Além dos sentidos: glossário de termos e conceitos da área musical em Libras
Keywords:
Glossário de termos e conceitos da área musical em Libras. Além dos sentidos. Ensino de música para visossinalizantes. Glosario de señas de la área de la musical en Libras. Además de los sentidos. Enseño de música para visossinalizantes.Abstract
RESUMO: Este artigo tem como objetivo divulgar a pesquisa de pós-graduação lato sensu em Língua brasileira de sinais e o glossário Além dos sentidos: glossário de termos e conceitos da área musical em Libras que dela se originou. A pesquisa está dividida em dois momentos, o primeiro, quantitativo, e o segundo, configurado como ação. Na primeira fase, entendemos que a aprendizagem e fruição da música por sujeitos visuais é possível e real, desde que mediada pela Libras; na segunda, propusemos uma ação que culminou com a elaboração de um glossário de sinais da área da música em Libras. O glossário foi lançado como livro eletrônico (e-book) e está sendo utilizado como material didático no ensino de Libras na disciplina de Libras do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). RESUMEN: Este artículo tiene como objetivo difundir la pesquisa de post-grado en la Lengua brasileña de señas y el glosario Além dos sentidos: glossário de termos e conceitos da área musical em Libras que de ella se originó. La investigación ocurrió en dos fases, la primera de carácter bibliográfico y la segunda se configuró como una acción. En la primera fase, entendemos que el aprendizaje y la fruición de la música por visuales es posible y real, desde que sea mediado por la Libras, en la segunda, propusimos una acción que culminó con la elaboración de un glosario de señas de la área de la música en Libras. El glosario fue publicado como un libro electrónico (e-book) y está siendo utilizado como material didáctico en el enseño en Libras en la disciplina de Libras del curso Licenciatura en Música de la Universidad Federal de Mato Grosso (UFMT).References
BARROS, M. E. Apresentação. In.: BENASSI, C. A.; DUARTE, A. S. Além dos sentidos: glossário de termos e conceitos da área musical em Libras. Cuiabá: Claudio Alves Benassi, 2015.
BENASSI, C. A. Além dos sentidos: glossário de termos e conceitos da área musical em Libras. Comunicação oral. VIII Semana de Letras e VI Encontro Nacional de Linguagem, História e Cultura. Universidade Estadual de Mato Grosso. Cáceres, 2015.
BENASSI, C. A.; DUARTE, A. S. Além dos sentidos: glossário de termos e conceitos da área musical em Libras. Cuiabá: Claudio Alves Benassi, 2015.
BRASIL. Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Diário Oficial da União, 25 abr. 2002.
FINK, R. Surdez e Música: será este um paradoxo? In. Anais do XVI Encontro Anual da ABEM e Congresso Regional da ISME na América Latina, 2007.
FINK, R. Ensinando Música ao Aluno Surdo: perspectivas para a ação pedagógica inclusiva. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Porto Alegre, 2009.
GLENNIE, E.!Evelyn Glennie. How to truly listen. Tradução de Durval
Castro e revisão de Felipe Hickmann Disponível em: http://www.ted.com/talks/lang/en/evelyn_glennie_shows_how_to_list en.html. 26 de setembro de 2013.
HAGUIARA-CERVELLINI, N. A musicalidade do surdo: representação e estigma. São Paulo: Plexus , 2003.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.