EDITAL DA DÉCIMA SEGUNDA REVISTA: DIREITOS, TRABALHO E POLÍTICA SOCIAL

2020-10-14

TEMA: Pandemia e crises: impactos nas políticas sociais do trabalho, saúde e habitação.

 

A Revista: Direitos, Trabalho e Política Social é uma publicação semestral eletrônica, coproduzida e vinculada aos Programas de Pós-Graduação em Política Social e em Direito da Universidade Federal de Mato Grosso, disponibilizada em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rdtps/index e oriunda da parceria estabelecida entre a Superintendência Regional do Trabalho (STR), Ministério Público do Trabalho (MPT), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Fundação Uniselva (UNISELVA). Sua natureza é acadêmica, com caráter multidisciplinar e se propõe a publicar relatórios de pesquisa e extensão, artigos, resenhas, entrevistas e discussões nos eixos da Política Social e dos Direitos do trabalho e do trabalhador em língua portuguesa ou estrangeira (português, inglês, francês e espanhol).

Os trabalhos submetidos à publicação serão analisados por pares (especialistas reconhecidos e de notório saber, de diferentes instituições e países), todos na condição de pareceristas ad hoc, os quais arbitrarão sobre sua aceitação ou não. Os textos completos não terão identificação da autoria e os pareceres sobre o texto deverão indicar a avaliação numa das seguintes categorias: (1) aceito, (2) aceito com revisão, (2) não aceito.

O Conselho Editorial Científico reserva-se o direito de fazer pequenas modificações no texto dos autores para agilizar seu processo de publicação. Contudo, modificações de estrutura e conteúdo mais substantivos serão acordados com os autores. Não serão admitidos acréscimos ou alterações ao texto, após sua avaliação e aceitação final. Casos específicos serão resolvidos pela Comissão Editorial, que decidirá sobre a publicação dos trabalhos recebidos, com base na política editorial da revista, cabendo à Comissão Científica dirimir dúvidas e impasses para decisão final sobre a edição. Na análise serão verificados os seguintes elementos: rigor, clareza, fundamentação teórica e precisão quanto à produção científica, à redação, ao conteúdo e à probidade ético-teórica.

 

DIRETRIZES PARA AVALIAÇÃO

O artigo deve observar a inserção ao tema proposto e, quando de tema livre, apresentar originalidade e abordagem relevante para as ciências sociais contemporâneas, atendimento aos objetivos propostos, coerência e consistência teórico-metodológica, qualidade, rigor acadêmico e revisão gramatical assinada. Os textos devem estar em conformidade com as normas técnicas da ABNT e da revista, conforme regras estabelecidas no edital.

 

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

A revista eletrônica oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona democratização do conhecimento.

 

DIRETRIZES PARA AUTORES/AS:

1 - Período Submissão: 18/08 a 15/11/2020 através do site https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rdtps/index

3 – A publicação de um artigo ou resenha implica automaticamente na cessão integral dos direitos autorais à revista Direitos, Trabalho e Políticas Sociais.

4 - Os artigos devem ser inéditos e apresentar, no máximo, três autores, observando os seguintes critérios:

4.1 O artigo completo deve ter extensão de 12 a 14 laudas. Ser digitado em fonte Times New Roman, tamanho 12; com espacejamento entre linhas de 1,5 cm; margens esquerda e superior de 3 cm; margens direita e inferior de 2 cm; papel A4, SEM IDENTIFICAÇÃO DE AUTORIA;

4.2 O resumo deve ter título (em português e em língua estrangeira), um texto com até 200 palavras, em português e em língua estrangeira (espanhol, inglês ou francês) digitado em espacejamento simples, ressaltando o objeto, os objetivos, a metodologia, a indicação de resultados e três palavras-chave. Apresentar após as palavras chaves: IDENTIFICAÇÃO DOS/AS AUTORES/AS, TITULAÇÃO DOS/AS AUTORES, FILIAÇÃO INSTITUCIONAL DOS/AS AUTORES/AS, EMAIL E TELEFONE, ORCID e DOI. (SEM ESSAS INFORMAÇÕES O ARTIGO NÃO SERÁ AVALIADO)

4.3 A revisão gramatical é de responsabilidade dos autores e será condição para aceitação imediata;

4.4 Usar os sistemas de citação autor-data (MEDEIROS, 2009, p. 87) ou numérico (Marx[1]) na elaboração do artigo. As citações diretas (curtas) devem estar entre aspas.

4.5 Em citações com mais de três linhas (longas), usar fonte 11, observando-se um recuo de 4 cm da margem esquerda, espacejamento simples e sem aspas;

4.6 As ilustrações e tabelas devem estar no corpo do texto, claramente identificadas (Ilustração 1, Tabela 1, Quadro 1, etc.). No caso de fotografias é necessário apresentar o nome do fotógrafo e a autorização para sua publicação;

4.7 O título do artigo deve ser conciso (máximo 15 palavras) com letras maiúsculas somente no início do título, em nomes próprios e em siglas.

5 - As resenhas e entrevistas devem conter aproximadamente 5 (cinco) páginas (observar as mesmas normas).

 

 

Expediente:

Título Revista: Direitos, Trabalho e Política Social

Editora Responsável: Marluce Souza e Silva

Conselho Editorial Científico:

Carla Reita Faria Leal

Imar Domingos Queiroz

Iris Maria de Oliveira

Leana Oliveira Freitas

Liliane Capilé C. Novais

Renan Bernardi Kalil

Sara Graneman

Tania Maria Santana dos Santos

 

 

 

 

[1] MARX, Karl. O Capital: Crítica da Economia Política. Livro I. O processo de produção do capital. 2ª Edição. São Paulo. Boitempo. 2017. (EXEMPLO)