A CONTRIBUIÇÃO DA DATILOLOGIA COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Palabras clave:
Datilologia. Alfabetização. Inclusão.Resumen
Resumo: Nesta pesquisa a Datilologia ou alfabeto manual foi utilizado como proposta metodológica para atividades de alfabetização considerando que a configuração das mãos ao representar o Alfabeto Manual, assemelha-se ao alfabeto escrito e por isso pode auxiliar tanto crianças surdas quanto ouvintes no processo de aprendizagem. Além de propor uma atividade didática esse trabalho pretendeu também contribuir para a formação do professor das séries iniciais, incentivando ainda a inserção da Libras no meio escolar e a promoção da inclusão e diversidade. Palavras-chave: Datilologia. Alfabetização. Inclusão. Abstract: In this research the Datilologia or manual alphabet was used as a methodological proposal for literacy activities whereas the setting of the hands to represent the Manual Alphabet, resembles the alphabet written and so can assist both deaf children as listeners in the learning process. In addition to proposing a didactic activity this work intended to also contribute to the formation of the teacher of the initial series, encouraging even the insertion of Pounds in middle school and promotion of inclusivity and diversity. Keywords: Datilologia. Literacy. Inclusion.Citas
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