LIMITAÇÕES E DESAFIOS NAS ATIVIDADES GRUPAIS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS DA NATUREZA: Um estudo em escolas estaduais de Tangará da Serra - MT
DOI:
10.30781/repad.v4i1.9436Keywords:
Satisfação de Professores, Ambiente de Trabalho, Matemática, Ciências da Natureza.Abstract
A denominação de satisfação no trabalho constitui um conjunto de atitudes refletidas no meio organizacional, as quais mostram a perspectiva do trabalhador acerca de seu emprego, sendo assim a satisfação no trabalho é um aspecto de suma importância a ser tratado dentro das organizações, já que a mesma lida diretamente com o comportamento dos colaboradores. Propõe-se uma abordagem delimitada relacionada à satisfação no trabalho, com o objetivo de analisar a atuação dos professores das áreas de matemática e ciências da natureza nas escolas estaduais de ensino médio de Tangará da Serra.
Downloads
References
ALVES, Mariana Gaio; AZEVEDO, Nair Rios; GONCALVES, Teresa N. R.. Satisfação e situação profissional: um estudo com professores nos primeiros anos de carreira. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 2, p. 365-382, jun. 2014.
ANTUNES, Ricardo; PRAUN, Luci. A sociedade dos adoecimentos no trabalho. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, n. 123, p. 407-427, set. 2015.
BOGLER, Ronit; NIR, Adam E.. The importance of teachers' perceived organizational support to job satisfaction. Journal Of Educational Administration, [s.l.], v. 50, n. 3, p.287-306, mai. 2012.
COUTINHO, Maria Chalfin. Participação dos trabalhadores: um estudo sobre as práticas e as representações em uma organização participativa. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 7, n. 2, p. 101-109, dez. 2002.
FERREIRA, Ana Cássia Mendes. Satisfação no Trabalho de Docentes de Uma Instituição Pública de Ensino Superior: Reflexos na Qualidade de Vida. 2011. 126 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Enfermagem, Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2011.
GARCIA, Átala Lotti; OLIVEIRA, Elizabete Regina Araújo; BARROS, Elizabete Barros de. QUALIDADE DE VIDA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR NA ÁREA DA SAÚDE: DISCURSO E PRÁTICA COTIDIANA. Cogitare Enfermagem, [s.l.], v. 13, n. 1, p.18-24, 5 ago. 2008.
HERZBERG, Frederick. One More Time: How Do You Motivate Employees?. Job Satisfaction — A Reader, [s.l.], p.17-32, 1976. Palgrave Macmillan UK.
KLASSEN, Robert M.; USHER, Ellen L.; BONG, Mimi. Teachers’ Collective Efficacy, Job Satisfaction, and Job Stress in Cross-Cultural Context. The Journal Of Experimental Education, [s.l.], v. 78, n. 4, p.464-486, 24 jun. 2010. Informa UK Limited.
LIMA, Paulo Gomes; SANTOS, Sandra Mendes dos. O COORDENADOR PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. Educere Et Educare: Revista de Educação, Cascavel, v. 2, n. 4, p.77-90, jul. 2007.
PEREIRA, C.A.A.,ENGELMANN, A. Um estudo da qualidade de vida universitária no trabalho entre docentes da UFRJ. Arquivos brasileiros de psicologia, v. 45, n. 3, p.12-48, jul. 1993.
PIZZOLI, Lourdes Margareth Leite. Qualidade de vida no trabalho: um estudo de caso das enfermeiras do Hospital Heliópolis. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 10, n. 4, p. 1055-1062, dez. 2005.
ROBBINS, Stephen P.; JUDGE, Timothy A.; SOBRAL, Filipe. Comportamento Organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14. ed. São Paulo: Person Education Brasil, 2010.
SIQUEIRA, Mirlene Maria Matias. Medidas do comportamento organizacional: ferramentas de diagnóstico e de gestão. Porto Alegre: Artmed, 2008.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
All authors who submit and publish in this journal agree to the following terms:
I hereby declare that this article is original and has not been submitted for publication in any other national or international journal, in part or in whole.
I further declare that, once published in Repad, edited by the Federal University of Mato Grosso, Campus Rondonópolis, the Work will never be submitted by me or any of the other co-authors, if any, to any other journal.
Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to post and distribute their work online (eg, in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can bring about productive change as well as increase impact and impact. citation of the published work.
Authors are authorized to enter into additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in institutional repository or book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.