Descrição textual

a ordem do expor na entrevista em Libras com especialista

Autores

Palavras-chave:

Interacionismo sociodiscursivo, Gêneros textuais, Modelo análise de texto, Tipos de discurso, Libras

Resumo

Este trabalho pretende identificar regularidades na construção dos tipos discursivos da ordem do expor presentes em um texto exemplar do gênero entrevista em Libras com especialista. O referencial teórico está representado por contribuições do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), mais especificamente pela noção de discurso como segmento de formas linguísticas específicas, que, conforme as regularidades, pode ser classificado em quatro mundos discursivos. O contexto de geração de dados é o da produção de uma entrevista com especialista em Educação Física para alunos surdos. Os resultados da análise mostram que a ocorrência da ordem do expor está associada ao tema central e ao objetivo do texto sinalizado - apresentar informações científicas dos conteúdos tematizados, bem como a características linguísticas que marcam o discurso teórico autônomo e o discurso interativo implicado. Essa configuração pode subsidiar a construção de um modelo de descrição com vista a sua didatização no ensino de Libras para aprendizes ouvintes.

Biografia do Autor

Girlaine Felisberto de Caldas Aguiar, Universidade Federal de Campina Grande

Doutorado em andamento - Linguagem e Ensino - área de Estudos Linguísticos, linha de pesquisa: ensino de línguas e formação docente (UFCG, 2020...)
Mestrado em Linguagem e Ensino - área de Estudos Linguísticos (UFCG, 2019)
Professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
Interesses de pesquisa: estudos linguísticos e linguística aplicada no ensino de língua, com ênfase em Libras, principalmente nos seguintes temas: gêneros textuais, ensino de língua na aprendizagem para ouvintes, história dos surdos, elaboração de material didático em área de formação e desenvolvimento de professores de língua. Desenvolve pesquisas sobre a fundamentação teórico-metodológica do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) no trabalho docente e ensino-aprendizagem da produção e compreensão de gêneros da língua no contexto de aprendizes ouvintes.

Maria Augusta Reinaldo, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Letras pela Universidade Regional do Nordeste (1974), mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1981), doutorado em Lingüística pela Universidade Federal de Pernambuco (1994) e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal de Pernambuco (1994). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Campina Grande e professor associado da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua materna, formação de professor, ensino, escrita e ensino de escrita.

Shirley Barbosa das Neves Porto, Universidade Federal de Campina Grande

Professora do curso de Licenciatura em Letras Libras e do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), é doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tem mestrado em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), especialização em Educação pela UFCG e pedagogia com habilitação em Educação de Surdos também pela UFCG. Os estudos estão centrados na Educação Bilíngue para Surdos, Educação e Semiárido, Literatura Surda e em Línguas de Sinais (produção de surdos, tradução e adaptações para a Libras, o efeito estético no processo tradutório), Processos de ensino de literatura em língua de sinais, formação de professores e ensino de Literatura e de Libras na perspectiva dos gêneros textuais, considerando o contexto de L1 e L2 do aprendiz.

Referências

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Publicado

2024-05-07

Como Citar

Felisberto de Caldas Aguiar, G., Gonçalves de Macedo Reinaldo, M. A., & Barbosa das Neves Porto, S. (2024). Descrição textual: a ordem do expor na entrevista em Libras com especialista. Revista Diálogos, 12(1), 6–21. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/17024

Edição

Seção

Dossiê Temático