ALÉM DOS SENTIDOS I Ensaio a respeito da escrita de sinais

Autores

  • Claudio Alves Benassi professorcaobenassi@codimus.net
    UFMT
  • Anderson Simão Duarte anderson.uf.libras@gmail.com
    UFMT

Palavras-chave:

SignWriting. Escrita de sinais. Educação de surdos.

Resumo

Este paper tem como objetivo discutir a escrita da língua de sinais e, ainda, apresentar suas possibilidades na educação de surdos. A criança ouvinte aprende a falar e a se comunicar na língua oral. No momento da aprendizagem, adquiri a escrita da sua língua materna, enquanto o surdo sinaliza e se comunica visualmente, mas a aquisição da escrita passa pela segunda língua, gerando um lacuna em seu aprendizado que dificilmente será preenchida.

Biografia do Autor

Claudio Alves Benassi, UFMT

Professor do dpto de letras

Anderson Simão Duarte, UFMT

Professor do dpto de letras

Referências

BAKHTIN, M. M. [1929] Estética da criação verbal. 4a.ed. São Paulo: Martins Fontes. 2003.

CAMPELLO, A.R.S. Deficiência auditiva e LIBRAS. Indaial: Uniasselvi, 2011.

PÉCORA, A. B; OSAKABE, H. Apresentação. In: Linguagem, escrita e poder. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.

SANTAELLA, L. O que é semiótica. São Paulo: Brasiliense, 1983. STUMPF, M. R. Escrita de Língua de Sinais. Indaial: Uniasselvi, 2011.

Downloads

Publicado

2014-07-10

Como Citar

Benassi, C. A., & Duarte, A. S. (2014). ALÉM DOS SENTIDOS I Ensaio a respeito da escrita de sinais. Revista Diálogos, 2(1), 92–101. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/2766

Edição

Seção

Caderno Estudos Linguísticos e Literários