EM BUSCA DA ESCOLA IDEAL: Os motivos que pesam na hora da melhor escolha

Autores

  • Mirella Vicente de Carvalho mirella.vicente@gmail.com
    UFMT
  • Diogo Barbosa Leite diogo.b1@hotmail.com
    IFMT
  • Silvana Santos da Cruz silvana.cruz@ifmt.edu.br
    IFMT

DOI:

10.30781/repad.v2i2.6236

Palavras-chave:

Processo de escolha. Comportamento de compra. Satisfação.

Resumo

Foi realizada uma investigação numa determinada escola para avaliar quais são os fatores de influência da instituição de ensino. O objetivo fundamental é pesquisar o comportamento de compra e o processo de escolha dos clientes da escola analisada. A pesquisa foi dividida em duas partes: a primeira caracteriza-se como estudo de caso, com objetivo explicativo, abordagem qualitativa e utilizada como instrumento de coleta de dados um roteiro semiestruturado aplicado a gestora da escola; a segunda fase configura-se como um levantamento, com objetivo descritivo, abordagem quantitativa por meio de um questionário estruturado aplicado aos pais dos alunos. O corte do estudo é transversal e os dados foram coletados no mês de Fevereiro de 2017. Os principais resultados se relacionam quanto às peculiaridades do segmento, sendo os grupos de referência de extrema importância a estes consumidores. Constatou-se que mais do que pela comunicação, estes consumidores se pautam por indicações de pessoas as quais reportam credibilidade. Ainda, verificou-se que estes pais, diferente do que a própria gestora afirmou, não buscam por status quando procuram a escola de seus filhos, mas por instituições que zelem pela metodologia educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirella Vicente de Carvalho, UFMT

GRADUADA EM ADMINISTRAÇÃO PELA UFMT

Diogo Barbosa Leite, IFMT

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso e pós-graduação em Marketing e Vendas pela Universidade de Cuiabá. Atualmente é Mestrando Regular do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Mato Grosso (2016). Em pesquisa, atua com ênfase em Marketing, Inovação e Desempenho Organizacional. Tem experiência em projetos de Planejamento e Inteligência de Mercado, Estudos Prospectivos de Mercado e Modelagem de Negócios. Foi Professor Colaborador da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso - FACC/UFMT e Professor da Universidade Aberta do Brasil-UAB/UFMT. É Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico Classe D1 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT.

 

Silvana Santos da Cruz, IFMT

Possui Pós-Graduação em Gestão Executiva em Negócio, na Universidade de Cuiabá, Graduada em Administração de Empresa pelo Centro Universitário de Várzea Grande (2005), . Atualmente é Coordenadora de Iniciação Cientifica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Tem experiência na área de Administração, participa do Grupo de Pesquisa NUPESE e do Iniciação Ciêntifica da Pro-Reitoria de Pesquisa e Inovação do IFMT.

 

Referências

ASSAEL, Henry. Consumer bahavior and marketing action. Boston: PWS Kent, 1992.

Data Escola Brasil. Publicado em 2015 por INEP. Disponível em: <http://www.dataescolabrasil.inep.gov.br/dataEscolaBrasil/> Acesso em 02 abr. 2017.

GOODE, W. J. & HATT, P. K. - Métodos em Pesquisa Social. 3ªed., São Paulo: Cia Editora Nacional, 1969.

KARSAKLIAN, Eliane. Comportamento do Consumidor. – 1. Ed. São Paulo: Atlas, 2000;

GRINBERG, Paulo. Jung, o Homem Criativo. São Paulo: FTD, 1997.

HALL, Calvin S.; NORDBY, Vernon J. Introdução à Psicologia Junguiana. São Paulo: Cultrix, 2000.

Hong Kong and Shanghai Banking Corporation - HSBC. O Valor da Educação. Relatório do Brasil. Publicado em 2014 por HSBC Holdings plc. Disponível em: <https://www.hsbc.com.br/1/PA_esf-ca-app-content/content/hbbr-pws-gip16/portugues/personal/comum/pdf/relatorio-global-pt.pdf> Acesso em: 02 set. 2016.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing: a edição do novo milênio; tradução Bazán Tecnologia e Linguística; revisão técnica Arão Sapiro. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

NOGUEIRA, M. A. A escolha do estabelecimento de ensino pelas famílias: a ação discreta da riqueza cultural. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro: ANPEd; Campinas: Autores Associados, n. 7, p. 42-56, jan./abr. 1998.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Pesquisa Mensal de Emprego. Algumas características da inserção das mulheres no mercado de trabalho. Publicado em 2008 por IBGE. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/trabalhoerendimento/pme_mulher/Suplemento_Mulher_2008.pdf> Acesso em: 01 abr. 2017.

PETER, J. Paul. OLSON, Jerry C. Comportamento do Consumidor e estratégia de marketing; tradução: Beth Honorato; revisão técnica Cláudia Szafir-Goldstein, Mateus Tavares da Silva Cozer. – 8 ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2009.

PRODANOV, Cleber Cristiano. FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RAPHEL, Murray. A escala da lealdade, Revista HSM, n. 13, mar./abr., p. 72-76, 1999;

SANTANA, Leonardo. Simbolismo do fogo e tentativas de suicídio. Brasília: UniCEUB, 2005. p. 20-21. Disponível em: <http://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/123456789/3052/2/20059672.pdf> Acesso em 02 abr. 2017.

SIMÕES, Fatima Itsue Watanabe.; HASHIMOTO, Franscisco. Mulher, mercado de trabalho e as configurações familiares do século XX. Minas Gerais: UFVJM, 2012. 25 p., Revista Vozes dos Vales: Publicações Acadêmicas. ISSN: 2238-6424. Disponível em: <http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files/2011/09/Mulher-mercado-de-trabalho-e-as-configura%C3%A7%C3%B5es-familiares-do-s%C3%A9culo-XX_fatima.pdf> Acesso em: 24 ago. 2016.

SOLOMON, Michael R. O Comportamento do Consumidor: Comprando, possuindo e Sendo; tradução: Beth Honorato. -11. Ed. - Porto Alegre: Bookman, 2016.

SHETH, Jagdish N.; MITTAL, Banwari; NEWMAN, Bruce I. Comportamento do cliente: indo além do comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2001.

Downloads

Publicado

2018-09-01

Como Citar

CARVALHO, M. V. de; LEITE, D. B.; SANTOS DA CRUZ, S. EM BUSCA DA ESCOLA IDEAL: Os motivos que pesam na hora da melhor escolha. Revista Estudos e Pesquisas em Administração, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 32–52, 2018. DOI: 10.30781/repad.v2i2.6236. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/6236. Acesso em: 19 jul. 2024.