Um estudo sobre motivação de equipe com os colaboradores de uma empresa do ramo de serviço de telecomunicação

Autores

DOI:

10.30781/repad.v4i3.10513

Palavras-chave:

Motivação de equipe. Clima organizacional. Teorias motivacionais.

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo verificar os fatores que geram motivação nos colaboradores de uma organização do ramo de serviços de telecomunicação no município de Itaituba, no estado do Pará. Constatou-se que estes se sentem motivados por seus superiores e que existe sim um clima de confiança, de cooperação entre os departamentos e que os fatores que influenciam a motivação são a “estabilidade no emprego”, “salário”,  “trabalho que realiza”, seguido do “ambiente de trabalho”, “reconhecimento” e “chance de progresso na organização”. Os colaboradores também apontaram alguns fatores que poderiam ser melhorados na empresa, que na apresentação dos resultados foram divididos em categorias: melhorias no trabalho em equipe e união dos colaboradores; melhorias na comunicação com o gestor e lideranças; mais reconhecimento; capacitação para colaboradores; e combate ao assédio moral e intimidação. Assim, conclui-se que a motivação de equipe é um importante fator a ser considerado na administração de uma empresa pois reflete diretamente na qualidade do trabalho prestado pelos colaboradores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ÁGIL - EMPRESA COMUNICAÇÕES E NEGÓCIOS. Comunicação empresarial: Conceito, aplicações e importância na prática. 1.ed. Copyright, 2014. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=bXEQBQAAQBAJ&printsec=frontcover&dq=COMUNICA%C3%87%C3%83O+EMPRESARIAL+AGIL&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjz87PJoPHlAhUhFLkGHT9nBdgQ6AEIKjAA#v=onepage&q&f=false>. Acesso em: 24 set. 2019.

ALFAYA, Taiz Vieira. Teoria Geral da administração. 2008. Disponível em: <https://www2.unifap.br/glauberpereira/files/2015/12/TGA-EBOOK2.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2019.

ANDRADE, Maria Margarida De. Introdução à metodologia do trabalho científico. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

ARAUJO, Marcos Henrique Ribeiro. As 9 competências: um guia para você administrador se sobressair no mercado de trabalho. Goiânia: Porto Vital, 2015.

CALDEIRA, Jorge. Monitoração da performance organizacional. Lisboa: Actual, 2014.

CARDOZO. Carla Marchesini. O trabalho em equipe e seus motivadores. Dissertação: São Paulo, 2003.

CARVALHO, Maria do Carmo Nacif de. Relacionamento Interpessoal: como preservar o sujeito coletivo. Rio de Janeiro: LTC, 2009.

CASTANEDA, Luis Martinez. As 25 tarefas incontornáveis do gestor de pme. Lisboa: Ectual, 2011.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 6.ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

______. Introdução à Teoria geral da administração (uma visão abrangente da moderna administração nas organizações). Edição compacta. 7ª ed. Rio de janeiro: Elsevier, 2003.

______. Introdução à teoria geral da administração. 8.ed. rev. atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

DAFT, R. L.; AVRITCHER, H. O. Administração. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

FERREIRA, Edson. Equipe inabalável: 52 técnicas matadoras de liderança. Rio de Janeiro: Autografia, 2019.

FIDELIS, Gilson José; BANOV, Márcia Regina. Gestão de recursos humanos: tradicional e estratégica. 2.ed. São Paulo: Érica, 2007

FIEDMAN, Ron. Como ser Feliz no meu trabalho? a neurociência explica o que fazer para transformar o seu ambiente de trabalho rumo à autorrealização. 1.ed. São Paulo: Inversos, 2017.

GALHANAS, Carla Regina Golveia. A motivação dos recursos humanos nos novos modelos de gestão da administração pública. 2009. Disponível em: <https://www.repository.utl.pt/bitstream/10400.5/1757/1/TESE%20DE%20MESTRADO%20-%20CARLA%20GALHANAS%20-%20VERS%C3%83O%20 FINAL.pdf>. Acesso em 18 out 2019.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos e pesquisa. 2009. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad 005.pdf>. acesso em: 19 out. 2019.

GOMES, Duarte. Psicologia das organizações do trabalho e dos recursos humanos. Coimbra: Coimbra Companions, 2012.

GREENBERG, Jerrold S. Administração do estresse. 6.ed. São Paulo: Malone, 2002.

IVANCEVICH, Jhon M. Gestão de recursos humanos. 10.ed. São Paulo: AMCH Editora, 2008.

JONE, Gareth R; GEORGE, Jennifer M. Fundamentos da administração contemporânea. 4.ed. Porto Alegre: AMGH Editora, 2011.

LIMA, Lucas de; SILVA, Lucas Eduardo Pereira da; HOROTECKI, Marceli Fabricio. Cultura organizacional. VIII Simpósio de excelência em gestão e tecnologia, PUC Paraná, 2011. Disponível em <https://www.aedb. br/seget/arquivos/artigos11/32914309.pdf>. acesso em 16 out. 2019.

LISBOA, Anderson. Assédio moral no ambiente de trabalho. 2011. Disponível em: <https://facnopar.com.br/conteudo-arquivos/arquivo-2017-06-14-14974708 572814.pdf>. Acesso em: 08 nov. 2019.

MAÇÃES, Manuel Alberto Ramos. Manual da gestão moderna: Teoria e prática. Lisboa Portugal: Actual, 2014.

MOREIRA, Mitsy. Motivação: Um desafio para as organizações. 2015. Disponível em <http://www.inovarse.org/sites/default/files/T_15_050M.pdf> Acesso em: 30 set. 2019.

MUSSAK, Eugenio. Com gente é diferente: Inspirações para quem precisa fazer gestão de pessoas. São Paulo: Integrare Editora, 2014.

QUEIROZ, Marcos Aurelio Campos de; SIQUEIRA, Benjamim de Souza; FIGUEIREDO, Daniele de Moura; NOVAES, Juliane Furtado. Gestão de Pessoas e Clima Organizacional: práticas adotadas pelas empresas brasileiras para a valorização dos colaboradores. XXV Encontro Nac. de Eng. de Produção – Porto Alegre: RS, 2005.

SOARES, Bruna Caroline Moreira. Motivação nas organizações. 2015. Disponível em: <https://cepein.femanet.com.br/BDigital/arqTccs/1211390795. pdf>. Acesso em: 18 out. 2019.

SPINELI, Juliano Moralis. Liderança e Motivação nas organizações. Trabalhos de Conclusão de Curso Graduação em Administração – Centro Universitário Anhanguera de Leme, Leme, 2017. Disponível em: <http://repositorio.pgsskroton.com.br/bitstream/123456789/15838/1/JULIANO%20MORALIS%20SPINELI.pdf>. Acesso em 14 out. 2019.

Downloads

Publicado

2020-10-01

Como Citar

MULLER, F. H. L.; PORTELA, D. K. L.; GONÇALVES, R. C. de C.; SOUZA, G. D. de. Um estudo sobre motivação de equipe com os colaboradores de uma empresa do ramo de serviço de telecomunicação. Revista Estudos e Pesquisas em Administração, [S. l.], v. 4, n. 3, 2020. DOI: 10.30781/repad.v4i3.10513. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/10513. Acesso em: 18 abr. 2024.