ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DO EMPREENDEDORISMO NO BRASIL NO PERÍODO DE 2002 A 2016

Autores

DOI:

10.30781/repad.v3i2.8674

Palavras-chave:

Empreendedorismo. Desenvolvimento econômico. Atividade Empresarial.

Resumo

Este artigo apresenta a evolução do empreendedorismo no Brasil, nos últimos 15 anos, utilizando como fonte de dados secundário, as pesquisas do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Serviço de Apoio as Micros e Pequenas Empresas (SEBRAE), cuja buscas realizadas de 2002 a 2016. Os resultados apontam uma análise descritiva quanto á taxa de empreendedores novos e nascentes, taxa de empreendedorismo segundo estágio do empreendedor (inicial e estabelecido), bem como, a taxa de empreendedorismo iniciais segundo sua motivação (por oportunidade ou necessidade), empreendedores segundo gênero, faixa etária e grau de escolaridade. Este estudo mostrou que o Brasil de 2002 a 2016 apresenta um crescimento significativo em relação ao empreendedorismo, assim como avanço da contribuição do sexo feminino na economia, aumento do empreendedorismo por oportunidade, bem como estabilidade e maior período de sobrevivência dos negócios já existentes.

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Biografia do Autor

José Alan Barbosa da Silva, Universidade Estadual de Goiás - UEG Programa de Pós-graduação em Gestão de Negócios

Possui Pós-graduação em Gestão de Negócios (02/2017-06/2018), e em Gestão Estratégica de Logística (02/2016-03/2017) ambos pela Universidade Estadual de Goiás UEG. Graduado Tecnólogo em Logística (2013-2015), e Bacharel em Administração (2015-2019) ambos pela Universidade Estácio de Sá UNESA. Habilitação Profissional Técnica em Logística Empresarial (2010-2012) pelo Instituto Tecnológico do Estado de Goiás ITEGO. Atualmente é Pós-graduando em Docência na Educação Profissional, Técnica e Tecnológica (10/2018-06/2020) pelo Instituto Federal de Goiás IFG. Possui Experiência Profissional Plena de 16 anos, Pesquisas Publicadas, Interesse, e, Docência nas áreas de: Gestão de Operações Logística e Transportes; Modais de Transportes e Infraestrutura; Cadeia de Suprimentos; Distribuição Física; Logística Industrial e Reversa; Administração da Produção; Sistemas de Produção; Planejamento e Controle da Produção; Projetos Logísticos; Gestão de Estoques e Armazenagem; Teoria Geral da Administração; Introdução à Administração; Administração Estratégica, Empreendedorismo, Serviço ao Cliente e Customer Service Logistics.

Murilo Sergio Vieira Silva, Universidade Estadual de Goiás - UEG Programa de Pós-graduação em Gestão de Negócios

Graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário de Goiás com Pós-graduação em Administração Estratégica em Marketing pela Universidade Estadual de Goias, Mestre em Psicologia em análise do comportamento com ênfase no comportamento do consumidor pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Professor do curso de Administração e Coordenador do Programa de Pós-graduaçaõ em Gestão de Negócios da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e do Centro Universitário de Anápolis (UniEVANGÉLICA).

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Publicado

2019-08-29

Como Citar

DA SILVA, J. A. B.; SILVA, M. S. V. ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DO EMPREENDEDORISMO NO BRASIL NO PERÍODO DE 2002 A 2016. Revista Estudos e Pesquisas em Administração, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 115–137, 2019. DOI: 10.30781/repad.v3i2.8674. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/8674. Acesso em: 28 mar. 2024.