A CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL E O ESTADO EM FALÊNCIA: DETERMINAÇÕES À CLASSE TRABALHADORA

Autores/as

  • Maria Salete Ribeiro mariasalette@yahoo.com.br
    UFMT

Palabras clave:

Estado, Capital, Trabalho

Resumen

Este artigo aborda a “Crise Estrutural do Capital e o Estado em Falência”, teses do filósofo, István Mészáros, apontam as consequências àqueles que vivem da venda de sua força de trabalho, cada vez mais explorados para sustentar o capital, em sua incessante busca de lucros, avalizado pelo Estado legaliza “roubos e fraudes” aplicados barbaramente ao conjunto dos trabalhadores em esfera global. O Estado que acumula dívidas impagáveis, que somam trilhões para salvar um sistema financeiro em permanentemente colapso, já dá sinais de exaustão. Intensificam-se os ataques e a destruição das conquistas civilizatórias, traduzidas nos direitos sociais e trabalhistas e as rupturas e fragmentações da organização e luta dos trabalhadores, hoje alienados da própria condição humana.  Para decifrar essas contradições e determinações históricas que ameaça a sobrevivência da humanidade a teoria social de Marx é a base à crítica radical às organizações societárias assentadas na propriedade privada dos meios de produção, lembrando que são construções humanas passiveis de transformação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ANTUNES, Ricardo. A Substância da Crise. In: A Crise Estrutural do Capital. São Paulo, Boitempo, 2011

BEHRING, Elaine Rossetti. A Política Social no contexto da crise capitalista In: Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais CFESS/ABEPSS, Brasília 2009.

______. A condição da política social e a agenda da esquerda no Brasil. In. SER Social, Brasília: v. 18, n. 38, p. 13-29, jan.-jun./2016.

______. Fundo público, exploração e expropriações no capitalismo em crise. Disponível em: <http://www.niepmarx.blog.br/MM2017/anais2017/MC44/mc443.pdf>.

BOSCHETTI, Ivanete. Assistência Social e Trabalho no Capitalismo. São Paulo: Cortez, 2016.

FONTES, Virgínia. O Brasil e o capital imperialismo: teoria e história. 2ª ed., Rio de Janeiro: EPSJV/Editora UFRJ, 2010.

KATZ, Claudio. Neoliberalismo, Neodesenvolvimentismo, Socialismo. São Paulo: Expressão popular: Perseu Abramo, 2016.

LUXEMBURGO. Reforma ou revolução? São Paulo: Expressão Popular, 1999.
IAMAMOTO, Marilda Villela. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2008.

MANDEL, Ernest. O Capitalismo Tardio. São Paulo: Nova Cultural, 1985.

MARINI, Ruy Mauro. Dialética da Dependência. In: MIA> Biblioteca> Marini > Novidades. 1973.

MARX, Karl. O Capital: critica da economia política. 3ª ed., São Paulo, Nova Cultural, 1988.

______. Glosas críticas marginais ao artigo “o rei da Prússia e a reforma social” De um Prussiano. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista. Engels (Org). Osvaldo Coggiola. Boitempo São Paulo, 2005.

MÉSZÀROS, Istvan. Para Além do Capital: Rumo a uma teoria da transição. Trad. Paulo César Castanheira e Sérgio Lessa. 1ªed. São Paulo, Editora da UNICAMP/Boitempo Editorial, maio de 2002.

______. A Crise Estrutural do Capital. São Paulo, Boitempo, 2011.

______. A Montanha que Devemos Conquistar: reflexões a cerca do Estado. São Paulo: Boitempo, 2015.

NETTO, José Paulo. Uma Face Contemporânea da Barbárie. Artigo baseado na comunicação apresentada na sessão temática “O agravamento da crise estrutural do capitalismo: o socialismo como alternativa à barbárie” do III Encontro Internacional Civilização ou Barbárie (30 de outubro a 1º de novembro de 2010).
______. Introdução ao estudo do método de Marx. 1ª. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

SALVADOR, Evilásio. Fundo Público e o Financiamento das Políticas Sociais no Brasil. In: SERV. SOC. REV., LONDRINA, V. 14, N.2, P. 5 04-22, JAN./JUN. 2012.

SILVA, Maria Lucia Lopes. Contrarreforma e “corte” de benefícios: o lucro com a miséria. Texto Publicado no Le Monde Diplomatique Basil, ed. Nº 123 de outubro de 2017. Disponível em: <http://diplomatique.org.br/contrarreforma-ecorte-de-beneficios-o-lucro-com-a-miseria/>.

WOOD, Ellen Meiksins. Democracia Contra o Capitalismo: a renovação do materialismo histórico. São Paulo: Boitempo, 2011.

Publicado

2018-09-02

Cómo citar

RIBEIRO, M. S. A CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL E O ESTADO EM FALÊNCIA: DETERMINAÇÕES À CLASSE TRABALHADORA. REVISTA DIREITOS, TRABALHO E POLÍTICA SOCIAL, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 68–95, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rdtps/article/view/8860. Acesso em: 22 jul. 2024.