Descrição textual
a ordem do expor na entrevista em Libras com especialista
Palavras-chave:
Interacionismo sociodiscursivo, Gêneros textuais, Modelo análise de texto, Tipos de discurso, LibrasResumo
Este trabalho pretende identificar regularidades na construção dos tipos discursivos da ordem do expor presentes em um texto exemplar do gênero entrevista em Libras com especialista. O referencial teórico está representado por contribuições do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), mais especificamente pela noção de discurso como segmento de formas linguísticas específicas, que, conforme as regularidades, pode ser classificado em quatro mundos discursivos. O contexto de geração de dados é o da produção de uma entrevista com especialista em Educação Física para alunos surdos. Os resultados da análise mostram que a ocorrência da ordem do expor está associada ao tema central e ao objetivo do texto sinalizado - apresentar informações científicas dos conteúdos tematizados, bem como a características linguísticas que marcam o discurso teórico autônomo e o discurso interativo implicado. Essa configuração pode subsidiar a construção de um modelo de descrição com vista a sua didatização no ensino de Libras para aprendizes ouvintes.
Referências
ARAÚJO, Magali Nicolau de Oliveira. Os espaços na Libras. Tese (Doutorado em Linguística) – Programa Pós-Graduação em Linguística do Departamento de Linguística, Português e Língua Clássicas) Universidade de Brasília, Brasília, Brasil, 2016.
BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Anna Rachel Machado e Maria de Lourdes Meirelles Matencio (orgs). Campinas, SP: Mercado de Letras, 2006.
BRONCKART, Jean-Paul. Atividades de linguagem, textos e discurso: por um interacionismo sociodiscursivo. Tradução de Anna Rachel Machado e Péricles da Cunha. São Paulo: Educ, 1999.
BRONCKART, Jean-Paul. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Tradução Anna Rachel Machado, Maria de Lourdes Meirelles Matencio, Campinas, SP: Mercado de Letras, 2008.
BULEA, Ecaterina Bronckart; BRONCKART, Jean-Paul. As representações do agir educacional no quadro do gênero entrevista. In: As unidades semióticas em ação: estudos linguísticos e didáticas na perspectiva do interacionismo sociodiscursivo. Eliane Gouvêa Lousada, Luiza Bueno e Ana Maria de Mattos Guimarães (orgs). Campinas, SP: Mercado de Letras, 2017.
FELIPE, Tanya A; MONTEIRO, Myrna S. Libras em Contexto: curso básico, livro do professor instrutor – Brasília: Programa Nacional de Apoio à Educação dos Surdos, MEC: SEESP, 2007.
FERREIRA, Lucinda. Por uma gramática da Língua de Sinais. Reimpressão Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2010.
GESSER, Audrei. “Um olho no professor surdo e outro na caneta”: Ouvintes aprendendo a Língua Brasileira de Sinais. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) - Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem) Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil, 2006.
QUADROS, Ronice Müller de; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de Sinais Brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre. Artes Médicas. 2004.
QUADROS, Ronice Müller de. Libras. São Paulo: Parábola, 2019.
TEIXEIRA, Carla. O especialista e outros sujeitos em artigos jornalísticos de divulgação científica na área da saúde. In: Literacia científica na escola. Gonçalves, M. & Jorge, N. (org.). Lisboa: NOVA FCSHCLUNL, 2018.
WILCOX, Sherman; WILCOX, Phillis Perrin. Aprender a Ver. Tradução: Tarcício de Arantes Leite. Petrópolis: Editora Arara Azul. 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.