Formação de docentes de Libras para a educação infantil e séries iniciais: a Pedagogia numa perspectiva bilíngue

Autores

  • Maurycéia Leite mauryceialeitte@hotmail.com
    Centro Universitário Leonardo da Vinci

Palavras-chave:

Pedagogia bilíngue. AEE. Escrita de língua de sinais. Pedagogía bilingüe. AEE. Escrita de lengua de señas.

Resumo

RESUMO: este artigo tem como objetivo analisar os dispositivos legais que regulamentam a formação do professor de Libras. Para tanto, discutiremos a implementação da formação de pedagogos bilíngues para o ensino de sujeitos visuais, além de apresentar o principal lócus de ensino que demanda a atuação deste profissional. Nesse sentido, foi realizada uma análise do Decreto n. 5.626/05 que regulamenta a lei que determina o ensino da Libras, e, que também define a respeito da formação de professores de Libras. Para a concretização desse estudo, delimitamos nosso objeto de pesquisa, fizemos alguns apontamentos acerca do currículo dos cursos de formação de pedagogos das IES da Baixada Cuiabana. Nesse recorte, analisamos a alfabetização do visual, competências e habilidades do pedagogo bilíngue, bem como outras questões como, por exemplo, a escrita de línguas de sinais e sua inserção no AEE. A metodologia aplicada é de revisão bibliográfica e análise comparativa entre a legislação e os currículos dos cursos de pedagogia das IES selecionadas em vigor. Os resultados desta pesquisa apontaram a necessidade da criação do curso de Pedagogia bilíngue. RESUMEN: este artículo tiene como objetivo analizar las disposiciones legales que reglamentan la formación de maestros de la Libras. Para tanto, discutiremos la implementación de la formación del profesorado bilingüe para la enseñanza de los sujetos visuales, además de presentar el locus de enseño que demanda la actuación de este profesional. En este sentido, fue realizado un análisis del Decreto. 5.626/05 que reglamenta la ley que determina la enseñanza de Libras, y, que también fija sobre la formación de los maestros de Libras. Para concretizar este estudio, delimitamos nuestro objeto de pesquisa, hicimos algunos apuntamientos sobre el plan de estudios de los cursos de formación de pedagogos de las IES de la Baixada Cuiabana. En este artículo, analizamos la alfabetización del visual, competencias y habilidades del maestro bilingüe, así como otras cuestiones, como por ejemplo, la escrita de las lenguas de señas y su inclusión en el AEE. La metodología aplicada es la revisión bibliográfica y un análisis comparativo de la legislación y los planes de estudio de los cursos de pedagogía de las IES seleccionada en vigencia. Los resultados indican la necesidad de la creación del curso de Pedagogía bilingüe.

Biografia do Autor

Maurycéia Leite, Centro Universitário Leonardo da Vinci

Acadêmica do curso de Pós-graduação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) do Centro Universitário Leonardo da Vinci. Indaial/Cuiabá.

Referências

ALVES, R. da C.; BENASSI, C. A. Ambiente Virtual de Ensino- Aprendizagem de Escrita das Línguas de Sinais (AVELiS): da concepção a (re)estruturação. Monografia. Especialização em Educação especial com Ênfase em Libras. Cáceres: Faculdade do Pantanal, 2016.

BENASSI, C. A. Além dos sentidos: a Escrita da Línguas de Sinais como uma proposta de produção acadêmica do surdo. In.: Seminário Educação 2014: Educação e seus modos de ler-escrever em meio à vida. (22: 2014: Cuiabá, MT).

BENASSI, C. A.; DUARTE, A. S.; PADILHA, S. de J. Libras no ensino superior: sessenta horas para aprender a língua e/ou como se estrutura. Revista Norteamentos. V.5, N.10, 2012. Disponível em http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/norteamentos/arti cle/view/1052. Consulta em 22 de abr. 2016.

CAMBI, F. História da pedagogia. São Paulo: ed. da Unesp, 1999.

DUARTE, A. S.; BENASSI, C. A. Sujeito visual (surdo): um olhar contemporâneo. Seminário de educação 2015: Educação e seus sentidos no mundo digital. Cuiabá, 2015. Disponível em http://sistemas.ufmt.br/semiedu2015/site/. Consulta em 22 de abr. 2016.

LIMA, L. de O. Estórias da Educação no Brasil: de Pombal a

Passarinho. 3. ed. Rio de Janeiro: Brasília, 1975.

SAVIANI, D. A pedagogia no Brasil: história e teoria (Coleção

Memória da Educação). Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

BENASI, C. A.; DUARTE, A. S. Além dos sentidos I: ensaio a respeito da

Escrita de Sinais. Revista Diálogos. V. 2, N. 1. 2014. Disponível em

https://periodicoscientificos.ufmt.br/index.php/revdia/article/view/27 66. Consulta em 21 de mai. 2016.

LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia

crítica-social dos conteúdos. 8. ed. São Paulo: Loyola, 1989.

SILVA, E. V. de L. A escrita de Língua de sinais na escola inclusiva através do AEE. In.: VIII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Londrina, 2013. Disponível em http://www.uel.br/eventos/congressomultidisciplinar/pages/arquivos /anais/2013/AT01-2013/AT01-083.pdf. Consulta em 20 de abr. 2016.

Downloads

Publicado

2017-04-12

Como Citar

Leite, M. (2017). Formação de docentes de Libras para a educação infantil e séries iniciais: a Pedagogia numa perspectiva bilíngue. Revista Diálogos, 4(1), 90–104. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/3899

Edição

Seção

Chamada temática