PEDAGOGIA BILÍNGUE – LIBRAS/LÍNGUA PORTUGUESA: CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Mauricéia Leite mauriceialeitte@hotmail.com
    Secretaria Municipal de Esducação de Rondonópolis

Palavras-chave:

Pedagogia. Formação de professores bilíngues na pedagogia. Legislação. Pedagogía. Formación de profesores bilingües en la pedagogía. Legislación.

Resumo

Este artigo oriundo de minha pesquisa de especialização em Libras, discute a formação de professores para as séries iniciais da educação infantil. A questão central em nossa temática é qual é a percepção do pedagogo no exercício de suas atividades de docência, frente a inclusão educacional de visuais. Diante desse questionamento, o objetivo desta pesquisa é compreender a percepção desse pedagogo frente a especificidade apontada acima, além de apresentar a importância de uma formação coerente para a atuação do pedagogo frente a inclusão do alunado visual e analisar a legislação vigente na educação de visuais para a política de inclusão educacional na pedagogia e educação bilíngue. Aplicamos entrevistas estruturadas a pedagogos em atuação sobre as questões já apontadas e os dados analisados apontam para a necessidade de uma formação específica e coerente do pedagogo que atuará na alfabetização do alunado visual.

Este artículo originario de mi investigación de especialización en Lengua Brasileña de Signos, que discute la formación de profesores para las series iniciales de la educación infantil. La cuestión central en nuestra temática es cuál es la percepción del pedagogo en el ejercicio de sus actividades de docencia, frente a la inclusión educacional de sordos. El objetivo de esta investigación es comprender la percepción de este pedagogo frente a la especificidad apuntada arriba, además de presentar la importancia de una formación coherente para la actuación del pedagogo frente a la inclusión de los alumnos sordos y analizar la legislación vigente en la educación de sordos para la política de inclusión educativa en la pedagogía y la educación bilingüe. Aplicamos entrevistas estructuradas a pedagogos en actuación sobre las cuestiones ya apuntadas y los datos analizados apuntan a la necesidad de una formación específica y coherente del pedagogo que actuará en la alfabetización del alumnado visual.

Biografia do Autor

Mauricéia Leite, Secretaria Municipal de Esducação de Rondonópolis

Especialista em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Licenciada em Pedagogia pela Universidade de Várzea Grande (UNIVAG). É professora da rede estadual de ensino pertencente ao quadro de docentes da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC/Rondonópolis). Desenvolveu e coordenou o projeto Arco íris que oportunizou aos alunos da escola em que atua, atendimento psico e oftalmológico. Participa do Grupo de Pesquisa Relendo Bakhtin Sentidos (REBAK Sentidos) e compõe o quadro de avaliadores e autores colaboradores da Revista Falange Miúda (ReFaMi). Rondonópolis.

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Publicado

2018-03-17

Como Citar

Leite, M. (2018). PEDAGOGIA BILÍNGUE – LIBRAS/LÍNGUA PORTUGUESA: CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Diálogos, 6(1), 141–156. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/6317

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