Descrição textual

a ordem do expor na entrevista em Libras com especialista

Authors

Keywords:

Sociodiscursive interactionism, Textual genres, Text analysis model, Types of speech, Libras

Abstract

This work intends to identify regularities in the construction of the discursive types of the expose order presents an exemplary text of the genre interview in Libras with a specialist. The theoretical framework is confirmed by the contributions of Sociodiscursive Interactionism (ISD), more specifically by the notion of specific discourses, which, conform to regularities, which can be like in four specific discursive worlds. The context of data generation is the production of an interview with a specialist in Physical Education for deaf students. The results of the analysis show that the occurrence of the objective expose order is associated with the theme of the centrally signed text - presents the scientific information of the thematic contents, as well as the linguistic characteristics that mark the theoretical discourse and the implicit interactive discourse. This configuration can support the construction of a descriptive model aiming its didactics in teaching Libras to listeners.

Author Biographies

Girlaine Felisberto de Caldas Aguiar, Universidade Federal de Campina Grande

Doutorado em andamento - Linguagem e Ensino - área de Estudos Linguísticos, linha de pesquisa: ensino de línguas e formação docente (UFCG, 2020...)
Mestrado em Linguagem e Ensino - área de Estudos Linguísticos (UFCG, 2019)
Professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
Interesses de pesquisa: estudos linguísticos e linguística aplicada no ensino de língua, com ênfase em Libras, principalmente nos seguintes temas: gêneros textuais, ensino de língua na aprendizagem para ouvintes, história dos surdos, elaboração de material didático em área de formação e desenvolvimento de professores de língua. Desenvolve pesquisas sobre a fundamentação teórico-metodológica do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) no trabalho docente e ensino-aprendizagem da produção e compreensão de gêneros da língua no contexto de aprendizes ouvintes.

Maria Augusta Gonçalves de Macedo Reinaldo, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Letras pela Universidade Regional do Nordeste (1974), mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1981), doutorado em Lingüística pela Universidade Federal de Pernambuco (1994) e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal de Pernambuco (1994). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Campina Grande e professor associado da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua materna, formação de professor, ensino, escrita e ensino de escrita.

Shirley Barbosa das Neves Porto, Universidade Federal de Campina Grande

Professora do curso de Licenciatura em Letras Libras e do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), é doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tem mestrado em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), especialização em Educação pela UFCG e pedagogia com habilitação em Educação de Surdos também pela UFCG. Os estudos estão centrados na Educação Bilíngue para Surdos, Educação e Semiárido, Literatura Surda e em Línguas de Sinais (produção de surdos, tradução e adaptações para a Libras, o efeito estético no processo tradutório), Processos de ensino de literatura em língua de sinais, formação de professores e ensino de Literatura e de Libras na perspectiva dos gêneros textuais, considerando o contexto de L1 e L2 do aprendiz.

References

ARAÚJO, Magali Nicolau de Oliveira. Os espaços na Libras. Tese (Doutorado em Linguística) – Programa Pós-Graduação em Linguística do Departamento de Linguística, Português e Língua Clássicas) Universidade de Brasília, Brasília, Brasil, 2016.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Anna Rachel Machado e Maria de Lourdes Meirelles Matencio (orgs). Campinas, SP: Mercado de Letras, 2006.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividades de linguagem, textos e discurso: por um interacionismo sociodiscursivo. Tradução de Anna Rachel Machado e Péricles da Cunha. São Paulo: Educ, 1999.

BRONCKART, Jean-Paul. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Tradução Anna Rachel Machado, Maria de Lourdes Meirelles Matencio, Campinas, SP: Mercado de Letras, 2008.

BULEA, Ecaterina Bronckart; BRONCKART, Jean-Paul. As representações do agir educacional no quadro do gênero entrevista. In: As unidades semióticas em ação: estudos linguísticos e didáticas na perspectiva do interacionismo sociodiscursivo. Eliane Gouvêa Lousada, Luiza Bueno e Ana Maria de Mattos Guimarães (orgs). Campinas, SP: Mercado de Letras, 2017.

FELIPE, Tanya A; MONTEIRO, Myrna S. Libras em Contexto: curso básico, livro do professor instrutor – Brasília: Programa Nacional de Apoio à Educação dos Surdos, MEC: SEESP, 2007.

FERREIRA, Lucinda. Por uma gramática da Língua de Sinais. Reimpressão Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2010.

GESSER, Audrei. “Um olho no professor surdo e outro na caneta”: Ouvintes aprendendo a Língua Brasileira de Sinais. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) - Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem) Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil, 2006.

QUADROS, Ronice Müller de; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de Sinais Brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre. Artes Médicas. 2004.

QUADROS, Ronice Müller de. Libras. São Paulo: Parábola, 2019.

TEIXEIRA, Carla. O especialista e outros sujeitos em artigos jornalísticos de divulgação científica na área da saúde. In: Literacia científica na escola. Gonçalves, M. & Jorge, N. (org.). Lisboa: NOVA FCSHCLUNL, 2018.

WILCOX, Sherman; WILCOX, Phillis Perrin. Aprender a Ver. Tradução: Tarcício de Arantes Leite. Petrópolis: Editora Arara Azul. 2005.

Published

2024-05-07

How to Cite

Felisberto de Caldas Aguiar, G., Gonçalves de Macedo Reinaldo, M. A., & Barbosa das Neves Porto, S. (2024). Descrição textual: a ordem do expor na entrevista em Libras com especialista. Revista Diálogos, 12(1), 6–21. Retrieved from https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/17024