O PERFIL DOS GESTORES DO PROGRAMA DE INTERNACIONALIZAÇÃO (CAPES-PrInt)

Authors

DOI:

10.30781/repad.v5i3.13276

Keywords:

Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), Institutional Internationalization Program (PII), Profile of managers, Competence management, University management

Abstract

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) lançou, em 10 de novembro de 2017, o edital nº. 41/2017, propondo um novo programa de financiamento de pesquisa para a mobilidade acadêmica internacional para a pós-graduação: “Programa Institucional de Internacionalização – (CAPES-PrInt)”. O presente artigo visa identificar o perfil dos gestores selecionados como estabelecido no edital, seriam os Pró-reitores de Pós-Graduação ou equivalente na Instituição.  Como instrumento avaliador, foram utilizados os curriculum lattes desses gestores, dos membros do Grupo Gestor e de todos os membros da equipe, além do desempenho institucional geral e, em particular, dos aspectos ligados a internacionalização. Para a metodologia, utilizaram-se as pesquisas bibliográficas, documental, exploratória e explicativa. Em relação às abordagens, optou-se pela utilização da pesquisa qualitativa e quantitativa, fazendo uso da técnica de documentação, bem como da modalidade de análise de conteúdo para atingir os objetivos. O presente estudo propõe-se a contribuir para o processo de gestão universitária e, em particular, à gestão da internacionalização da pós-graduação, proposta pelo referido edital.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Cristyane Cesarino da Rosa Rosa, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Master's Student of the Graduate Program in University Administration – PPGAU (Professional Master's) Federal University of Santa Catarina (UFSC).

Luciane Stallivieri, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Professor of the Postgraduate Program - Master's Degree in University Administration at the Federal University of Santa Catarina-UFSC. She is a Researcher at the Institute for Research and Studies in University Administration – INPEAU.

Marcos Baptista Lopez Dalmau, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Professor at the Postgraduate Program - Master's Degree in University Administration at the Federal University of Santa Catarina-UFSC (PPGAU) AND at the Postgraduate Program in Administration - (PPGA/UFSC).

Kelly Cristina Benetti Tonani Tosta, Universidade Federal da Fronteira Sul

Adjunct Professor at the Federal University of Fronteira Sul - UFFS. Researcher at the - Institute for Research and Studies in University Administration INPEAU/UFSC.

Antônio Fernando Bertachini de Almeida Prado , Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Professor at the Graduate Program in Space Engineering and Technology

References

ALTBACH, P. G; REISBERG, L.; RUMBLEY, L. E. Trends in global higher education: tracking an academic revolution; executive summary. A report prepared for the UNESCO 2009 World Conference on Higher Education. France: UNESCO, 2009. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000183168. Acesso em: 15 jul. 2020.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

AMORIM, G. B.; FINARDI, K. R. Internacionalização do ensino superior e línguas estrangeiras: evidências de um estudo de caso nos níveis micro, meso e macro. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 22, n. 3, p. 614-632, nov. 2017. Disponível em: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/avaliacao/article/view/3136. Acesso em: 15 jul. 2020.

BRANDÃO, H. P.; GUIMARÃES, T. A. Gestão de competências e gestão de desempenho: tecnologias distintas ou instrumentos de um mesmo constructo? Revista de Administração de Empresas, v. 41, n. 1, p. 8-15, 2001. Disponível em: https://rae.fgv.br/sites/rae.fgv.br/files/artigos/10.1590_S0034-75902001000100002.pdf. Acesso em: 06 ago. 2021.

BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 15 jul. 2020.

BÜRON, R. M.; SAUSEN, J. O. O papel da universidade na formação profissional na área da saúde. Revista Espacios, v. 38, n. 30, 2017. Disponível em: http://revistaespacios.com/a17v38n30/17383032.html. Acesso em: 15 jul. 2020.

CAPES (COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR). Edital nº. 41/2017: Programa Institucional de Internacionalização (CAPES-PrInt). Brasília, DF: CAPES, 2017. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/10112017Edital412017InternacionalizacaoPrInt2.pdf. Acesso em: 06 ago. 2021.

FLEURY, M. T. L.; FLEURY, A. C. C. Construindo o conceito de competência. Revista de administração contemporânea, v. 5, n. SPE, p. 183-196, 2001. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/_repositorio/2017/07/pdf_bbbfa1d6b5_0000023401.pdf. Acesso em: 18 jul. 2021.

KNIGHT, J. Internationalization: elements and checkpoints (Research Monograph, N. 7). Ottawa, Canada: Canadian Bureau for InternationalEducation. 1994. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED549823.pdf. Acesso em: 06 ago. 2021.

KNIGHT, J. Cross-border higher education: Issues and implications for quality assurance and accreditation. In: GLOBAL UNIVERSITY NETWORK FOR INNOVATION (GUNI). Higher education in the world 2007: accreditation for quality assurance: what's at stake? 2007. p. 134-146. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/41784371.pdf. Acesso em: 06 ago. 2021.

KNIGHT, J.; WIT, H. Internationalization of higher education: a conceptual framework. In: KNIGHT, J.; WIT, H. (Ed.). Internationalization of Higher Education in Asia Pacific Countries. Amsterdam: European Association for International Education, 1997.

LEAL, F. G.; CÉSPEDES, R. R.; STALLIVIERI, L. O perfil do gestor universitário de cooperação internacional no Brasil. Internext, Brasil, v. 12, n. 2, p. 1-16, ago. 2017. Disponível em: https://internext.espm.br/internext/article/view/368. Acesso em: 06 ago. 2021.

MAILLARD, N. O gestor de relações acadêmicas internacionais no Brasil: práticas, papéis e desafios. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2019. E-book. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/190228/001091811.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 15 jul. 2021.

MIRANDA, J. A. A.; STALLIVIERI, L. Para uma política pública de internacionalização para o ensino superior no Brasil. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 22, n. 3, p. 589-613, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-40772017000300002. Acesso em: 30 out. 2021.

NEVES, C. E. B.; BARBOSA, M. L. O. Internationalization of higher education in Brazil: advances, obstacles, and challenges. Sociologias, v. 22, n. 54, p. 144-175, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/15174522-99656. Acesso em: 30 out. 2021.

RIBEIRO. R. M. C. Os desafios contemporâneos da gestão universitária: discursos politicamente construídos. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; IV; CONGRESSO LUSO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 7. 2014. Porto, Portugal. [Anais...]. Porto, Portugal: ANPAE, 2014. Disponível em: https://anpae.org.br/IBERO_AMERICANO_IV/eixo2.html. Acesso em: 18 jul. 2021.

SEBASTIÁN, J. Cooperación e internacionalización de las universidades. Buenos Aires: Biblos, 2004.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 24.ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2016.

SILVA, L. R. C.; DAMACENO, A. D.; MARTINS, M. C. R.; SOBRAL, K. M.; FARIAS, I. M. S. Pesquisa documental: alternativa investigativa na formação docente. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (EDUCERE); 9; ENCONTRO SUL BRASILEIRO DE PSICOPEDAGOGIA; 3.. 2009. Curitiba. [Anais...]. Curitiba, 2009. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2009/3124_1712.pdf. Acesso em: 15 jul. 2021.

SOUSA, M. R. B. D.; FINATI, C. R. D.; PEREZ, M. C.; DUARTE, K. S. B. Gestão de risco nas instituições universitárias: uma análise comparativa da metodologia da controladoria geral da união e do ministério do planejamento, desenvolvimento e gestão. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTIÓN UNIVERSITARIA; 13. 2018. San Caytano Alto. [Anais...]. Equador, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/190666/102_00046.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 15 jul. 2021.

STALLIVIERI, L. A internacionalização nas universidades brasileiras: o caso da Universidade de Caxias do Sul. 2002. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Cooperação Internacional) - Universidade São Marcos. Caxias do Sul, RS, 2002. Disponível em: https://docplayer.com.br/39188027-Luciane-stallivieri-a-internacionalizacao-nas-universidades-brasileiras-o-caso-da-universidade-de-caxias-do-sul-universidade-sao-marcos.html. Acesso em: 18 jul. 2021.

STALLIVIERI, L. Estratégias de internacionalização das universidades brasileiras. Caxias do Sul: Educs, 2004.

STALLIVIERI, L. Competências do gestor de cooperação internacional. CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE GOVERNANÇA UNIVERSITÁRIA: Gestão de Pessoas; 3. 2015. Canoas, RS. [Anais...]. Canoas, RS: UNILASALLE, 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/282290686_Competencias_do_Gestor_de_Cooperacao_Internacional_no_3_Congresso_Ibero-americano_de_Governanca_Universitaria_-_Gestao_de_Pessoas. Acesso em: 25 set. 2021.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. 24.ed. rev. e atual. São Paulo: Atlas, 2017.

VILAS BOAS, A. A.; ANDRADE, R. O. B. Gestão estratégica de pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

Published

2021-12-31 — Updated on 2021-12-31

Versions

How to Cite

ROSA, C. C. da R.; STALLIVIERI, L.; DALMAU, M. B. L.; TOSTA, K. C. B. T. .; PRADO , A. F. B. de A. . O PERFIL DOS GESTORES DO PROGRAMA DE INTERNACIONALIZAÇÃO (CAPES-PrInt). Journal Study and Research in Administration, [S. l.], v. 5, n. 3, 2021. DOI: 10.30781/repad.v5i3.13276. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/13276. Acesso em: 3 jul. 2024.