EM BUSCA DA ESCOLA IDEAL: Os motivos que pesam na hora da melhor escolha
DOI:
10.30781/repad.v2i2.6236Keywords:
Processo de escolha. Comportamento de compra. Satisfação.Abstract
Foi realizada uma investigação numa determinada escola para avaliar quais são os fatores de influência da instituição de ensino. O objetivo fundamental é pesquisar o comportamento de compra e o processo de escolha dos clientes da escola analisada. A pesquisa foi dividida em duas partes: a primeira caracteriza-se como estudo de caso, com objetivo explicativo, abordagem qualitativa e utilizada como instrumento de coleta de dados um roteiro semiestruturado aplicado a gestora da escola; a segunda fase configura-se como um levantamento, com objetivo descritivo, abordagem quantitativa por meio de um questionário estruturado aplicado aos pais dos alunos. O corte do estudo é transversal e os dados foram coletados no mês de Fevereiro de 2017. Os principais resultados se relacionam quanto às peculiaridades do segmento, sendo os grupos de referência de extrema importância a estes consumidores. Constatou-se que mais do que pela comunicação, estes consumidores se pautam por indicações de pessoas as quais reportam credibilidade. Ainda, verificou-se que estes pais, diferente do que a própria gestora afirmou, não buscam por status quando procuram a escola de seus filhos, mas por instituições que zelem pela metodologia educacional.
Downloads
References
ASSAEL, Henry. Consumer bahavior and marketing action. Boston: PWS Kent, 1992.
Data Escola Brasil. Publicado em 2015 por INEP. Disponível em: <http://www.dataescolabrasil.inep.gov.br/dataEscolaBrasil/> Acesso em 02 abr. 2017.
GOODE, W. J. & HATT, P. K. - Métodos em Pesquisa Social. 3ªed., São Paulo: Cia Editora Nacional, 1969.
KARSAKLIAN, Eliane. Comportamento do Consumidor. – 1. Ed. São Paulo: Atlas, 2000;
GRINBERG, Paulo. Jung, o Homem Criativo. São Paulo: FTD, 1997.
HALL, Calvin S.; NORDBY, Vernon J. Introdução à Psicologia Junguiana. São Paulo: Cultrix, 2000.
Hong Kong and Shanghai Banking Corporation - HSBC. O Valor da Educação. Relatório do Brasil. Publicado em 2014 por HSBC Holdings plc. Disponível em: <https://www.hsbc.com.br/1/PA_esf-ca-app-content/content/hbbr-pws-gip16/portugues/personal/comum/pdf/relatorio-global-pt.pdf> Acesso em: 02 set. 2016.
KOTLER, Philip. Administração de Marketing: a edição do novo milênio; tradução Bazán Tecnologia e Linguística; revisão técnica Arão Sapiro. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
NOGUEIRA, M. A. A escolha do estabelecimento de ensino pelas famílias: a ação discreta da riqueza cultural. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro: ANPEd; Campinas: Autores Associados, n. 7, p. 42-56, jan./abr. 1998.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Pesquisa Mensal de Emprego. Algumas características da inserção das mulheres no mercado de trabalho. Publicado em 2008 por IBGE. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/trabalhoerendimento/pme_mulher/Suplemento_Mulher_2008.pdf> Acesso em: 01 abr. 2017.
PETER, J. Paul. OLSON, Jerry C. Comportamento do Consumidor e estratégia de marketing; tradução: Beth Honorato; revisão técnica Cláudia Szafir-Goldstein, Mateus Tavares da Silva Cozer. – 8 ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2009.
PRODANOV, Cleber Cristiano. FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
RAPHEL, Murray. A escala da lealdade, Revista HSM, n. 13, mar./abr., p. 72-76, 1999;
SANTANA, Leonardo. Simbolismo do fogo e tentativas de suicídio. Brasília: UniCEUB, 2005. p. 20-21. Disponível em: <http://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/123456789/3052/2/20059672.pdf> Acesso em 02 abr. 2017.
SIMÕES, Fatima Itsue Watanabe.; HASHIMOTO, Franscisco. Mulher, mercado de trabalho e as configurações familiares do século XX. Minas Gerais: UFVJM, 2012. 25 p., Revista Vozes dos Vales: Publicações Acadêmicas. ISSN: 2238-6424. Disponível em: <http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files/2011/09/Mulher-mercado-de-trabalho-e-as-configura%C3%A7%C3%B5es-familiares-do-s%C3%A9culo-XX_fatima.pdf> Acesso em: 24 ago. 2016.
SOLOMON, Michael R. O Comportamento do Consumidor: Comprando, possuindo e Sendo; tradução: Beth Honorato. -11. Ed. - Porto Alegre: Bookman, 2016.
SHETH, Jagdish N.; MITTAL, Banwari; NEWMAN, Bruce I. Comportamento do cliente: indo além do comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
All authors who submit and publish in this journal agree to the following terms:
I hereby declare that this article is original and has not been submitted for publication in any other national or international journal, in part or in whole.
I further declare that, once published in Repad, edited by the Federal University of Mato Grosso, Campus Rondonópolis, the Work will never be submitted by me or any of the other co-authors, if any, to any other journal.
Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to post and distribute their work online (eg, in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can bring about productive change as well as increase impact and impact. citation of the published work.
Authors are authorized to enter into additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in institutional repository or book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.