A PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR QUANTO AO PERFIL DO GESTOR DIANTE DO PROCESSO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA

Autores/as

  • Nádia Ligianara Dewes Nyari nadialigianara@hotmail.com
    Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde, MT, Av. Universitária, 1000, Parque das Emas - Lucas do Rio Verde MT, 78455-000 -Brasil
  • Marcos Alves De Souza marcos-souza@hotmail.com
    Universidade de São Paulo - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" – ESALQ – USP, Sorocaba, SP, Brasil.
  • Geverson Tobias Böhm geversonbohm@faculdadelasalle.edu.br
    Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde, MT, Av. Universitária, 1000, Parque das Emas - Lucas do Rio Verde MT, 78455-000 -Brasil
  • Sandra Ines Horn Bohm sandrabohm@faculdadelasalle.edu.br
    Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde, MT, Av. Universitária, 1000, Parque das Emas - Lucas do Rio Verde MT, 78455-000 -Brasil

DOI:

10.30781/repad.v3i3.9201

Palabras clave:

Participação, liderança, ouvir e dialogar.

Resumen

O propósito desse estudo é analisar a percepção da comunidade escolar quanto ao perfil do diretor/gestor a partir da realidade da gestão democrática, enfatizando primeiramente alguns pontos de caráter descritivo, permitindo uma conceituação sobre o tema gestão e suas relações, com o intuído de evidenciar seus condicionamentos sociais e capitalistas, a serviço de objetivos autoritários propostos. Posteriormente a pesquisa se apresenta com uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, baseando – se na aplicação de um questionário a fim de checar as causas do problema. Os resultados obtidos ressaltam o entendimento que a comunidade escolar tem sobre o papel do gestor dentro do sistema nele enquadrados, no entanto esse processo não está totalmente implantado ou consolidado, fazendo com que ocorra confusão com perfil do diretor no meio educacional. Entretanto a participação da comunidade escolar na implantação da gestão democrática tem papel de extrema relevância e importância, conforme apontou a pesquisa. No entanto, muitas vezes é deixada de lado pelo grupo escolar que ainda nos dias de hoje, descreve o gestor como líder com habilidade de autoritarismo, com algumas habilidades, as quais podemos enfatizar o saber ouvir e capacidade de dialogar, sobretudo incentivar a participação escolar no contexto escolar.

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Citas

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Publicado

2019-12-31

Cómo citar

NYARI, N. L. D.; SOUZA, M. A. D.; BÖHM, G. T.; BOHM, S. I. H. A PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR QUANTO AO PERFIL DO GESTOR DIANTE DO PROCESSO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA. Revista Estudos e Pesquisas em Administração, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 77–97, 2019. DOI: 10.30781/repad.v3i3.9201. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/9201. Acesso em: 22 jul. 2024.