Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição deve ser original e inédita e não deve estar sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • Os arquivos para submissão devem estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • O texto deve seguir todos os requisitos de formatação da revista segundo as "Diretrizes aos Autores" na página inicial do periódico.
  • O manuscrito deve estar de acordo com as normas técnicas da ABNT e em suas referências constam apenas as obras citadas no corpo do texto.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo, conforme instruções disponíveis na seção Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  • Caso o artigo seja aceito, comprometo-me a providenciar a revisão de Português com profissional habilitado, enviando à revista a declaração formal do revisor sobre o trabalho realizado.
  • Estou ciente de que a perspectiva de publicação de artigos nesse periódico é superior a 1 ano.
  • Estou ciente dos termos da “Declaração de ética e boas práticas da publicação" descritos na seção Políticas da revista.

Diretrizes para Autores

O processo de avaliação só terá início se o encaminhamento do original obedecer à Política de Seções e às demais recomendações descritas abaixo. Caso contrário será devolvido para adequação às normas.

O autor que tiver publicado artigo deve guardar um interstício de 12 meses para nova publicação, exceto quando convidado pelo Conselho Editorial para elaborar resenhas, editoriais ou comentários específicos.

As questões éticas referentes às publicações de pesquisa com seres humanos são de inteira responsabilidade dos autores e devem estar em conformidade com os princípios contidos na Declaração de Helsinque da Associação Médica Mundial (1964, reformulada em 1975,1983, 1989, 1989, 1996 e 2000) e na resolução 196 do Conselho Nacional de Saúde.

Todo e qualquer encaminhamento à revista deve estar acompanhada por (1) Declaração de Responsabilidade e a (2) Transferência de Direitos Autorais - marcados pelo(a) autor(a) durante o processo de submissão

Os trabalhos deverão ser entregues rigorosamente revisados, conforme as regras  gramaticais vigentes e as da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Durante a edição os trabalhos devem estar adaptados ao projeto e ao formato editorial do periódico. Para elaboração dos originais consultar as seguintes normas ABNT: NBR6022 (2003), para preparação de artigos em publicações periódicas, NBR6023 (2002), para elaboração das referências; NBR10520 (2002) para citações em documentos; NBR6028 (2003), para apresentação dos resumos. Nos aspectos gráficos (imagens, figuras, tabelas e gráficos, considerar as orientações da NBR14724 (2006).

Os autores devem enviar dois arquivos no ato da submissão, um arquivo com o texto do artigo completo e sem identificação de autoria ( artigo completo com todos os elementos de um artigo, apenas sem identificação dos autores, ). E um segundo arquivo somente com título, resumo, palavras-chave e informação dos autores (nome, instituição, resumo bibliográfico, endereço de e-mail, link de acesso ao lattes e ORCID de todos os autores). 

1 Formatação dos textos

Página A4, fonte Times New Roman, corpo 12, as margens esquerda e superior devem ser apresentadas com 3 cm e as direita e inferior 2 cm. Usar espaçamento 1,5 e alinhamento justificado. As Referências devem ser alinhadas à esquerda com espaçamento simples. O tamanho do texto obedecerá à Política de Seções. Gravar em Word 2003, ou superior, ou ainda em RTF. Para destaques empregar itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL). Para destacar o título e subtítulos usar apenas negrito. O artigo não deve ultrapassar 30 mil caracteres (com espaço).

1.1 Elementos pré-textuais

Título e subtítulo: O título e subtítulo (se houver) devem figurar na página de abertura do artigo, separados por dois-pontos (:). Com extensão máxima de 12 palavras (ou 75 caracteres com espaço), devem expressar, de forma clara e precisa, o conteúdo geral do artigo. Redigidos em corpo 12, maiúscula, negrito e centralizado na versão do idioma do texto e em outra língua estrangeira (inglês ou espanhol).

Títulos de Seção: Redigidos em corpo 12, (maiúscula/minúscula), negrito, alinhado à esquerda. Quando for conveniente usar seções numeradas, usar algarismos arábicos alinhados na margem esquerda, precedendo o título, dele separado por um espaço - conforme NBR 6024.

Nome(s) do(s) autor(es) - Será(ão) registrado(s) durante o processo de submisão apenas na seção Metadados (nunca no arquivo enviado para avaliação): em ordem direta (nome e sobrenome) seguido da instituição ao qual está(ão) vinculado(s). É obrigatório citar a(s) fonte(s) de financiamento quando houver. Na mesma seção, apresentar um mini currículo de, no máximo, 5 linhas, com o(s) título(s) acadêmico(s), cargo(s) e  endereço(s) eletrônico(s). No máximo 3 autores por artigo (autor principal e um ou dois co-autores). 

Resumo: Em conformidade com a NBR 6028, o resumo deve trazer a identificação do objeto, dos objetivos, metodologia e a principal conclusão. Deve ter até 900 caracteres (com espaço). O resumo deve ter versão na língua do texto e em língua estrangeira (inglês ou espanhol).

Palavras-chave: Após o resumo indicar de 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave, separadas entre si por ponto, com versão na língua do texto e em língua estrangeira (inglês ou espanhol).

1.2 Elementos textuais dos artigos

1.2.1 Introdução: parte inicial do artigo onde deve constar a delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa e outros elementos úteis que melhor caracterizem o tema do artigo.

1.2.2 Desenvolvimento: é a exposição ordenada e pormenorizada do assunto tratado. As seções e subseções podem ser usadas para melhor hierarquização e delimitação dos conteúdos.

1.2.3 Conclusão: Parte final do artigo, dedicada à apresentação das conclusões correspondentes aos objetivos do estudo.

1.2.4 Glossário, apêndice(s), nota(s) e anexo(s): incluir apenas o absolutamente necessário. Caberá à Comissão Editorial julgar a necessidade de sua publicação.

2 Regras para citações, referências e outros procedimentos

2.1 Citações: todas as citações apresentadas no texto devem constar na lista de referências e seguir as orientações da norma ABNT NBR10520 (2002), com o sistema autor-data.

2.1.1 Citações diretas, literais ou textuais: Inseridas no texto: As citações breves (até três linhas) são incluídas no próprio texto, entre aspas. Citações longas, com mais de três linhas, devem estar em parágrafo(s) destacado(s) do texto corrido (recuada para a linha do parágrafo na margem esquerda e margem direita igual à do texto), corpo 10, em espaçamento interlinear simples).

2.1.2 Citações indiretas: A fonte também deverá ser citada (autor, data, página) dentro do próprio parágrafo em que estão expostas as ideias do autor ou ao final do mesmo sob forma de nota bibliográfica.

2.2 Referências: Conforme a NBR 6023, de agosto de 2002. Somente dos documentos efetivamente citados no trabalho. 

SANTOS, M. B. dos. Estatuto da Cidade: uma arma contra os inimigos. São Paulo: Ed. de Direito, 2001.

SAWAIA, B. Participação social e subjetividade. In: SORRENTINO, M. Ambientalismo e participação na contemporaneidade. São Paulo: EDUC/FAPESP, 2001. p. 115-134.

BRASIL. Lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001. Regulamenta os artigos 182 e 183 da Constituição Federal e estabelece diretrizes gerais de política urbana e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil/LEIS/LEIS_2001/L10257.htm>. Acesso em: 12 set. 2002.

ARGUMENTUM. Vitória: Edufes, 2009-. Semestral.

NOGUEIRA, V. R. À margem da lei. Revista Katálysis. Florianópolis: EDUFSC, v. 7,  n. 2, p. 122-135, jul./dez. 2003.

NAVES, P. Lagos andinos dão banho de beleza. Folha de São Paulo, São Paulo, 28 jun., 1999. Folha de Turismo, Caderno 8, p.13.

ARRANJO Tributário. Diário do Nordeste Online. Fortaleza, 27 nov. 1998. Disponível em: <http://www.diariodonordeste.com.br>. Acesso em: 25 ago. 1998.

SOUZA, L. et al. Incorporação do tempo em SGBD orientado a objetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCOS DE DADOS, 9., 1994. São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 1994, p. 3-4.

3 Uso de siglas: Quando aparecem pela primeira vez no texto devem apresentar primeiro a forma completa e depois a sigla entre parênteses. Exemplo: Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS).

4 Desenhos, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, tabelas e outros: Devem estar inseridos no texto e não em seu final. Usados apenas quando for absolutamente necessário à clareza do texto, devem ser apresentados o mais próximo possível dos trechos a que se referem, numerados em algarismos arábicos, acompanhados de título e fonte na parte inferior da respectiva ilustração. Quando couber, relacionar esta fonte na lista de referências. Observar os procedimentos éticos em relação à fotografias (abaixo). Se as ilustrações enviadas já tiverem sido publicadas, mencionar o título, a fonte e o crédito. As imagens digitais devem ser apresentadas em 400DPIs para melhor resolução gráfica.

5 Endereços na Internet

Todos os endereços de páginas na Internet (URLs) incluídas no texto (Ex.: https://www.ufmt.br/ufmt/site/ ) devem se encontrar ativos e prontos para clicar.

 

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.