POIESIS DA LIBRAS E DA ESCRITA DAS LÍNGUAS DE SINAIS (ELiS): A utilização da visualidade da língua e da ELiS na poética de Duarte

Autores

  • Claudio Alves Benassi caobenassi@hotmail.com
    UFMT http://www.codimus.net
  • Anderson Simão Duarte anderson.uf.libras@gmail.com
    UFMT
  • Simone de Jesus Padilha simonejp1@gmail.com
    UFMT

Palavras-chave:

Poieis da Libras. Estética. ELiS.

Resumo

RESUMO: esse artigo é resultado preliminar de minha pesquisa de doutoramento em Estudos de Linguagem proposta ao Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso, orientada pela professora Simone de Jesus Padilha. O objeto de pesquisa aqui explorado é a poética da Libras e Escrita das Línguas de Sinais (ELiS) e a utilização da visualidade da língua e da escrita das línguas de sinais. Desvelamos nesse artigo o processo da produção artística do texto Sentimentos (2015). Sendo assim, apresentamos alguns aspectos fonéticos da Libras e da ELiS e a forma como os mesmos foram aí utilizados. RESUMEN: Ese artículo es resultado preliminar de mi investigación de doctorado en Estudios de Lenguaje en el Programa de Posgrado de Estudios de Lenguaje de la Universidad Federal de Mato Grosso, orientada por la docente Simone de Jesus Padilha. El objetivo de esa investigación es la poética de la Libras (Lengua brasileña de señas) y de la escrita de las lenguas de señas (ELiS) y el uso de la visualidad de la lengua e de la escrita de las lenguas de señas. Nosotros desvelamos en este artículo el proceso de producción artística del texto Sentimientos. Con este fin, mostraremos los aspectos de la fonética de la Libras y de la ELiS y la forma cómo los mismos fueran utilizados en el texto Sentimientos.

Referências

BARRETO, M.; BARRETO, R. Escrita de Sinais sem mistérios. Belo Horizonte: Edição do autor, 2012.

BENASSI, C. A. Texto musical dialógico: contribuições para a criação musical ampliadas pelas lentes conceituais bakhtinianas. Dissertação. Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea. Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso, 2014.

BENASSI, C. A. Configuração manual e alfabeto manual de Machado e Benassi 2014: A primeira monografia de pós-graduação Lato Senso do Brasil em ELiS. Revista Diálogos, Cuiabá, 2, dez. 2014. Disponível em: <https://periodicoscientificos.ufmt.br/index.php/revdia/article/view/2875/1 993>. Acesso em: 10 Fev. 2016.

BENASSI, C. A. Poiesis da libras e da escrita das línguas de sinais (ELiS): A utilização da visualidade da língua e da ELiS na poética de Duarte. Revista Falange Miúda (ReFaMi). Anais do I CEELiS, 04 de dez. de 2015. Disponível em http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/36.

BARROS, M. E. ELiS: Sistema brasileiro de Escrita das línguas de sinais. Porto Alegre: Penso, 2015.

DUARTE. Sentimentos. Poema. Circulação restrita.

DUARTE, A. S.; BENASSI, C. A. Sujeito Visual (Surdo): Um olhar contemporâneo. In.: Educação e seus sentidos no mundo digital. Anais do Semiedu. Cuiabá, 2015. Disponível em http://sistemas.ufmt.br/semiedu2015/site/.

ROSA, F. S. Literatura surda: criação e produção de imagens e textos. In.: ETC – Educação Temática Digital, Campinas, v. 7, n. 2, p. 58-64, jun. 2006.

SALLES, C. A. O gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: Intermeios, 2011.

Downloads

Publicado

2016-02-20

Como Citar

Benassi, C. A., Duarte, A. S., & Padilha, S. de J. (2016). POIESIS DA LIBRAS E DA ESCRITA DAS LÍNGUAS DE SINAIS (ELiS): A utilização da visualidade da língua e da ELiS na poética de Duarte. Revista Diálogos, 3(2), 37–47. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/3368

Edição

Seção

Caderno Estudos Linguísticos e Literários