Libras e língua portuguesa: línguas que se entrelaçam na educação bilíngue para surdos

Autores

Palavras-chave:

Libras. Língua Portuguesa. Educação Bilíngue. Surdos.

Resumo

O presente artigo objetiva discutir acerca das repercussões geradas pela presença da Língua Brasileira de Sinais e da Língua Portuguesa no contexto educacional bilíngue para surdos, a partir dos estudos que abordam essa filosofia educacional. Para tanto, fundamentamo-nos nos principais documentos que orientam a educação de surdos, assim como em Vygotski (2008) e Bakhtin (2011). A metodologia foi a revisão da literatura, por meio de artigos publicados, nos últimos cinco anos, nas bases de dados Capes e Scielo. Percebemos que a Libras permanece reduzida a uma língua que serve de suporte para o acesso aos conhecimentos produzidos na língua majoritária.

Biografia do Autor

Michele Elias Carvalho, Universidade Católica de Pernambuco

Doutoranda em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco - Unicap. Mestra em Ciências da Linguagem pela mesma universidade (2013). Especialista em Educação de Jovens e Adultos, Globalização e Multiculturalidade (2009) e em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar (2001), ambas pela UFPE. Graduada em Pedagogia pela Fundação de Ensino Superior de Olinda (1998). Atualmente é professora 1, na função de Coordenadora Educacional, da Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão em Educação da Prefeitura Municipal do Jaboatão dos Guararapes. Assumiu, nessa rede, a função de Supervisora escolar, Gestora escolar, Coordenadora do programa de correção de fluxo escolar (2009-2012) e Chefe do Núcleo de Educação Especial (2013-2016), entre outras.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em coordenação de projetos educacionais, formação continuada de professores e Educação Especial. Possui o foco de suas pesquisas voltado para alfabetização e letramento, educação bilíngue para surdos e inclusão escolar.

Wanilda Alves Cavalcanti, Universidade Católica de Pernambuco

Graduação em Letras Neolatinas pela Faculdade Frassineti do Recife ( FAFIRE) (1979) ; Formação e Licenciatura Em Psicologia pela Faculdade Frassinetti do Recife (1983), graduação em Pedagogia - Hab. Supervisão Escolar pela Faculdade Frassinetti do Recife (1981).Especialista em Fonoaudiologia ( Unicap), Especialista em Educação Especial ( UFPE). Doutorado em Salud y Familia - Universidad de Deusto/Espanha (2003). Pós Doutorado pela Universidade Federal da Paraíba. Professor assistente III da Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão, surdez, surdocegueira, cegueira, Libras, aquisição da linguagem e comunicação.

Josiane Almeida da Silva, Universidade Católica de Pernambuco

Doutoranda em Ciências da Linguagem - Universidade Católica de Pernambuco - 2017.1 Possui Mestrado em Ciências da Linguagem pela mesma universidade (2011); Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE - 2016), Licenciatura plena em Letras pela Universidade Católica de Pernambuco (2008), especialização em Psicopedagogia pela Faculdade de Tecnologia (FATEC - 2010), Especialização em Atendimento Educacional Especializado e Educação Inclusiva pela Faculdade dos Guararapes (UNIFG - 2019). Atua na Educação Inclusiva e Coordenação Educacional da Secretaria de Educação do município do Jaboatão dos Guararapes.

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Publicado

2020-04-28

Como Citar

Carvalho, M. E., Cavalcanti, W. A., & da Silva, J. A. (2020). Libras e língua portuguesa: línguas que se entrelaçam na educação bilíngue para surdos. Revista Diálogos, 8(1), 318–334. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/9373