendo necessário um<br>comprometimento com práticas que realmente promovam uma educação emancipatória.</p> Schelder G. Bertoncello Rosa Copyright (c) 2024 https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1706 Sat, 07 Dec 2024 00:00:00 +0000 PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA EM FOCO: PERCEPÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES NOS CURSOS DE ENGENHARIA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO SUDOESTE DO PARANÁ https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1707 <p>O artigo reflete sobre a avaliação das práticas pedagógicas na Educação Superior, abordando<br>a percepção de estudantes e docentes sobre metodologias de ensino utilizadas em sala de aula.<br>O objetivo do estudo foi o de entender como os alunos dos cursos de Engenharias, de uma<br>universidade pública no sudoeste paranaense, percebem as práticas pedagógicas de seus<br>professores e como estes docentes avaliam suas próprias metodologias de ensino. A escolha<br>dos cursos foi motivada pela complexidade e rigor técnico desses cursos, que frequentemente<br>apresentam desafios adicionais para o ensino e a aprendizagem, com altos índices de<br>reprovação e desistência. Esse estudo decorreu das atividades desenvolvidos no Programa de<br>Pós-graduação em Educação, particularmente da disciplina de "Docência no Ensino<br>Superior", que proporcionou uma reflexão sobre a pedagogia universitária e a formação<br>docente. A pedagogia universitária, um campo emergente, ainda busca reconhecimento e<br>enfrenta a lacuna entre o conhecimento técnico dos professores e a falta de formação<br>pedagógica. Estudos mostram que muitos professores universitários, formados<br>predominantemente como bacharéis, carecem de preparação didática adequada para a<br>Educação Superior. (Ghelli, Silveira, 2017; Cunha, 2018; Rios, Santos, Melo, 2018). Os<br>dados foram obtidos mediante resposta a questionários enviados, de forma online, a alunos e<br>professores, com foco nas metodologias de ensino e sua eficácia. Os dados indicam que,<br>apesar da utilização de metodologias inovadoras, como a "sala de aula invertida", muitos<br>professores ainda seguem métodos tradicionais, e há uma percepção geral de que a formação<br>pedagógica dos docentes é insuficiente para enfrentar os desafios da Educação Superior.</p> Letícia Gomes Teofilo da Silva, Vanice Schossler Sbardelotto Copyright (c) 2024 https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1707 Sat, 07 Dec 2024 00:00:00 +0000 ESTADO DO CONHECIMENTO: PRÁTICAS DIDÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1708 <p>O presente trabalho busca por meio da construção de um Estado do Conhecimento (EC),<br>realizar uma análise sobre as Práticas Didáticas Docentes (PDD) na Educação Superior (ES),<br>reconhecendo estratégias pedagógicas que promovem o engajamento e o desempenho<br>acadêmico dos estudantes, relacionando o tema com a utilização de metodologias ativas,<br>mediação didática, o uso de tecnologias e a integração entre ensino e pesquisa. A abordagem,<br>justifica-se pela ampliação das discussões sobre didática, saberes pedagógicos e metodologias<br>de ensino na ES, conforme discutido na disciplina eletiva de “Docência no Ensino Superior”,<br>do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Oeste do<br>Paraná (Unioeste). Nesta pesquisa, o estudo de Libâneo (2017) é norteador para o conceito de<br>Didática. O artigo constitui-se a partir do EC, abordado principalmente por Morosini e<br>Fernandes (2014) e Kohls-Santos e Morosini (2021). Um questionário foi encaminhado a<br>docentes da ES como pesquisa de campo. Ambos os métodos seguiram uma análise de<br>conteúdo, de forma qualitativa. Identificou-se na literatura cientifica um crescente processo de<br>inovação didática, adaptado às novas demandas sociais e acadêmicas, a exemplo, sendo capaz<br>de promover reflexões sobre as práticas pedagógicas e aprendizagens mais dinâmicas,<br>interativas e significativas. Com isso, destaca-se a importância de uma postura de<br>autorreflexão docente e os novos caminhos da ES.</p> Jonathan José Alupe Alves, Caroline Machado Cortelini Conceição Copyright (c) 2024 https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1708 Sat, 07 Dec 2024 00:00:00 +0000 EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL E NA ARGENTINA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1709 <p>Este trabalho é um recorte de uma pesquisa desenvolvida na disciplina "Docência no Ensino<br>Superior," do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do<br>Oeste do Paraná (Unioeste), campus Francisco Beltrão. O estudo tem como foco a docência<br>na Educação Superior, com base em levantamento bibliográfico de trabalhos científicos<br>disponíveis no repositório da Universidade Nacional de Córdoba (UNC), na Argentina,<br>quando, na ocasião, realizamos o estudo sobre as etapas iniciais da metodologia do Estado do<br>Conhecimento, bem como realização de questionário com docentes e discentes de nível<br>superior da Argentina e do Brasil. Seu principal objetivo é explorar as práticas e desafios da<br>docência universitária, além de realizar uma breve investigação sobre processos de<br>internacionalização, por isso, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa. O método de<br>análise baseia-se na obra de Morosini, Kohls-Santos, Bittencourt (2021) e outros autores<br>relevantes nessa temática. Os resultados obtidos apontam para muitas diferenças na forma de<br>publicização dos trabalhos acadêmicos entre os latino-americanos Brasil e Argentina, bem<br>como diversas concepções com relação à profissão entre os docentes dos dois países, além das<br>percepções variadas dos estudantes sobre as práticas pedagógicas de seus professores,<br>analisadas a partir de questões direcionadas à discussão das dificuldades, metodologias<br>adotadas, características de um bom professor e saberes docentes.</p> Angélica Brites de Miranda , Crislaine André Copyright (c) 2024 https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1709 Sat, 07 Dec 2024 00:00:00 +0000 PROCESSOS DE (AUTO)FORMAÇÃO NO NARRAR DA DOCÊNCIA COMPARTILHADA https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1710 <p>Este estudo tem como objetivo apresentar reflexões sobre a docência compartilhada no ensino<br>superior através das nossas narrativas como professoras. O método por nós escolhido baseouse<br>na história de vida, que foi produzida coletivamente por meio de nossas narrativas: duas<br>docentes de uma universidade pública do sul do Brasil. As narrativas potencializaram o<br>resgate das nossas memórias do trabalho colaborativo intensamente vivenciado a partir do<br>ensino remoto instituído durante a Pandemia de Covid-19, que se estendeu pelo período que<br>envolve os anos de 2020, 2021, 2022, 2023 e 2024. Como forma de sistematização,<br>apresentamos o texto em três eixos impulsionados por nossas memórias e concretizado por<br>meio das nossas narrativas: 1) Trajetórias de aproximação; 2) As nuances de uma docência<br>compartilhada e; 3) Considerações finais. Narrar a experiência da docência compartilhada<br>envolveu um processo reflexivo e crítico sobre as nossas práticas, da mesma forma que<br>propiciou perceber com mais clareza o quanto falar de nós mesmos, das nossas ações e das<br>relações estabelecidas no trabalho desencadeiam o movimento de autoformação. Notamos que<br>a sensibilidade de cada uma tem sido fundamental para a tessitura das práticas compartilhadas<br>realizadas ao longo dos anos, tanto para compreender nossos limites e potencialidades<br>docentes, como para respeitar as influências da vida pessoal no trabalho. Sem essa<br>sensibilidade, o trabalho não teria fluido, nem teria sido leve. Assim, foi se delineando ações<br>compartilhadas para além da docência, ampliado para orientações em conjunto, a produção de<br>trabalhos científicos e o desenvolvimento de novos projetos.</p> Mariangela da Rosa Afonso , Franciele Ross da Silva Ilha Copyright (c) 2024 https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1710 Sat, 07 Dec 2024 00:00:00 +0000 A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: EFEITOS E AFETOS NA VIDA DOS SUJEITOS https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1711 <p>O objetivo deste trabalho é abordar sobre a relação professor aluno na Educação Superior,<br>como é essa relação, como está sendo estabelecida e como se apresenta no ambiente<br>universitário, quais são suas interferências positivas e negativas na vida profissional e pessoal<br>dos professores e dos alunos. Para o desenvolvimento do trabalho, a metodologia utilizada foi<br>o desenvolvimento de um estado do conhecimento, para assim compreender o que já foi e está<br>sendo produzido sobre o tema. Iniciamos com uma revisão bibliográfica a partir dos artigos<br>encontrados no periódico da CAPES, com um recorte temporal, nos anos de 2019 a 2023. Em<br>seguida, para uma maior compreensão sobre o tema estudado, foi elaborado um formulário<br>com perguntas sobre a universidade, a educação, prática dos docentes, metodologias ativas e<br>relação professor-aluno em sala de aula. Também foi elaborado um formulário para os<br>discentes, para poder compreender a visão sobre a universidade, o curso que estão realizando,<br>as disciplinas, os professores, as metodologias, as dificuldades, bem como pontos positivos e<br>as relações que ali são estabelecidas. Conclui se que a relação entre professor e aluno tem<br>muitos desafios e causa muitos efeitos no desenvolvimento acadêmico, tanto de alunos como<br>dos professores, e também é responsável por muitos afetos que acontecem no ambiente da<br>universidade, sendo assim precisa ser pensando cada vez mais em melhorias.</p> Andressa Antonioli, Giseli Monteiro Gagliotto Copyright (c) 2024 https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1711 Sat, 07 Dec 2024 00:00:00 +0000 POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO ANÁLISE DA BASE SCIELO/BRASIL (2018-2023) https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1716 <p>A Internacionalização da Educação Superior é crucial em um contexto globalizado. Este<br>estudo visa analisar as políticas de internacionalização nesse contexto, com foco no período<br>de 2018 a 2023. A pesquisa foi conduzida na SciELO, selecionando trabalhos relevantes sobre<br>o tema. As principais palavras-chave identificadas foram “Educação Superior”,<br>“Internacionalização da Educação” e “Políticas Educacionais”. Os resultados destacam a<br>importância da internacionalização para melhorar a qualidade do ensino e integrar as<br>instituições de ensino superior globalmente, enfatizando a necessidade de políticas eficazes<br>para enfrentar os desafios contemporâneos.</p> Ivan Pereira Quintana, Egeslaine de Nez Copyright (c) 2024 https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1716 Sat, 07 Dec 2024 00:00:00 +0000 A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES E PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1717 <p>O presente artigo busca abordar questões sobre a Pedagogia e a Formação de Professores no<br>Ensino Superior. O objetivo é socializar uma pesquisa realizada junto a estudantes e<br>professores do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação, nível<br>Mestrado, para entender como ocorre a Formação de Professores no Ensino Superior, neste<br>caso especificamente no curso de Pedagogia, e conhecer algumas práticas e metodologias<br>utilizadas nas aulas ministradas. A justificativa para o estudo consiste em elucidar a<br>importância da Formação de Professores neste nível de ensino. A pesquisa se situa numa<br>abordagem qualitativa e pode ser denominada de “Estado do Conhecimento”. A metodologia<br>do estudo se deu em dois momentos: no primeiro, a partir da abordagem do Estado do<br>Conhecimento, ocorreu uma revisão de cunho bibliográfico; no segundo, se deu a coleta de<br>dados por meio de questionários. Assim, para se realizar a análise dos dados coletados,<br>tomou-se como referência o estudo da revisão bibliográfica, que permitiu observar e analisar<br>como a Formação de Professores ocorre no curso de Pedagogia que teve alguns de seus<br>sujeitos como participantes da pesquisa. Os resultados da investigação reforçaram o<br>entendimento de que a Formação de Professores na Educação Superior, neste caso no curso de<br>Pedagogia, é de suma importância para se pensar sobre as metodologias de ensino utilizadas e<br>para aprimorar as práticas formativas.</p> Tamiris Feltrin Copyright (c) 2024 https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1717 Sat, 07 Dec 2024 00:00:00 +0000 ÁGUA DE REUSO E AS PRÁTICAS EXTENSIONISTAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ÂMBITO DA CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1719 <p>Este trabalho relata a experiência de conscientização ambiental referente à quantificação da água expelida por condicionadores de ar e suas possíveis aplicações como água de reuso através de um projeto de extensão realizado em uma universidade pública. A metodologia consistiu de pesquisa bibliográfica e experimental, análise estatística de dados, levantamento orçamentário e sensibilização socioambiental. Os resultados mostraram que as discussões provenientes do projeto podem potencializar a prática docente e tornar a aprendizagem significativa para os discentes. O volume de água condensada expelida por cada um dos condicionadores de ar presentes nas salas de aula de um curso superior foi quantificado em 3,21±0,78 L h<sup>-1</sup>. Estimou-se que o montante de água “desperdiçada” por estes equipamentos poderia atingir 90L semanalmente. Sugeriu-se que a água armazenada fosse empregada para fins de irrigação, limpeza local e demais necessidades do Campus, excluindo-se o consumo humano e/ou de animais. O orçamento do material necessário para a construção de um aparato onde poderia se armazenar essa água residual foi de R$ 2512,59, considerado relativamente baixo e acessível. Ressalta-se que este estudo impactou positivamente a sensibilização da comunidade acadêmica e externa em relação à preservação ambiental assim como o consumo consciente, reuso e importância da água para a vida.</p> Rans Miler Pereira Dantas , Paula Paulino Silva, Joyce Laura da Silva Gonçalves Copyright (c) 2024 https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1719 Sat, 07 Dec 2024 00:00:00 +0000 PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA: REFLEXÕES SOBRE SABERES DOCENTES E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1720 <p>Este trabalho faz parte da disciplina Docência da Educação Superior, ofertada pelo Programa de Pós Graduação Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – PPGEFB. Tem por objetivo analisar as práticas pedagógicas dos docentes da Educação Superior, as metodologias aplicadas nas salas de aula e a importância dos saberes específicos da docência. Buscou-se compreender a Pedagogia Universitária tanto de forma teórica, por meio de autores que discutem essa temática, quanto de maneira prática, a partir da perspectiva dos alunos e dos professores. A metodologia utilizada neste trabalho consiste em uma pesquisa de campo de caráter qualitativo, com coleta de dados realizada por meio de um questionário online, contendo perguntas abertas e fechadas, com os docentes e discentes do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Francisco Beltrão, como público – alvo. Além disso, a pesquisa também possui um caráter bibliográfico, apoiando-se em estudos de autores como Cunha (2016), Tardif (2002), Araldi, Farias e Folle (2022), entre outros estudiosos da área. A partir das análises realizadas, observou-se que tanto os professores quanto os alunos reconhecem a relevância dos saberes específicos do perfil docente, uma vez que a maneira como o professor conduz suas aulas pode variar entre metodologias tradicionais e inovadoras, impactando diretamente o processo de ensino-aprendizagem.</p> <p>&nbsp;</p> Francieli Aparecida de Cristo Claro Copyright (c) 2024 https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1720 Sat, 07 Dec 2024 00:00:00 +0000