Saber-poder, discurso e ideologia: uma discussão entre Foucault e Althusser
A Discussion Between Foucault and Althusser
Palabras clave:
Michel Foucault, Louis Althusser, Saber-poder, Ideologia, GovernoResumen
O presente artigo propõe a discussão dos conceitos de ideologia, saber-poder, governo, discurso e regimes de verdade na obra de Foucault, traçando os paralelismos e estabelecendo as diferenças teóricas entre sua proposta analítica e a de Louis Althusser, no que diz respeito à conceituação deste de ideologia. Busca-se, com isso, argumentar pela existência de um alinhamento teórico entre os dois autores, na medida em que as concepções de saber-poder e ideologia correspondem a ideias de uma construção discursiva positiva de um regime de verdade, em vez daquilo que a doutrina marxista clássica entenderia como distorção, inversão ou alheamento.
Citas
ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos de Estado. Rio de Janeiro: Graal, 1985.
Althusser, Louis. On the Reproduction of Capitalism. Prefaced by Etienne Balibar. Translated by G. M. Goshgarian. London: Verso Books, 2014.
ALTHUSSER, Louis. Por Marx. Tradução de Maria Leonor F. R. Loureiro. Campinas, SP: Ed. da Unicamp, 2015.
DELEUZE, Gilles. Conversações. Tradução de Peter Pál Pelbart. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2010.
DELEUZE, Gilles. Dois regimes de loucos: textos e entrevistas (1975-1995). Edição preparada por David Lapoujade. Tradução de Guilherme Ivo. São Paulo: Editora 34, 2016.
DELEUZE, Gilles. Foucault. Tradução de Cláudia Sant’Anna Martins. São Paulo: Brasiliense, 2019.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia 2, vol. 2. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2011a.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O Anti-Édipo: capitalismo e esquizofrenia 1. Tradução de Luiz B. L. Orlandi. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2011b.
FOUCAULT, Michel. Surveiller et punir: naissance de la prison. Paris: Gallimard, 1975.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 13. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2006.
FOUCAULT, Michel. Do governo dos vivos: curso no Collège de France (1979-1980). Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Ed. WMF Martins Fontes, 2014.
FOUCAULT, Michel. A sociedade punitiva: curso no Collège de France (1972-1973). Tradução de Ivone C. Benedetti. São Paulo: Ed. WMF Martins Fontes, 2015.
FOUCAULT, Michel. Subjetividade e verdade: curso no Collège de France (1980-1981). Tradução de Rosemary Costhek Abilio. São Paulo: Ed. WMF Martins Fontes, 2016.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade 1: A vontade de saber. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. 10. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2020a.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade 2: O uso dos prazeres. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. 8. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2020b
FOUCAULT, Michel. Teorias e instituições penais: curso no Collège de France (1971-1972). Tradução de Rosemary Costhek Abilio. São Paulo: Ed. WMF Martins Fontes, 2020c.
MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política: livro I: o processo de produção do capital. Tradução de Rubens Enderle. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2017.
MASCARO, Alysson Leandro. Estado e forma política. São Paulo: Boitempo, 2013
MASCARO, Alysson Leandro. Filosofia do direito. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2021.
MASCARO, Alysson Leandro; MORFINO, Vittorio. Althusser e o materialismo aleatório. São Paulo: Ed. Contracorrente, 2020.
ŽIŽEK, Slavoj. Um mapa da ideologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.