AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE ECONOMIA DE ENERGIA E REDUÇÃO DE EMISSÕES DE CO2 EM UM SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO

Autores

DOI:

10.30781/repad.v4i1.9542

Palavras-chave:

Ônibus elétrico. Emissões de gases de efeito estufa. Consumo de combustível. Mobilidade urbana sustentável.

Resumo

O crescimento das emissões de poluentes no setor transportes, fruto do incremento da frota de veículos em circulação no país, motivou sobremaneira a elaboração deste trabalho, que se propôs a comparar o consumo de combustível, consumo de energia e emissão de CO2 equivalente de duas tecnologias alternativas ao uso de combustíveis não renováveis – os ônibus híbridos e elétricos. Foram propostos sete cenários nas rotas do Gama, Ceilândia, Sobradinho, Taguatinga e Jardim Botânico. O estudo propôs três métodos de cálculo que podem ser utilizados para ônibus urbanos. Quanto aos resultados constatou-se que, em termos de emissão de CO2, o ônibus elétrico tem um potencial poluidor 64,7% menor do que o ônibus movido a diesel. O ônibus híbrido tem o potencial de emitir 23,9% menos CO2 e consumir 18,8% menos combustível que o convencional. Os resultados mostraram que não houve diferença entre a inserção de novas tecnologias em rotas fora do horário de pico. A partir dos resultados, discute-se a importância da priorização de fontes renováveis na matriz energética brasileira, com vista a uma maior utilização de combustíveis alternativos.

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Biografia do Autor

Camila Padovan da Silva, Universidade de Brasília

Finalizando o mestrado em Transportes, no Programa de Pós graduação em Transportes pela Universidade de Brasília, linha de pesquisa em Transporte sustentável

Augusto César de Mendonça Brasil, Universidade de Brasília

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará (1988), mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Espírito Santo (1992), doutorado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa (2000) e Pós Doutorado pelo Instituto Superior Técnico na área de Consumo Energético e Emissão de Poluentes de Veículos de Transportes. Atualmente é professor associado da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, Engenharia Ambiental e Engenharia de Energia. Atua principalmente nos seguintes temas: transportes e energia, biomassa como fonte energética, poluição atmosférica, consumos e emissões dos transportes e combustíveis alternativos

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Publicado

2020-01-31

Como Citar

DA SILVA, C. P.; BRASIL, A. C. de M. AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE ECONOMIA DE ENERGIA E REDUÇÃO DE EMISSÕES DE CO2 EM UM SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO. Revista Estudos e Pesquisas em Administração, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 124–141, 2020. DOI: 10.30781/repad.v4i1.9542. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/9542. Acesso em: 29 mar. 2024.