ALÉM DOS SENTIDOS I Ensaio a respeito da escrita de sinais
Palavras-chave:
SignWriting. Escrita de sinais. Educação de surdos.Resumo
Este paper tem como objetivo discutir a escrita da língua de sinais e, ainda, apresentar suas possibilidades na educação de surdos. A criança ouvinte aprende a falar e a se comunicar na língua oral. No momento da aprendizagem, adquiri a escrita da sua língua materna, enquanto o surdo sinaliza e se comunica visualmente, mas a aquisição da escrita passa pela segunda língua, gerando um lacuna em seu aprendizado que dificilmente será preenchida.Referências
BAKHTIN, M. M. [1929] Estética da criação verbal. 4a.ed. São Paulo: Martins Fontes. 2003.
CAMPELLO, A.R.S. Deficiência auditiva e LIBRAS. Indaial: Uniasselvi, 2011.
PÉCORA, A. B; OSAKABE, H. Apresentação. In: Linguagem, escrita e poder. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.
SANTAELLA, L. O que é semiótica. São Paulo: Brasiliense, 1983. STUMPF, M. R. Escrita de Língua de Sinais. Indaial: Uniasselvi, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.