ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO/CAMPUS AVANÇADO TANGARÁ DA SERRA
DOI:
10.30781/repad.v3i1.7680Keywords:
Educação. Plano de Desenvolvimento InstitucionalAbstract
A denominação de Planejamento Estratégico (PE) constitui um conjunto de ações refletidas ao longo de um período de tempo para que se alcancem objetivos e metas. As ações utilizadas para que os objetivos sejam alcançados são definidas através da estratégia, enquanto o planejamento está relacionado à organização de cada uma destas decisões. Propõe-se uma abordagem delimitada relacionada ao Planejamento Estratégico, escrito num formato comparado ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Sendo este uma ferramenta utilizada em Instituições Públicas, como órgãos escolares, para que eles se desenvolvam de maneira adequada. Assim como o PE é fruto do mercado empresarial, um instrumento de tomada de decisões adotado por quase todas as companhias do mercado, e com seu foco voltado para o aumento da produtividade e consequentes lucros. O referido estudo é de base exploratório e descrito, de análise bibliográfica e documental, com resultado qualitativo, no qual elaborou-se a pesquisa identificando as fases, as características e as vantagens do documento estratégico. Um dos pontos principais que relaciona esses dois planejamentos é o estabelecimento da tríade missão, visão e valores da instituição onde os mesmos serão implantados. Além disso, outro ponto em comum são suas vantagens, as quais visam a consolidação do trabalho, eficiência e eficácia das tarefas que serão empregadas.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
All authors who submit and publish in this journal agree to the following terms:
I hereby declare that this article is original and has not been submitted for publication in any other national or international journal, in part or in whole.
I further declare that, once published in Repad, edited by the Federal University of Mato Grosso, Campus Rondonópolis, the Work will never be submitted by me or any of the other co-authors, if any, to any other journal.
Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to post and distribute their work online (eg, in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can bring about productive change as well as increase impact and impact. citation of the published work.
Authors are authorized to enter into additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in institutional repository or book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.