EVASÃO UNIVERSITÁRIA NO ENSINO À DISTÂNCIA: Análise de fatores influenciadores
DOI:
10.30781/repad.v2i2.7007Keywords:
Educação, Ensino à distância, EvasãoAbstract
A discussão sobre o tema evasão universitária tem sido uma realidade recorrente na área da Educação no Brasil e em várias partes do mundo. Nesse contexto, assume centralidade o ensino à Distância, pois tem sido considerada uma alternativa de acesso ao ensino superior. Assim este trabalho tem por objetivo analisar as principais razões de evasão nos 18 cursos do polo de educação à distância da Anhanguera – Uniderp na cidade de Rondonópolis – MT. A coleta de dados foi realizada em dois momentos. Primeiramente por meio de entrevistas semiestruturadas com o diretor e os coordenadores dos cursos e depois por meio de um questionário eletrônico enviado aos alunos. No tratamento dos dados foram utilizados modelos estatísticos abrangendo análise fatorial e comparativa entre médias. Os resultados indicam que há diferenças estatisticamente significativas a um nível de 0,05 entre as razões de evasão e a situação quando estudava e seu estado civil e que não há diferenças estatisticamente significativas entre as razões de evasão e o semestre, o curso, o gênero e o tipo de moradia. Os dados qualitativos apresentam algumas razões não observadas antes. Os resultados das análises quantitativas e qualitativas foram discutidos conjuntamente de maneira a reforçar as descobertas desta pesquisa.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
All authors who submit and publish in this journal agree to the following terms:
I hereby declare that this article is original and has not been submitted for publication in any other national or international journal, in part or in whole.
I further declare that, once published in Repad, edited by the Federal University of Mato Grosso, Campus Rondonópolis, the Work will never be submitted by me or any of the other co-authors, if any, to any other journal.
Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to post and distribute their work online (eg, in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can bring about productive change as well as increase impact and impact. citation of the published work.
Authors are authorized to enter into additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in institutional repository or book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.